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Links Internos: o que são, por que usar e 7 dicas de SEO

Links Internos: o que são, por que usar e 7 dicas de SEO

Os links internos são os links presentes em seu site que têm como destino artigos que também fazem parte da sua página.

Esses links são fatores muito importantes para otimização de SEO on page, pois eles otimizam a estrutura interna do site sem influência externa.

Nesse sentido, eles ajudam no fortalecimento e autoridade da página para a qual se está linkando.

Qual é a importância dos links internos?

A criação de links internos melhora expressivamente o peso do seu domínio para o algoritmo do Google.

Além disso, ela é uma estratégia simples, sendo uma forma direta de passar valor de páginas mais importantes para páginas que ainda não tem a mesma força.

Tendo isso em vista, é importante lembrar que não adianta ter só a home page como única página forte do domínio se os produtos da sua empresa ou os posts explicativos do seu blog não aparecem bem na busca do Google.

Logo, vale a pena pensar nos benefícios que a linkagem interna oferece para aplicá-la em seu site.

Arquitetura e hierarquia do site

Existem diversas formas de montar a arquitetura de um site.

Nesse sentido, para descobrir qual é a melhor, é necessário olhar para o próprio negócio.

Contudo, existe uma forma básica de organizar todas as informações e utilizar como modelo para construção do site como um todo.

Para isso, deve-se adotar uma estrutura e organização de indicação de páginas para cima e para baixo, pensando em uma estrutura de pirâmide.

Nessa estrutura, a home page é o topo mais alto e as páginas de conteúdo, as mais baixas. Veja só:

Home Page deve ter links para todas as categorias (para baixo)

Páginas de Categoria

  • Toda categoria deve ter um link para Home Page (para cima)
  • Toda categoria deve ter um link para todas as categorias (transversal)
  • Toda categoria deve ter um link para seus próprios tópicos (para baixo)

Tópicos

  • Todo tópico deve ter link para home page (para cima)
  • Todo tópico deve ter link para todas as categorias (para cima)
  • Todo tópico deve ter link para os tópicos da mesma categoria (transversal)
  • Todo tópico deve ter link para seus próprios subtópicos (para baixo)

Subtópico

  • Todo subtópico deve ter link para home page (para cima)
  • Todo subtópico deve ter link para todas as categorias (para cima)
  • Todo subtópico deve ter link para todas as páginas de tópico da mesma categoria (para cima)
  • Todo subtópico deve ter link todos os subtópico da mesma categoria (transversal)
  • Todo subtópico deve ter link para as próprias páginas de conteúdo (para baixo)

Páginas de conteúdo

  • Toda página de conteúdo deve ter link para home page (para cima)
  • Toda página de conteúdo deve ter link para todas as categorias (para cima)
  • Toda página de conteúdo deve ter link para todos tópicos da sua categoria (para cima)
  • Toda página de conteúdo de ter link para todos os subtópicos da mesma categoria (para cima)
  • Toda página de conteúdo deve ter link para outros conteúdos do mesmo subtópico (transversal)

Em síntese, com essa estrutura o valor da home page (ou page rank) é distribuído para o site inteiro.

Contudo, ao invés de só diluir esse valor para baixo, nós também o “empurramos” para cima e para as páginas principais.

7 dicas para criar links internos no seu site

Agora que você criou toda a hierarquia e a estrutura que você deseja aplicar em seu site, que tal otimizar ainda mais o potencial e o valor dessa estratégia?

Nós separamos 7 dicas para te ajudar nessa missão.

Vamos lá?

1 – Teoria dos 3 cliques de distância

Em síntese, a teoria dos 3 cliques de distância diz que nenhum conteúdo da sua página deve estar a mais de 3 cliques de distância para um usuário, desde a home page até o conteúdo.

Isso significa que se as páginas do seu site estão em camadas muito profundas, é pouco provável que o Google bot vá valorizar o conteúdo dessa página.

Desse modo, quando for a hora de pensar na estrutura e hierarquia do seu site, tente manter todos os conteúdos acessíveis com menos cliques possíveis.

2 – Posts relacionados ou mais populares

Ter uma lista de posts relacionados no fim de cada post novo do seu site é capaz de aumentar o número de páginas visitadas por usuários e o tempo de permanência no site.

Nesse sentido, uma dica valiosa é utilizar plugins, pois você pode utilizá-los na side bar do seu blog ou site com os posts mais populares, mais comentados, mais compartilhados e assim por diante.

3 – Texto âncora relevante

Utilize âncoras naturais, com contexto no parágrafo em que ele for colocado; e certifique-se de que a página alvo possui o mesmo conceito que foi dito no conteúdo apontando para ele.

Além disso, sempre dê preferência para textos âncora mais descritivos sobre o conteúdo presente no link.

Do contrário, o Google vai entender que você está tentando manipular o algoritmo e pode aplicar algum tipo de punição.

4 – Documento com os principais links internos

Para não esquecer os conteúdos que já foram produzidos, é recomendável que se crie um documento para mapear os artigos que você tem sobre os principais tópicos.

Desse modo, antes de publicar um novo conteúdo, você pode verificar se ficou faltando algum link relevante.

5 – Links externos

Além de passarem autoridade para outros sites relevantes, os links externos aumentam as referências para o seu visitante e também são “bem vistos” aos olhos do Google.

Por isso, sempre que for relevante, inclua alguns links externos para outras referências no assunto.

6 – Distribuição de links em cada página

Ter uma página com muitos links diz para o Google que o seu critério de recomendação talvez não seja tão confiável.

Desse modo, equilibre a distribuição de links internos.

Afinal, vale mais a pena linkar para um bom conteúdo do que para 10 páginas que não têm nada a ver com o assunto de que você está falando.

7 – Páginas mais importantes

Use a navegação para linkar suas páginas mais importantes.

Links contidos nessas seções são entendidos como mais importantes pelo Google, e podem receber uma classificação mais alta nas páginas do buscador.

Dessa forma, não deixe de aproveitar a navegação para linkar páginas estratégicas do seu negócio.

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Fontes: Resultados Digitais; Rock Content

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