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Marketing de performance: o que é, benefícios e como aplicar

Marketing de performance: o que é, benefícios e como aplicar

Se você busca um bom desempenho na internet, então saiba que precisa conhecer o marketing de performance. Essa é uma estratégia do marketing digital na qual o pagamento dos anúncios ocorre de acordo com a sua visibilidade.

De modo geral, essa estratégia busca simplificar o seu marketing. Você vai poder aproveitar ao máximo os recursos investidos em anúncios – pagando apenas pelo resultado. Ou seja, no marketing de performance, a análise dos dados é um fator muito importante.

O que é o marketing de performance?

Marketing de performance é uma estratégia digital na qual as ações são pagas com base apenas no desempenho da campanha, anúncio ou quando a conversão desejada ocorre. Essa conversão pode ser uma venda, a geração de um lead ou um engajamento do público-alvo, por exemplo.

Para ficar mais didático, imagine uma campanha que visa o aumento do tráfego de um site. Neste caso, o anunciante pagará somente se os usuários executarem a ação sugerida.

Em vista disso, a relação-chave a se ter em mente é a desempenho x investimento. Afinal, ao usar a estratégia certa, fica mais fácil obter dados sólidos – o que evita possíveis erros, como o de tomar decisões apenas com base em estimativas.

Por meio de uma análise detalhada é possível verificar o desempenho de cada um dos anúncios e suas métricas específicas. Entre os índices estão o CPC, CPA e o CPL.

Quais são as métricas/ KPIs de marketing de performance?

Principalmente, vamos explicar é KPI. Essa é a sigla em inglês de Key Performance Indicators (KPIs). Esses são os indicadores que vão ajudar a entender melhor o desempenho da campanha, que vai se adaptar de acordo com os objetivos do anunciante. Consequentemente, otimizam-se os resultados.

Veja abaixo alguns KPIs do marketing de performance:

Impressões

Quando se fala em mídia online, temos o conceito de impressões, que significa quantas vezes o anúncio foi mostrado para o público. Essa métrica é separada por cada canal (Facebook, Instagram, Google Ads).

É importante ter em mente que esses números não são a quantidade de pessoas que visualizaram seu anúncio. Isso porque um mesmo anúncio pode aparecer mais de uma vez para o mesmo usuário.

Cliques

Peça fundamental para o sucesso, os cliques são necessários para saber se o anúncio está sendo efetivo. O fato dele estar sendo exibido para o seu público por diversas vezes pode não ser uma métrica de sucesso. Deste modo, o anúncio só será considerado exitoso se tiver uma boa taxa de cliques.

Uma dica é que, se a taxa de clique estiver baixa e o número de impressões estiver bom, faça um teste A/B, alterando arte ou texto. Desse modo, você vai conseguir interagir com o público e, consequente, aumentar a sua taxa de cliques.

Engajamento

O engajamento de cada publicação é uma métrica extremamente importante nas redes sociais. Ele é um índice que mostra quantas interações um determinado post teve desde a postagem. O cálculo é baseado através dos likes, comentários, cliques e compartilhamentos.

Além das redes sociais, o engajamento pode ser verificado no Google Analytics e Ads. Neste caso, devem ser observados os números de páginas visitadas por sessão e compartilhamento de conteúdos. Também é medida a interação que o usuário teve com o conteúdo.

Leads

Leads são os potenciais clientes que o anúncio/post querem alcançar. Dessa forma, o objetivo é que seja feito o aumento de leads.

Como saber se aquela pessoa é um potencial cliente? Quando ela se interessar em receber um orçamento da empresa, assinar a newsletter ou fazer um download de um conteúdo rico, por exemplo.

Esse número é importante por dois motivos cruciais: ajudar o time comercial a receber o número de interessados para alcançar os objetivos de vendas e saber se a comunicação da empresa está sendo efetiva com aqueles clientes que podem trazer retorno financeiro.

Novos clientes

O objetivo de tudo o que você leu até agora está aqui: a captação de novos clientes. De nada adianta você fazer investimento de marketing de performance se ele não gerar novas vendas.

