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fundo de funil

Como produzir conteúdo para o fundo de funil?

Neste texto, vamos conhecer todas as características do fundo de funil. Além disso, vamos mostrar a importância fundamental desta etapa para o seu negócio. Basicamente, é nesta etapa que o lead se transforma em cliente. Ou seja, nesta fase você deve conduzir este usuário para comprar seu produto ou serviço.

Vale lembrar que na etapa anterior, ou seja, no meio de funil, você produziu conteúdo ao máximo para chegar até aqui. No entanto, agora os esforços têm que ser mais diretos para realizar a venda.

Contudo, é importante saber que no fundo de funil tudo se baseia em conteúdo e suas divisões que se adequam a cada fase. Neste sentido, no Inbound Marketing, por exemplo, aprendemos a dividir o conteúdo para cada fase seguindo a maturidade do lead.

Sendo assim, por meio de conteúdos, você conduz o usuário nas três etapas (topo de funil, meio e fundo de funil), para o fechamento da venda.

O que é fundo de funil?

fundo de funil

Para entender o conceito de fundo de funil e sua utilização, vamos primeiro saber qual parte esta etapa de venda representa. Em síntese, esta etapa representa o momento decisório do lead.

Neste sentido, é quando o usuário está perto de tomar a decisão de compra. Com isso, nesta etapa, você precisa produzir conteúdo para esta decisão. Além disso, é importante considerar que o lead possui um conhecimento aprofundado em relação ao seu produto. Por este motivo, é uma etapa mais curta.

Objetivo do fundo de funil

fundo de funil

Basicamente, o objetivo do fundo de funil é levar o cliente ao fechamento do negócio. Portanto, é necessário o mais alto grau de convencimento. No entanto, uma característica mais própria desta etapa é o fato dela ser curta.

Vale lembrar que o período de tempo que o usuário permanece nas outras etapas pode ser bastante longo. O conteúdo aqui precisa ser mais direto e focado, pois o cliente está comprando várias possibilidades na concorrência.

Lembrando que toda a premissa do funil de conteúdo é educar o consumidor para a compra. Ou seja, faça conteúdo educando-o a tomar as suas decisões.

Neste sentido, toda a quantidade de informação que você forneceu até aqui precisa estar condizente com esta premissa.

Como produzir conteúdo para o fundo de funil?

fundo de funil

Basicamente, estes conteúdos estão relacionados ao reforço de autoridade. Portanto, aqui você aumenta a confiabilidade do potencial cliente, pensando até na sua fidelização.

Vamos conhecer algumas funcionalidades de conteúdos pensados para esta fase:

  • Mostrar o funcionamento de sua empresa;
  • Expor o diferencial da empresa e suas vantagens diante do mercado;
  • Mostrar relatos de sucesso de outros clientes.

Processo de Inbound Marketing

Antes de avançarmos e aprofundar o assunto, é interessante saber sobre o processo resumido de inbound marketing e suas etapas, relacionadas diretamente com o funil de conteúdo. Por exemplo:

  • Atrair;
  • Convencer;
  • Vender;
  • Fidelizar.

4 características do fundo de funil

Neste tópico, vamos apresentar 4 características de como precisa ser o conteúdo nesta etapa.

  1. Diretos e direcionados: você precisa direcionar seu conteúdo para efetivar a venda. Assim, ser persuasivo sem cair na propaganda é crucial neste momento.
  2. Exposição dos produtos: falar de seu produto considerando que você está em um campo com outros concorrentes. No entanto, sempre foque em uma sistemática educativa que conduza à venda.
  3. Falar das empresas: nesta etapa é permitido falar de sua empresa sem ser extremamente persuasivo no sentido de formatar somente um discurso autopromocional.
  4. Conduzir o lead: conduza com toda a sua perspicácia o lead para a solução de seu problema.

Tipos de conteúdo para o fundo de funil

Ofertas de tempo limitado: basicamente, nesta etapa você pode apresentar algumas ofertas como frete gratuito, cupons e promoções. Assim, você soma com toda a informação que já deu ao usuário um fator de vantagem. Portanto, este fator ajuda no ganho sobre a concorrência.

Catálogo: nesta etapa é preciso oferecer um catálogo com todos os produtos de sua empresa. No entanto, ele deve ser bem elaborado, com fotos, descrição e preços. Além disso, você pode disponibilizar este catálogo para seus leads em uma landing page.

Conversas com especialistas: a princípio, quando você fornece informação específica e especializada no assunto de seu segmento, você cria autoridade em sua marca e favorece ainda mais as chances de vendas.

Demonstração: oferecer experimentações gratuitas dos produtos é muito importante nesta etapa. Ou seja, quando você oferece uma situação em que o usuário consiga experimentar o seu produto, ele pode saber se este satisfaz a sua necessidade. Além disso, cria-se mais confiabilidade do potencial cliente com a sua empresa.

Objetivos do fundo de funil

Neste tópico vamos elencar alguns objetivos para você compreender ainda mais o que significa esta etapa:

  1. Criar conteúdos que demonstrem que seu produto é a solução.
  2. Aumentar a autoridade da marca. Ou seja, fundamentar bem o seu argumento sobre o produto.
  3. Direcionamento em ações diretas: criar conteúdos objetivos que esclareçam definitivamente o usuário para ele realizara a compra.
  4. Responder dúvidas: a princípio, ao responder estas dúvidas, você precisa ter a intenção de limpar todas as objeções deste usuário.
  5. Fidelizar o cliente: após a realização da venda invista em mais conteúdos informativos e testes sobre como está seu atendimento e logística. Neste sentido, você cria confiabilidade no cliente e o fideliza.

Ferramentas mais utilizadas no fundo de funil

1- Webinars

Esta ferramenta consiste em um tipo de palestra online. Portanto, ela gera proximidade e autoridade, dando a chance do consumidor esclarecer suas dúvidas ao vivo. No entanto, é preciso uma análise de seu público-alvo e fazer um roteiro baseado nestes dados.

Para fazer um webinar, você pode utilizar de algumas ferramentas gratuitas, como: Google hangouts, Facebook, Instagram, YouTube e outras versões para lives.

2- E-books

Basicamente, o e-book pensado para esta etapa deve levar em conta a sua persona, pois precisa criar impacto de relevância. Lembre-se que você não está sozinho e que na web existem muitos concorrentes. Portanto, quanto mais o seu conteúdo for afinado a seu público-alvo, mais vantagens você tira.

3- Mini vídeos

No mini vídeo, diferente do webinars, precisam ser bastante objetivos. Assim, em um vídeo rápido, coloque todas os seus diferenciais, vantagens, facilidades e o funcionamento. A pessoa que deseja ver um mini vídeo quer praticidade e objetividade.

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