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SEO para Instagram: seja visto por mais pessoas (2022)

SEO para Instagram: 8 segredos para aumentar seu alcance!

Geralmente, quando se fala em SEO, as estratégias de otimização de mecanismos de busca para sites é a primeira coisa que você pensa, né?

Mas deixa eu te contar um segredo, os sites não são os únicos que podem se beneficiar dessa técnica. Isso quer dizer que é possível otimizar os seus resultados em redes sociais como o Instagram e o Facebook.

Num primeiro momento isso pode te deixar com dúvidas. Eu sei, você deve estar se perguntando: como fazer isso? Como usar estratégias de otimização de buscas em redes sociais como o Instagram? Calma, nós vamos te ajudar! Continue a leitura e descubra!

O que é SEO?

Na definição do site Semrush, SEO é a arte e a ciência de persuadir os mecanismos de pesquisa a recomendar o seu conteúdo aos usuários como a melhor solução para os seus problemas.

A sigla significa Search Engine Optimization e se refere às estratégias utilizadas para essa otimização.

Assim, o objetivo desse mecanismo é fazer com que a sua marca apareça primeiro quando algum usuário pesquisar por palavras-chave. Por exemplo, no Google, se um site aparece em primeiro lugar, na primeira página, isso quer dizer que ele está em uma excelente posição. Significa que as estratégias de SEO foram aplicadas de forma satisfatória.

Em contrapartida, se um site fica por último nos resultados de busca, ele será menos consultado. Nesse caso, signifiica que as técnicas de SEO foram mal aplicadas, e precisam ser revisadas.

Como é o SEO para instagram?

Quando pensamos em marketing de conteúdo, a ferramenta SEO apresenta vários elementos que ajudam a planejar e idealizar a melhor estratégia. Sendo assim, o responsável por um blog terá que pensar nos seguintes aspectos:

Daí, você deve se perguntar: como vou conseguir aplicar essa estratégia ao Instagram? No lugar de pensar sobre as ferramentas de busca, você deverá analisar as redes sociais.

Para isso, talvez seja necessário estudar algumas técnicas que te ajudem a garantir a visibilidade desejada entre as publicações do Instagram. Entenda a sua persona e como você conseguirá entregar um conteúdo único e que agregue valor aos usuários, priorizando sempre a originalidade.

Qual é a importância?

Não é novidade pra ninguém que as redes sociais, como o Instagram, têm mudado, e muito, a forma de realizar marketing. Isso fica claro no tempo que as pessoas passam nesses aplicativos, chegando até 16 horas diárias de acordo com estudo.

Sendo assim, para um empreendedor, nunca é recomendável limitar-se a apenas um canal, sendo necessária a sua expansão para redes sociais, como o Instagram. Logo, é muito importante investir em estratégias para estar bem ranqueado no Google, e investir pesado em posicionamentos nas redes sociais.

Portanto, o fator mais importante de incluir essa ferramenta ao seu planejamento se deve ao fato de não ficar dependente de apenas um meio. Muito pelo contrário. É crucial investir no seu posicionamento em diversas plataformas, evitando a relação de dependência.

Como aplicar essa estratégia no Instagram?

A princípio, por ser uma rede social mais direcionada à imagem, é compreensível que muitos pensem que é difícil, e até impossível, aplicar o SEO no Instagram. Mas te adiantamos: sim, é possível, e não é tão difícil quanto parece, tá? Isso porque os campos escritos no seu perfil, como o nome de usuário, nome de exibição, legendas, hashtags, e até a localização, podem ser altamente explorados pelo SEO.

Vale lembrar que, nesse caso, a otimização é mais efetiva dentro do próprio Instagram. Isso é um fato, tendo em vista que o rankeamento no Google pode ser mais difícil porque o Instagram apreseta uma função que bloqueia as fotos pessoais dos resultados do buscador.

Dicas de SEO para Instagram

Confira agora algumas dicas para aumentar o seu alcance no Instagram:

1- Preste atenção nas legendas

Na hora de escrever as legendas das suas fotos, use palavras-chave no início.

As palavras-chave chamam a atenção dos leitores e geram interesse pelo conteúdo.

2- Use hashtags

Uma vez que as legendas não podem ser pesquisadas, as hashtags são as responsáveis por ranquear a publicação. Desse modo, use palavras que tenham a ver com o seu post. Pense em termos que as pessoas podem pesquisar.

Por último, é importante lembrar: use com moderação.

3- Marque a sua localização

Ao marcar a sua localização você permite que o seu post apareça na busca quando outras pessoas pesquisarem por essa mesma localização.

Por exemplo, se a sua loja estiver localizada no bairro Bela Suíça, em Londrina (PR), e você fizer uma publicação marcando a sua localização, as pessoas que pesquisarem por esse bairro na busca certamente verão o seu post.

Assim, quanto mais específica for a sua localização, mais chances de aparecer na busca.

4- Escolha bem o seu nome de exibição

O nome de exibição é essencial na hora de otimizar o seu perfil. Isso porque ele também aparece nos resultados de busca.

Dessa forma, ele deve servir como complemento do seu user. Ou seja, se alguma informação essencial de apresentação não couber no user, coloque-a no nome de exibição.

Assim, se a sua marca for de roupas infantis e o seu user levar apenas o nome da marca, como por exemplo @sonhodeanjo, use como nome de exibição “Sonho de Anjo Roupas Infantis”.

Desse modo, quando alguém pesquisar por “roupas infantis”, o seu perfil aparecerá na busca.

5- Escolha com cuidado o nome de usuário

O @ é o campo mais importante do seu perfil, por isso tenha cuidado na hora da escolha.

Escolha um nome simples e que identifique bem você ou a sua marca.

Use a criatividade!

6- Poste no horário certo

Segundo dados do site Sprout Social, o melhor horário para fazer publicações no Instagram durante a semana, principalmente nos dias de quarta e sexta, é às 11h da manhã.

Sendo assim,  evite os domingos, porque não é um bom dia para postagens, tendo em vista que o volume de interações e engajamento é muito baixo.

7- Limite a quantidade de postagens

O ideal é publicar entre uma ou duas vezes por dia. Do contrário, corre o risco de você sobrecarregar o feed dos seus seguidores.

8- Utilize todos os formatos que a plataforma disponibiliza

Usar todas as ferramentas que o Instagram oferece aumenta a taxa de engajamento. Publique fotos no feed, faça stories e muito mais!

9- Abuse de boas imagens

Além de seguir todas as dicas anteriores, é muito importante pensar e planejar que tipo de imagem você deseja ter no seu perfil, tendo em vista que essa rede social é bem visual, e as imagens escolhidas vão funcionar como um cartão-postal da sua marca.

10- Faça contato com influenciadores

Ao seguir todos as dicas, chega o momento de pensar se deve ou não investir em parcerias com influenciadores. É importante pensar bem sobre os tipos de expectativas o seu perfil vai alcançar. Isso é fundamental para evitar fugas e frustrações de possíveis clientes que vão conhecer o seu perfil através de outros criadores de conteúdo.

O que evitar?

Algumas ações devem ser evitadas, como:

  • Cópia de conteúdos
  • Compra de seguidores
  • Uso de hashtags banidas
  • Uso de bots

Além de serem um empecilho para o SEO, essas ações podem fazer com que a sua conta seja bloqueada pelo Instagram. Gostou das dicas? Conta pra gente!

Referências: Rock Content, Tupiniquim, B2B Stack 

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