Dentro do Marketing Digital, a taxa de conversão é a métrica utilizada para medir os resultados de uma estratégia.
Contudo, ela pode ser usada de várias outras formas, seja como fonte de consulta para entender o desempenho de uma empresa; ou como termômetro para definir as metas de um time comercial.
Em síntese, além de mostrar a eficiência das suas ações, a taxa de conversão te ajuda a entender o seu negócio como um todo.
Nesse sentido, ela pode ser calculada entre todas as etapas do funil de vendas.
Quer aprender a calcular a taxa de conversão das suas estratégias?
É só vir com a gente!
Por que a taxa de conversão é importante?
A taxa de conversão é importante porque te ajuda a entender de forma precisa o resultado dos seus investimentos.
Isso porque, a cada campanha, você poderá avaliar não só a quantidade de pessoas que converteram, mas a quantidade total de visitas também.
Dessa forma, é possível direcionar os esforços da sua equipe para o lugar certo.
Como calcular a taxa de conversão?
Para medir a conversão entre cada estágio do funil de vendas, podemos levar em consideração três critérios: visitantes para leads; leads para oportunidades; e oportunidades para clientes.
Contudo, não há problemas se a sua empresa achar interessante “quebrar” o funil em mais etapas, ou até mesmo reduzi-lo.
Bom, para exemplificarmos de forma prática, imagine que um site com o volume de visitantes em 14.000 acessos teve 800 formulários preenchidos em determinado período.
Imaginou?
Nesse caso, a taxa de conversão seria calculada da seguinte forma:
Acessos: 20.000
Número de conversões: 800
Cálculo: 800/14.000 = 5,71%
Desse modo, a taxa de conversão de visitantes para leads desse site seria de 5,71%.
Mas, como saber se a minha taxa de conversão está boa?
A princípio, é relativo dizer se um número de conversões é baixo ou não.
Isso porque cada mercado possui uma dinâmica diferente, então fica difícil comparar.
No entanto, no exemplo que citamos acima, pode-se perceber que mais de 90% dos acessos do site se perderam por algum motivo.
Para que isso não ocorra, é preciso ficar atento ao que acontece com os visitantes que não convertem e entender a conversão de todo o funil.
Só assim será possível alcançar bons resultados, independentemente do nicho em que a sua empresa atua.
Como otimizar a taxa de conversão em todo o funil de vendas?
Para melhorar a sua taxa de conversão em todo o funil de vendas, é preciso, antes de tudo, analisar cada uma de suas etapas.
1 – Topo de funil
É nessa etapa que os visitantes chegam ao site da sua empresa.
Dessa forma, para aumentar a taxa de conversão do site, gerando tráfego e aumentando a quantidade de leads:
1.1 – Otimize a taxa de conversão de cada canal
Isto é, identifique de qual canal está vindo o tráfego e quais páginas estão sendo acessadas a partir dele para, assim, adequar as estratégias da sua empresa à oferta e ao público-alvo.
Além de aumentar a taxa de conversão, essa ação pode até diminuir o custo por lead.
1.2 – Aumente os pontos de contato que um lead tem com a sua empresa
Para isso, melhore o design do seu site e a localização dos calls-to-action.
Você também pode usar ferramentas de captura de lead, como o scrool-box e o exit-intent.
1.3 – Faça testes A/B
Em síntese, o teste A/B divide o tráfego de uma determinada página em duas versões: a original e a “variante”. A “variante” é a página em que você mudará algum elemento para realizar o seu teste.
Essa estratégia permite que você defina qual variável gera os melhores resultados, otimizando ainda mais a conversão das páginas.
2 – Meio de funil
Nessa fase, você precisa manter os leads que você conseguiu engajados com a sua empresa.
Dessa forma:
2.1 – Defina a jornada de compra
Ou seja, determine os conteúdos para cada uma das etapas de compra e identifique em qual das etapas cada lead está para tratá-lo de acordo com ela.
Desse modo, os leads terão um engajamento maior com a sua empresa.
2.2 – Crie automações de marketing
A automação de marketing otimiza o processo de compra dos leads.
Isso porque, através dela, é possível entregar o conteúdo certo, para o lead certo, na hora certa, fazendo com que as vendas aumentem e os custos de aquisição diminuam.
2.3 – Qualifique os leads
De forma geral, entregar os leads qualificados para o time de vendas aumenta a eficácia e a produtividade do vendedor.
Logo, é de grande importante analisar cada lead antes de enviá-los para esses profissionais.
3 – Fundo de funil
Agora, o próximo passo é filtrar quais leads realmente têm potencial para se tornarem clientes.
Nesse sentido:
3.1 – Entregue os leads para vendas de forma mais eficiente
O tempo entre a conversão dos leads no seu site está diretamente relacionado com as vendas e a abordagem do vendedor.
Isso porque, quanto maior for a velocidade de envio dos leads para as vendas, maior será o tempo que o vendedor terá para fazer uma abordagem mais personalizada, aumentando, assim, as taxas de conversão.
3.2 – Use conteúdo para ajudar nas vendas
Criar conteúdo de qualidade para as suas páginas (ou blog), pode ajudar os vendedores a contornar as objeções e, desse modo, gastar menos tempo com explicações.
Nesse sentido, as automações de marketing são muito úteis, pois auxiliam o vendedor a nutrir os leads de acordo com as objeções de venda apresentadas.
Gostou do conteúdo?
Aproveite e confira: Como criar seu avatar no TikTok
Fontes: Resultados Digitais; HostGator