Início » Análise de Métricas: Aprenda a Fazer Corretamente
Análise de métricas

Análise de Métricas: Aprenda a Fazer Corretamente

Análise de métricas nas redes sociais é indispensável para bons resultados no Marketing Digital. Ela se baseia em uma coleta de dados sobre variados conteúdos. Por exemplo, a empresa coleta dados sobre tráfego de visitantes ou de novos seguidores.

Assim, testes são feitos para buscar informações úteis e ampliar a margem de público. Portanto, o objetivo está disposto em:

  • Melhorias de estratégias;
  • Posição em sites de busca;
  • Anúncios objetivos;
  • E que o conteúdo seja assertivo.

Como executar a Análise?

O modo de fazer a análise é por meio de testes A/B. Que são comuns no Marketing Digital. O objetivo está na procura da melhor solução para uma situação específica.

Por exemplo, caso a plataforma seja de vendas, ter um botão de vendas será apropriado para facilitar na compra. Caso a empresa produza conteúdo digital, um link geral para suas redes será uma ideia melhor.

Ferramentas para análise de métricas

Para coletar dados específicos dentro das plataformas digitais, existe a opção de alguns softwares.

O mais famoso, por exemplo, é o Google Analytics, que tem função de descrever o perfil do usuário que visita o website. Assim, outra opção seria o Google Analytics 360, versão paga voltada para sites com alto tráfego de visitantes.

Contudo, existem outras plataformas, confira a lista:

1- Google Search Console

Serviço gratuito do Google para ajudar no monitoramento dos resultados de pesquisa. O objetivo do Search Console é entender como a ferramenta de pesquisa do Google funciona e trabalha.

Qualquer pessoa que tenha um site pode utilizar esta plataforma; proprietário de empresas, especialistas em SEO e desenvolvedores de Web.

2- SEMrush

É uma ferramenta capaz de otimizar a visibilidade de organização utilizando diferentes canais, com o objetivo de auxiliar na produtividade de conteúdo.

Os dados trabalhados variam de palavras chaves, análise de tráfego, análise de domínio com SEO (Search Engine Optimazation), PPC (pay per click) e dados sobre análise de mercado.

3- SharpSpring

Uma ferramenta de automação para marketing digital. Se baseia no sistema de nuvem com o objetivo de melhorar o sistema de vendas.

A plataforma ajuda na captura de Leads de forma que todo processo resulte em ganho de novos clientes, tendo já um reconhecimento em 1600 agências e mais de 7 mil empresas.

Etapa inicial da análise de métricas

Antes de iniciar a coleta de dados, é necessário a organização e um planejamento prévio. Sendo assim, no planejamento devem constar, além dos objetivos propostos, as ações para execução.

Portanto, se o objetivo é atrair mais visibilidade, é importante pensar nas seguintes questões:

1- Análise de volume de tráfego

Nesta etapa se observa a porcentagem de visitas no site.

Assim, se identifica quantas pessoas novas são captadas, e quantas ainda permanecem interessadas no site.

2- Visualização por página

Após saber a porcentagem de visualizações do site, é possível descobrir o que mais chama atenção.

Assim, dá para adaptar novas estratégias.

3- Tempo de permanência

Outro fator importante é saber quanto tempo a pessoa gasta consumindo no site.

Esse dado é importante para saber se as estratégias estão sólidas de acordo com o gosto do cliente.

Agora, se um projeto visa interação do público, a abordagem segue outras etapas:

4- Volume de curtidas

Este dado mostra tanto o início de uma interação com o público, como também o nível de aceitação.

5- Número de compartilhamentos

Assim como as curtidas, os compartilhamentos mostram o engajamento do público com o conteúdo.

6- Menções

Deve-se ter atenção nas menções, pois elas podem conter alguma opinião a respeito do produto, conteúdo, representante, etc.

Sendo assim, é um meio de comunicação capaz de aproximar a marca do público que a consome.

10- Dados sobre tráfego

O dado dispõe de informações significativas, por exemplo de origem, localidade, faixa etária, entre outros. Informações que auxiliam ao traçar o perfil do público alvo.

Portanto, trabalhar com os dados requer muita atenção e domínio. Pois é por meio dos dados que se irá traçar novas metas e objetivos. Criar novas estratégias para buscar melhores resultados.

E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: O que é nicho de mercado e como definir o seu?

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *