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Relatório de marketing

Relatórios de marketing: como fazer e o que apresentar

Monitorar as ações e acompanhar resultados faz parte da estratégia de qualquer departamento dentro de uma empresa. Portanto, isso não seria diferente no marketing digital. Por isso, os relatórios de marketing se fazem necessários, para acompanhar os resultados e auxiliar nas próximas tomadas de decisão.

Informações como número de acessos, quantas vendas a ação gerou, quantas vezes o link do produto foi aberto, são indispensáveis em um relatório de marketing. Sendo assim, esses insights se fazem importantes, para que o impacto do marketing digital seja medido dentro de uma empresa. Então, vamos lá conhecer mais sobre essa prática?

O que é um relatório de marketing?

Um relatório de marketing é um documento que junta as informações mais relevantes de uma ação de marketing. Dessa forma, é possível prever os próximos passos da equipe de marketing e avaliar qual ação trouxe mais resultado para a empresa.

Esses documentos podem ser divididos com os gerentes e diretores da empresa e também com os clientes. Além disso, um bom relatório junta informações como:

  • Metas
  • Resultados
  • Pesquisa de mercado
  • Estratégia de marketing
  • Campanhas de e-mail
  • Promoções

Qual é o objetivo dele?

As informações encontradas nesse documento ajudarão você e sua equipe a definir os próximos passos das campanhas de marketing. Portanto, você deve definir quais são as métricas mais importantes para o seu negócio. Isso porque um relatório sem objetivo é apenas um conjunto de números sem propósito.

Além disso, um bom relatório ajudará a justificar o motivo do dinheiro gasto na campanha. Ajudará a descobrir quais canais funcionaram melhor para sua empresa e irá contribuir para a descoberta de lacunas em suas estratégias. Sendo assim, faça um relatório objetivo, e que ajudará você e sua equipe a resolver os problemas.

Quais são as dificuldades ao criar um relatório de marketing?

Como já vimos, umas das dificuldades da equipe é ser objetiva nas métricas a serem analisadas. Sendo assim, o ideal é elencar as prioridades da sua empresa, e fazer um relatório com as informações necessárias para sanar essas prioridades. Além disso, isso irá poupar o tempo da equipe.

Isso porque, o tempo é um dos grandes inimigos dos relatórios de marketing. Por ser um documento necessário para a manutenção das estratégias de marketing, os relatórios devem ser feitos com certa frequência. Contudo, o tempo necessário para juntar as informações de diversos setores e ferramentas utilizadas, pode ser um empecilho no momento de fazer um bom relatório.

O que apresentar nos relatórios de marketing?

1 – Métricas e indicadores

Como visto anteriormente, as métricas devem ser definidas de acordo com o objetivo do seu negócio. Sendo assim, devem fornecer as informações necessárias para que as próximas decisões sejam tomadas. Dessa forma, as melhores métricas para se medir o investimento e o retorno são:

  • Ticket médio
  • ROI (retorno sobre investimento)
  • Taxas de conversão
  • Custo por Lead (CPL)
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

2 – Metas

Esse é um dos itens mais importante de um relatório de marketing. Isso porque é sempre importante manter em mente o que você quer tirar das ações de marketing. Além disso, é importante para a equipe saber os objetivos que devem ser alcançados, ajudando a manter o foco e a comparar números. Se você as metas forem claras, as informações a seguir terão mais significado.

3 – Métricas das redes sociais

O uso das redes sociais por empresas tem crescido cada vez mais. Sendo assim, se a sua empresa tem um foco especial em vendas através das redes, é necessário que essas informações sejam incluídas no relatório. Esses são os principais dados:

  • Seguidores
  • Impressões
  • Compartilhamentos
  • Dados demográficos
  • Desempenho dos anúncios

4 – Ferramentas de análise

Como apontado anteriormente, uma das maiores dificuldades ao fazer um relatório de marketing é o tempo que leva para ficar pronto. Grande parte dessa dificuldade vem da quantidade de ferramentas, que às vezes não conversam entre si. Dessa forma, é importante selecionar de quais ferramentas será extraído as informações. Você pode selecionar a melhor ou combiná-las, para extrair as informações para as métricas que você definiu como importantes.

Google Analytics

Essa é uma importante, e gratuita, ferramenta, que te ajuda a analisar sites e blogs. Sendo assim, você consegue extrair informações como o número de visitantes no seu site, os números de tráfego, origem dos visitantes, páginas mais acessadas e mais.

Google Data Studio

O Data Studio também é gratuito e ajuda a angariar todas as informações de diversas ferramentas de análise. Além disso, também integra planilhas. Dessa forma, essa é uma boa opção para quem deseja visualizar os dados em uma única plataforma.

Ferramentas de e-mail marketing

É importante acompanhar também quem assinou a sua newsletter e como esses assinantes se tornam leads. Portanto, ferramentas como RD Station e HubSpot são importantes para coletar informações como: quantos e-mails enviou; quais os contatos mais engajados; taxa de abertura de e-mails; produtos e serviços populares; novos assinantes; etc. Essas informações ajudarão a decidir os próximos passos do e-mail marketing.

5 – Explicações dos números

Certamente que você já tenha uma ideia disso, mas é importante ressaltar: explique os dados. Ao colocar os números em um relatório, é preciso que todos consigam compreender o que você quis mostrar ali. Explicações por escrito ajudam as partes interessadas – equipe de marketing, executivos, diretores, colegas – a entenderem tudo que está acontecendo.

E o que não colocar nos relatórios de marketing?

1 – Métricas irrelevantes para o objetivo

As métricas que não fazem parte do seu objetivo devem ser descartadas. Isso porque elas só atrapalham no entendimento geral do documento e ocupam um espaço e um tempo preciosos dos profissionais. Escolha as métricas importantes para seu negócio e seja sucinto nas explicações.

2 – Jargões

Nem todo mundo entende as palavras, termos e siglas usadas no marketing digital. Sendo assim, o objetivo principal é mostrar que as estratégias da equipe de marketing são efetivas. Para isso, é preciso que todos os interessados entendam o relatório. Dessa forma, não confunda os interessados, escreva de maneira simples e objetiva.

3 – Elementos visuais que não ajudam a entender o relatório

Os elementos visuais, como gráficos, tabelas e planilhas, geralmente, ajudam a entender um relatório. Porém, ao abusar desses elementos, você pode acabar confundindo o seu público e tendo um efeito contrário com seu relatório. Portanto, evite incluir esses dados aleatoriamente e seja claro e objetivo quando incluí-los. Ou seja, forneça as explicações necessárias para cada gráfico e tabela.

Tudo que você precisa para fazer um bom relatório está aqui! Então, se gostou desse artigo, fique ligado nesses aqui:

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Fontes: ActiveCampaign, Leadster, Resultados Digitais, Cortex

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