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SEO off page: o que é e como ter melhores resultados

SEO off page: o que é e como ter melhores resultados

SEO off page é uma estratégia de otimização dos mecanismos de busca aplicada fora das páginas.

Ou seja, são as ações que você fará externas ao seu site, mas que irão melhorar os resultados orgânicos do seu domínio.

Dessa forma, a intenção é mostrar como outras páginas da web veem o seu site.

Por exemplo, quando um site compartilha algum conteúdo, isso significa que aquele material é de qualidade, porque as pessoas só referenciam aquilo que agrega valor para elas.

Nesse sentido, o site referenciado acaba sendo bem visto pelo algoritmo, pois ele conclui que a página é relevante e confiável.

As referências podem ocorrer através de links; menções etc.

No entanto, elas não se limitam a isso.

As estratégias também englobam toda construção de relacionamento com outros sites, mesmo que não gere backlinks.

Mas, é claro, os links têm, sim, um peso maior para o rankeamento.

Por que o SEO off page é importante?

O Google percebe a relação entre as páginas por meio dos links.

Nesse sentido, se ele considera que um site é popular e esse site tem links para outras páginas, ele também transmite valor para elas – processo chamado de link juice.

Em síntese, quanto mais backlinks existirem para o seu site, maior será a qualidade de link juice que ele receberá.

Dessa forma, as estratégias de SEO off page são essenciais para conferir confiança e autoridade para o seu site.

Além disso, as referências que o seu site recebe de outras páginas são importantes fontes de tráfego.

Qual é a diferença entre SEO off page e SEO on page?

Embora as duas estratégias sejam de otimização, a diferença entre elas está nos seus objetivos.

Primeiramente, o SEO on page tem o objetivo de otimizar os recursos de dentro da página.

Isto é, ele é focado no conteúdo e na estrutura do site.

Nesse sentido, ele é voltado para a otimização de palavras-chave; edição de títulos; criação de links para páginas internas etc.

Em síntese, ele engloba os fatores que estão sob o controle do dono da página.

Por sua vez, o SEO off page tem o objetivo de construir um relacionamento com outros sites do mercado.

Desse modo, a sua função é fazer com que outras páginas referenciem o site em questão a fim de gerar autoridade e reconhecimento para ele.

Por isso, é importante criar parcerias ou influenciar os outros criadores de conteúdo.

Por fim, é necessário perceber que as duas estratégias são complementares e que devem andar em conjunto.

Afinal, do que adianta ser referenciado por outra página se, ao chegar no seu site, as pessoas irão encontrar uma estrutura e conteúdo ruins? É certo que elas abandonarão o seu site, desse modo, de nada terá adiantado a indicação.

Fatores de rankeamento do SEO off page

1 – Popularidade

Desde que não haja manipulação do SEO off page, como a utilização de backlinks em páginas falsas, quanto mais links uma página recebe, mais relevante ela será para o buscador.

Ou seja, quanta mais o seu site for referenciado, mais bem posicionado ele será nos resultados de busca, podendo também transmitir mais link juice para os links inseridos nas suas páginas.

2 – Diversidade

Ser referenciado por pessoas diferentes mostra que você conquistou a confiança de vários usuários, e isso tem muita relevância para o algoritmo.

3 – Contexto

Uma rede de links dentro de um mesmo tema é muito bem visto pelo Google.

Nesse sentido, links fora do contexto não têm tanto valor.

4 – Texto-âncora

O texto-âncora é aquele texto em que o usuário clica para acessar o link.

Dessa forma, ele precisa ter relação com a página de destino e fazer sentido para o leitor.

Textos-âncora não relacionados com o tema não são bem vistos pelo algoritmo.

5 – Confiabilidade

Esse fator de rankeamento envolve aspectos como idade do domínio e qualidade do conteúdo.

Isso porque, para o algoritmo, sites confiáveis ajudam a construir uma web melhor e mais segura.

Nesse sentido, páginas com maior nível de confiança do Google transmitem mais link juice.

Consequentemente, as páginas que forem referenciadas por elas também ganham votos de confiança.

6 – Menções

Mesmo sem links, as menções ao seu site, ou marcação em outras páginas, contam para o rankeamento.

Como aplicar o SEO off page no meu site?

1 – Aplique estratégias de SEO on page

Isto é, otimize o seu site para que, assim, ele possa ser citado por outras páginas.

Para isso, ofereça uma navegação simples; otimize os títulos e intertítulos; escreva textos escaneáveis etc.

Lembre-se, outras páginas não irão te referenciar se a estrutura e conteúdo do seu site estiverem ruins.

2 – Crie conteúdos de qualidade

Produzir conteúdos de qualidade aumenta as chances do seu site de receber links naturais.

Afinal, conteúdos bons merecem ser citados.

Além disso, essa é uma forma de mostrar a sua autoridade no tema.

3 – Faça parcerias

Você pode, por exemplo, produzir um artigo para um site parceiro como convidado, agregando, dessa forma, valor para ele.

Além disso, você pode aproveitar para divulgar seu próprio site – inserindo, no artigo, um link para a sua página.

Também existe a possibilidade de promover um material em conjunto com outra marca que atinja um público em comum.

Sempre priorize parceiros que tenham um público afim com o seu ou que estejam na sua área de atuação.

4 – Aplique redirecionamento em links quebrados

Ou seja, aplique o Redirecionamento 301.

Segundo o site RockContent, com esse redirecionamento, qualquer visitante que acessar uma página que você não deseja será imediatamente levado a outro local.

Dessa forma, você direciona tanto o usuário quanto o robô para a página certa, que passa a receber o link juice dos backlinks.

5 – Não aceite backlinks de sites que não são confiáveis

Para isso, o Google Search Console pode te ajudar.

Basta fazer uma lista das páginas ou domínios que você deseja rejeitar e enviar ao Google pela ferramenta.

O algoritmo consegue avaliar quais links são spam e removê-los sem prejudicar seu site.

6 – Promova seu conteúdo nas redes sociais

Promover os seus conteúdos em diferentes canais ajuda a aumentar o tráfego e a visibilidade das páginas.

No entanto, o compartilhamento de links através dessas redes não transmite link juice.

Agora que você já sabe o que fazer, é importante citar o que não se deve fazer no SEO off page.

Entre essas coisas estão:

  • Esquema de compra ou troca de links
  • Spam em comentários de blog
  • Links descontextualizados

Então, fique atento, pois essas práticas podem rebaixar e até eliminar o seu site do ranking.

Gostou do conteúdo?

Aproveite e confira: Qual é a frequência de postagem ideal nas redes sociais?

Fonte: RockContent, Sem Rush

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