Maior número de vendas significa que o time de vendas e marketing estão alinhados. Que eles estão transmitindo e se comunicando com o consumidor da mesma forma e atendendo as expectativas.

Mídia paga e orgânica no marketing de perfomance

Mídia paga e orgânica são conceitos bastante comuns quando se fala em marketing de performance. Como ele é baseado em dados de modo a melhorar a performance dos seus anúncios, o marketing de performance está diretamente relacionado com a mídia paga. Porém, a mídia orgânica não deve ser esquecida.

O tráfego gerado e as buscas realizadas pelo seu site acontecem de modo natural sem a necessidade de pagar por isso. Quanto o maior for o tráfego orgânico, menos você vai precisar investir em anúncios digitais. Porém, isso não significa que você deverá parar de usar mídia paga, mas, sim, que pagará menos para ter mais impressões, cliques, leads e, consequentemente, novos clientes. Isso acontece porque os canais online terão mais confiança na sua marca. Do mesmo modo, os usuários. A dica é que conte com o auxílio de uma empesa especializada.

Quais são as vantagens do marketing de performance?

1. Baixo risco

Os investimentos em marketing de performance não são altos. É possível que você invista de maneira gradativa de acordo com os resultados alcançados. Desse modo, você consegue minimizar os riscos, já que não comprometerá o orçamento de uma só vez.

2. Campanhas mais precisas

Entender e compreender como os consumidores se comportam diante de determinados estímulos é importante na era digital. Assim, após obter dados sobre eles, é mais simples criar campanhas mais diretas às necessidades dos cliente. Desse modo, você aprimora a experiência de cada um.

3. Alcance de novos públicos

Para segmentar ainda mais a sua mensagem ou o seu produto, o uso das palavras-chaves adequadas e um visual atraente nas campanhas podem resultar na ampliação da visibilidade da marca. Deste modo, é possível alcançar novos públicos e aprimorar o alcance das ações.

4. Análise em tempo real

Apenas com uma conexão com a internet, é possível acompanhar a performance dos anúncios digitais. Sendo assim, executivos, gestores e analistas de marketing podem mensurar, em tempo real, a eficiência de uma nova estratégia adotada. Esse acompanhamento aumenta a capacidade dos gestores tomarem decisões de modo rápido e com mais eficácia.

Como aplicar o marketing de performance?

Agora que você já conheceu mais sobre o marketing de performance, para que serve e as suas funcionalidades, você precisa saber como aplicá-lo. Veja passo a passo abaixo:

1. Estabelecer metas

A delimitação de objetivos é o primeiro passo para um planejamento de marketing de sucesso. Qual é o propósito por trás do anúncio? Quais os resultados previstos? Como mensurá-los? Quais KPIs são ideais para o seu caso? A análise desses pontos é fundamental e pode fazer a diferença.

2. Análise de dados

O marketing digital e a inovação são companheiras inseparáveis. Em vista disso, aproveitar as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado para aprimorar as campanhas e dar um norte as estratégicas é muito útil. Alguns exemplos são a Customer Intelligence, Inteligência Artificial, Business Intelligence e Data Mining.

3. Investir na experiência do cliente

É indiscutível que vem aumentando a quantidade de pessoas que gostam de ter experiências memoráveis ao consumir qualquer tipo de solução. Inclusive, isso vem sendo mostrado em pesquisas sobre o comportamento do consumidor.

Desse modo, centralizar o cliente em todas as estratégicas criadas é essencial. Usar direcionamentos customer centric a criar não só anúncios mais relevantes, como também uma jornada de compra inesquecível.

4. Budget

Com os canais definidos, dividir os valores que serão investidos em cada um deles é importante para acompanhar os resultados. Além disso, para se decidir o budget, é crucial estabelecer qual o máximo que poderá ser gasto com clique e lead, por exemplo. Isso ajuda para que não haja a extrapolação de um valor que você havia planejado para um determinado canal ou campanha.

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