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SEO para Imagens [2022]: como otimizar com 18 dicas

SEO para Imagens: como otimizar com 13 dicas

O SEO para imagens é o conjunto de estratégias para a otimização de imagens de um site, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Nesse sentido, ações como nomear os arquivos de forma correta; adicionar alt text (texto alternativo); e tomar cuidado com o tamanho dos arquivos, são fundamentais.

Isso porque, dessa forma, o usuário tem uma experiência de navegação agradável, e o algoritmo do Google consegue identificar essa informação.

Quer conhecer melhor as possibilidades de uso do SEO para imagens?

Vem com a gente!

Quais são as vantagens de fazer SEO para imagens?

Segundo o Google, 50% dos consumidores afirmam que as imagens ajudam a tomar decisão sobre qual produto comprar.

Tendo isso em vista, fazer SEO para imagens proporciona vantagens como atração de tráfego orgânico e qualificado para o seu site; e aumento das chances do seu site aparecer na primeira página dos mecanismos de busca.

Desse modo, é essencial otimizar as imagens para que o Google proporcione esses benefícios.

Por que é importante fazer SEO para imagens?

A princípio, otimizar as imagens para o Google Imagens permite que elas fiquem nos primeiros resultados quando os usuários fazem uma busca por determinada palavra-chave.

Dessa forma, o SEO para imagens é importante porque possibilita, através das fotos, que as pessoas acessem o seu site.

Como gerar mais tráfego do Google Imagens para o meu site?

Quando um usuário faz uma busca no Google por determinado produto e clica na sessão de imagens, automaticamente aparecem duas linhas principais.

A primeira linha é composta por anúncios pagos, e a segunda por anúncios orgânicos.

Nesse sentido, os resultados que aparecem na segunda linha são gerados de forma gratuita pelo Google, e foram, obviamente, otimizados.

Dessa maneira, para dar mais visibilidade para o seu site e gerar mais tráfego do Google Imagens, é preciso ficar atento às técnicas de SEO.

Como fazer a otimização de imagens para o Google?

Em síntese, as estratégias de SEO para imagens podem ser dividas em duas frentes: EAT (Expertise – Authority – Trust) e Otimização de Imagens.

O EAT são os três conceitos apresentados pelo Google como fatores de avaliação da qualidade das páginas web. Para atender aos requisitos, você precisa ter uma boa estratégia de SEO.

Por sua vez, a Otimização de Imagens é a prática que ajuda o Google a reconhecer as imagens.

Tendo isso em vista, o primeiro passo para otimizar imagens é possuir fotos de qualidade e que, preferencialmente, sejam exclusivas.

Depois disso, é necessário prestar atenção em outros aspectos importantes, como:

1 – Nome do arquivo

Em suma, você precisa nomear seu arquivo de modo legível e com palavras-chave referentes à imagem.

Isso porque, ao adicionar uma imagem no seu site, uma URL é criada com base no nome do arquivo da imagem.

Desse modo, se o nome do arquivo for aleatório e ilegível, o Google não conseguirá identificar sobre o que se trata a imagem, o que, consequentemente, diminuirá a sua relevância.

2 – Tag alt

É essencial que a tag alt da sua imagem contenha um texto descritivo e a palavra-chave pela qual sua página será encontrada, pois essa parte também é lida pelo Google.

Em síntese, além de facilitar o processo de colocar links da imagem na web, a descrição permite que deficientes visuais leiam o seu conteúdo por meio do sistema Jaws.

De forma geral, as próprias plataformas de site disponibilizam um espaço para adicionar a tag alt nas imagens.

Contudo, é possível adicioná-la diretamente no texto html com o seguinte comando: alt=” texto com palavra-chave relevante”.

3 – Dimensões da imagem

Para que haja um padrão na apresentação das imagens e organização dos resultados, opte pelas seguintes dimensões:

  • Altura = 16:9 ou 4:3
  • Largura = 1024 pixels

Evite utilizar imagens na vertical ou com dimensões muito fora do padrão.

4 – Qualidade da imagem

Para garantir uma boa visualização, não faça o upload de arquivos muito pesados, pois isso pode afetar a velocidade de carregamento de seu site.

Se necessário, comprima as imagens por meio de ferramentas.

5 – Tamanho da imagem

O ideal é que a imagem tenha até 100kb.

Para reduzir o tamanho do arquivo, use ferramentas como o TinyPNG ou ILovelmg.

6 – Autoridade de Domínio e de Página

A autoridade de domínio e de página estão diretamente ligados ao melhor posicionamento nos resultados de busca.

Nesse sentido, usar técnicas como o link Building pode ser fundamental para as suas estratégias de SEO.

7 – Contexto da imagem

A imagem precisa ter contexto e coerência. Não adianta, por exemplo, inserir uma imagem em um parágrafo que não possui palavras que tenham relação com ela.

Desse modo, se a imagem condiz com o conteúdo, a sua relevância tende a aumentar.

8 – Interações com a imagem

Se a imagem tem muitas interações, o Google a considera mais relevante para os usuários.

Nesse sentido, é importante incentivar o engajamento das suas fotos.

9 – Legenda da imagem

Em síntese, a legenda ajuda no entendimento da imagem, melhorando, assim, a experiência dos usuários e a leitura pelo algoritmo.

Contudo, ela não é obrigatória.

10 – Dispositivos mobile

Na hora de comprar algum produto, muita gente prefere utilizar o celular, pois eles são mais práticos.

Desse modo, é fundamental ter um design web responsivo.

11 – Screaming Frog

Em síntese, o Screaming Frog é um SEO Spider que simula um robô de busca, indexando o seu site como faria o Googlebot.

Ele te ajuda a entender melhor como estão os elementos do SEO Técnico.

12 – Análise competiviva de SEO

Se ranquear as suas imagens está muito difícil, a nossa recomendação é que você faça uma análise competitiva de SEO.

Nesse sentido, para a análise, considere fatores como:

  • Alt da imagem
  • Tamanho da imagem
  • Dimensão da imagem
  • Contexto da imagem
  • Autoridade do Domínio e da Página em que aparece a imagem
  • Conteúdo e qualidade da imagem

Ao fazer isso, será possível entender quais aspectos precisam melhorar.

13 – Google Lens

O Google Lens é uma ferramenta de reconhecimento imagético que permite que seus usuários façam pesquisas no Google utilizando somente uma imagem como “palavra-chave”.

Para usá-lo, você só precisa do aplicativo do Google em seu celular.

Por fim, com o avanço de tecnologias como o Lens, a tendência é que o SEO para Imagens fique cada vez mais importante.

Vai ficar de fora dessa?

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Fonte: Conversion

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