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O que é um bom conteúdo?

Um bom conteúdo é aquele escrito de forma estratégica, organizado e estruturado com o objetivo de criar uma experiência prazerosa ao leitor.

Nesse sentido, além de atrair o público, ele é capaz de gerar visibilidade e autoridade para a sua marca.

Afinal, no contexto atual – em que tudo parece ser mais do mesmo – conteúdos originais e de qualidade chamam a atenção e fazem a diferença.

Como saber se o conteúdo é bom?

Para identificar se um conteúdo é bom ou não, é necessário fazer algumas perguntas:

  • As ideias estão claras e encadeadas?
  • O texto está organizado e estruturado (início, meio e fim)?
  • O conteúdo cumpre o seu objetivo?
  • Ele proporciona uma boa experiência ao leitor?

Se todas as respostas forem sim, é possível dizer que o conteúdo é bom.

Contudo, existem diversos outros fatores que influenciam na qualidade de um material, como a adequação às normas gramaticais e o planejamento do que será escrito.

Além disso, para produzir um bom texto é necessário tempo e dedicação.

Dessa forma, é essencial que o criador de conteúdo tenha disponibilidade e seja focado no seu objetivo.

Nesse contexto, as estratégias de Marketing de Conteúdo podem ser muito úteis.

O que é Marketing de Conteúdo?

Em síntese, o Marketing de conteúdo é um método de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante.

Nesse sentido, ele possui algumas estratégias fundamentais, como o planejamento; e a elaboração da persona.

O planejamento serve para definir e deixar claro os objetivos gerais e específicos do conteúdo.

Ou seja, aquilo que você deseja passar e alcançar com ele.

Por sua vez, a elaboração da persona serve para traçar um perfil das pessoas com quem você irá se comunicar, facilitando, assim, o processo de definir os tipos de conteúdo e a linguagem que será utilizada neles.

Juntas, essas e outras estratégias auxiliam o desenvolvimento de um bom conteúdo.

Por isso, pensando no que os clientes precisam, investir no Marketing de conteúdo vale muito a pena.

Publicidade vs. Marketing de Conteúdo

Muito se fala, a título de comparação, sobre a eficácia da publicidade e do Inbound Marketing (focado no Marketing de conteúdo).

Contudo, uma vez que as duas estratégias são boas e podem se complementar, a comparação não é necessária.

Enquanto os anúncios publicitários permitem que você coloque seus produtos ou serviços na frente de milhares de pessoas por um custo baixo; o Inbound Marketing aposta na criação de conteúdos relevantes para o seu público.

Ou seja, uma estratégia não elimina outra e o ideal é poder atuar com as duas ao mesmo tempo.

Dicas para publicar um bom conteúdo

1 – Utilize imagens

De forma geral, o texto é o que mais importa.

No entanto, as imagens chamam mais atenção.

Isso porque elas possuem um estímulo visual muito maior que os textos.

Dessa forma, elas podem ser grandes aliadas para o conteúdo.

2 – Defina o tipo de linguagem

Para isso, identifique o seu público.

Só assim será possível determinar o tipo de linguagem ideal, se é mais formal ou coloquial.

Contudo, de maneira geral, a internet é um lugar em que as pessoas querem encontrar conteúdos bons, mas sem muitas complicações.

Por isso, procure criar um texto mais dinâmico e fácil de ser lido.

3 – Permita que o público interaja com o seu conteúdo

Nesse sentido, estimule comentários e provoque diálogos.

Questione, instigue o pensamento crítico e proporcione um espaço rico de trocas e experiências.

4 – Diversifique o conteúdo

É interessante tentar investir em dois tipos de conteúdo: os conteúdos evergreen (ou perenes) e os conteúdos passageiros, também chamados de “notícias quentes”.

O conteúdo evergreen mantém o seu valor mesmo muito tempo após ser publicado, desse modo, ele gera acessos contínuos e crescentes e não apenas temporários.

Por outro lado, as notícias quentes possuem a função de atrair picos de tráfego e servem para mostrar que sua empresa está antenada com o que acontece no mercado.

Quais são os principais tipos de conteúdo para conquistar clientes?

1 – Conteúdos objetivos

De forma geral, os clientes querem encontrar respostas de forma rápida e que resolvam seu problema.

Desse modo, investir em materiais que respondem dúvidas específicas de modo objetivo pode facilitar o uso do seu produto e garantir que o cliente veja valor no que comprou, sem desistir.

2 – Conteúdos segmentados

Os conteúdos segmentados atraem a atenção do público específico e fazem o cliente notar que sua empresa fala a mesma língua que ele.

Nesse sentido, é importante apostar em conteúdos dedicados a cada segmento do seu público.

Você pode utilizar outros meios além do site da empresa para enviar esses conteúdos, como por exemplo, o email marketing.

3 – Conteúdos institucionais

Por fim, lançar releases e enviar por email sempre que algo importante acontece na sua empresa possibilita que o cliente confie ainda mais e conheça melhor os valores do seu negócio.

E aí, já tá pronto para criar um bom conteúdo?

Mãos à obra!

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Fontes: Adove; Rock Content

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