Existem várias maneiras pelas quais as pessoas podem chegar a um site específico, seja através de pesquisas no Google, menções em outros lugares ou links de outros sites. O fato é que elas vão chegar até você! O tráfego de referência, nesse contexto, refere-se a visitas ao seu site que não resultam de pesquisas diretas pela sua marca.
Essa métrica desempenha um papel importante na avaliação da relevância da sua empresa, uma vez que ela está sendo mencionada em outros locais na internet. Isso pode indicar a qualidade do seu conteúdo, entre outros fatores.
Deseja saber mais sobre tráfego de referência? Continue a leitura e saiba o que é, a importância e muito mais. Boa leitura!
- Leia também: Love brand: o que é, como criar uma e vantagens
O que é o tráfego de referência?
O tráfego de referência é uma métrica que avalia as visitas ao seu site provenientes de links em redes sociais ou outros blogs. Ele se caracteriza por não ser resultado de pesquisas diretas no Google, ou seja, suas origens são outros sites e links externos.
Essa métrica pode servir como uma oportunidade para colaborações de marketing cruzado com os sites que mencionam o seu, incentivando investimentos em conteúdo de qualidade em benefício de ambas as marcas
- Leia também: SXO: como funciona a experiência de busca?
Qual é a importância dessa métrica?
As métricas, resumidamente, servem como parâmetros para que empreendedores avaliem ações, dados e outros elementos, permitindo um planejamento mais preciso em suas campanhas de marketing.
O tráfego de referência é particularmente relevante, pois indica o quão pertinente é o seu conteúdo a ponto de outros sites o compartilharem. A justificativa disso? Apenas conteúdos que oferecem relevância e têm a capacidade de proporcionar uma experiência positiva ao cliente merecem esse destaque.
Outro aspecto importante é o impacto que esse site tem desempenhado para aumentar o tráfego no seu site.
Logo, é uma ferramenta para ver até que ponto o seu conteúdo é valioso tanto para quem indicou, quanto para quem vai acessá-lo depois.
- Confira também: Métricas de marketing: veja as mais relevantes para seu negócio
Como otimizar o tráfego de referência?
O Google Analytics é um bom ponto de partida.
Através desse recurso, você poderá acompanhar mais de perto a origem desse tráfego e pensar: ‘por que não realizar um tráfego cruzado?’. Esse questionamento impulsionará a proporcionar uma experiência cada vez mais positiva ao seu público.
Para ilustrar, considere uma empresa de turismo que oferece serviços baseados em pacotes de companhias aéreas. A companhia aérea em questão pode usar esse fator para planejar uma estratégia de marketing cruzado com a empresa de viagens, otimizando o volume de acessos para ambas.
Portanto, para otimizar o tráfego cruzado em sua empresa, é fundamental analisar de onde as pessoas estão vindo. Ainda mais importante, compreender por que estão acessando seu site e quais são as expectativas desses usuários.
Como medi-lo?
Como mencionamos anteriormente, o tráfego de referência é uma métrica que pode ser monitorada por meio da plataforma do Google Analytics.
Para acompanhar esse indicador, é necessário acessar ou criar uma conta no Google Analytics. A ferramenta fornecerá informações sobre a origem do tráfego e a porcentagem de visitas que resultaram de menções à sua marca em relação ao número total de visitas. Esses dados podem ser definidos e analisados por períodos específicos.
Em resumo, o tráfego de referência é um mecanismo importante para aumentar o número de visitantes e aprimorar a experiência do usuário. Portanto, é fundamental incluí-lo em seu planejamento empreendedor.
Gostou do nosso conteúdo? Continue com a gente!
- Leia também: Social analytics: aprenda o que é e como analisar, Enriquecimento de leads: o que é, como usar e vantagens
Referência: Rock Content, Sprout Social