A comunicação estratégica é um processo que visa alcançar objetivos específicos dentro de um cronograma, com a seleção e uso correto de canais de comunicação para alcançar uma audiência pré determinada, de forma eficiente e precisa com intuito de promover mudanças.
Em um negócio, por exemplo, a comunicação estratégica consiste em um planejamento que implementa, por meio de um conjunto de ações, mudanças no funcionamento interno e externo de seu negócio.
Entre as vantagens da comunicação estratégica estão: aumentar o destaque da sua marca no mercado, melhorar a imagem diante de uma crise, fazer rebranding, construir sua reputação ou motivar colaboradores.
Uma comunicação eficaz transmite ao seu público interno ou externo confiabilidade, aumentando então a segurança que possuem na sua marca. Na comunicação estratégica, três pilares são fundamentais na hora de definir como será a sua implementação:
- O que
- Como
- Quem
Quanto mais fortes esses pilares forem na sua estratégia de comunicação, maior será a sua eficácia.
O que é a comunicação estratégica?
O processo de planejamento e implementação de ações comunicativas com objetivo de alcançar metas específicas é chamado de comunicação estratégica. Em uma companhia, é uma abordagem sistemática para otimizar a comunicação empresarial.
Então, ao conceber ações de comunicação com a intenção de alcançar objetivos específicos com diferentes audiências, o negócio torna sua interação com o público mais eficiente e com respaldo para atingir suas metas globais.
Como definir uma comunicação estratégica?
Definir uma comunicação estratégica exige identificar os objetivos desejados com as ações de comunicação e a quem essa mensagem se destina.
A partir disso, exige analisar o cenário no qual a empresa se encontra, em questão de mercado e suas tendências e em relação à concorrência, para então definir o comunicado central e os valores a serem transmitidos.
Definidos esses passos, a escolha do canal de forma a alcançar corretamente a audiência é imprescindível, e essa seleção então pode envolver desde a intranet de uma empresa, até mídias sociais, campanhas publicitárias internas ou externas, entre outros. A partir daí, deve-se criar um cronograma para implementar a estratégia e monitorar seus resultados, a fim de efetuar ajustes e melhorias de acordo com a situação ou necessidade.
Como funciona na prática?
A comunicação estratégica pode ser aplicada de diferentes maneiras, de acordo com o objetivo definido na sua concepção.
Isso significa que a comunicação estratégica pode ser aplicada com a intenção de mudar a política interna de uma empresa, controlar danos de imagem que a marca pode sofrer, aumentar o destaque da companhia no mercado em relação à concorrência, melhorar a reputação de seu negócio, engajar funcionários, entre outras possibilidades.
Essas mudanças podem ser efetuadas a curto ou longo prazo, e contar com um conjunto de fatores, como a linguagem, o público destinatário, as metas pretendidas, a mensagem a ser transmitida, as técnicas a serem utilizadas e até mesmo as cores e símbolos usados para cada abordagem.
Qual é a importância da comunicação estratégica?
A comunicação estratégica auxilia as empresas a manterem uma comunicação clara e relevante com sua audiência e alcançarem seus objetivos de maneira eficaz. Neste caso, as vantagens são que, por meio desse processo, a marca aumenta a conscientização sobre si, melhora sua imagem e estabelece relacionamentos duradouros com seus colaboradores e consumidores.
Isso permite que as empresas foquem nas necessidades de seu público e se adaptem às mudanças no mercado, de forma a tomarem decisões rápidas e flexíveis em suas ações comunicativas. Contudo, uma comunicação estratégica bem elaborada e transparente também auxilia na manutenção da imagem da companhia, além de permitir prever e gerenciar crises, de forma a minimizar impactos diante de imprevistos.
Pilares da comunicação estratégica
A comunicação estratégica está sustentada em três grandes pilares, compostos por sete menores, porém igualmente importantes. São eles:
- O que se refere à mensagem e o tipo de informação que serão passados ao público.
- Como essa mensagem será disseminada, isto é, quais canais e meios serão utilizados para que a informação chegue até a audiência destinada, em um determinado ambiente.
- Quem é o público ao qual se destina a mensagem propagada, ou seja, é aqui que ocorre a segmentação dos tipos de destinatários para então construir um planejamento e determinar objetivos.
Esses pilares envolvem: planejamento, mensagem, público alvo, canais de comunicação, monitoramento e análise, flexibilidade e integração. Confira cada um em detalhes:
1. Mensagem
Se refere à informação que você deseja transmitir para sua audiência, e deve ser clara e relevante para seu destinatário.
2. Integração
A importância de que a comunicação estratégica esteja em conformidade com as demais áreas de atuação dentro da marca, a fim de possibilitar o alcance de objetivos e melhorias no relacionamento do negócio com o público alvo.
3. Planejamento
É o processo de desenvolvimento de uma estratégia de comunicação eficaz. Nele ocorre a elaboração de passos a serem dados para alcançar os objetivos desejados.
4. Canais de comunicação
Os meios pelos quais você se comunicará com a audiência selecionada importa. Seja por meio de videoconferências, redes sociais, intranet, e-mails, campanhas publicitárias, eventos, sites, ou outros canais..
5. Monitoramento e análise
Por meio de ferramentas específicas, é importante acompanhar e analisar o desempenho da sua comunicação estratégica a fim de determinar se está funcionando ou se necessita de ajustes e melhorias.
6. Flexibilidade
É a capacidade de alterar sua estratégia em tempo hábil e se adaptar às mudanças caso a abordagem adotada não funcione como deveria.
7. Público alvo
Entender as necessidades e dores do seu público é determinante para garantir que a mensagem transmitida alcançará seu objetivo.
Como estabelecer uma comunicação estratégica nas empresas?
Então agora que você já sabe o que é e como definir uma comunicação estratégica, entendeu seu funcionamento na prática e conhece a sua importância e seus pilares, vamos te falar como estabelecê-la nas empresas com eficácia:
- Defina seus objetivos com clareza: pretende aumentar as vendas? Comunique-se com seu setor responsável. Melhorias na imagem da marca? Fale com o setor de marketing. Fortalecer o relacionamento com os clientes? O setor de relações públicas será seu destinatário, e o público o dele.
- Conheça sua audiência: funcionários ou clientes? Homens ou mulheres? Jovens, adultos ou idosos? De onde são? Como são? Entender quem são o público alvo permite a personalização da mensagem e a escolha de canais apropriados para a disseminação da mesma.
- Utilize os canais corretos: Saber quem é sua audiência permite a escolha correta dos meios de comunicação. E-mails, campanhas publicitárias, redes sociais, videoconferências, eventos, intranet, sites, estão entre as variadas opções que você pode utilizar.
- Seja consistente: use corretamente a linguagem, cores, símbolos, formatos e conteúdos em sua comunicação, de forma a manter consistência em suas mensagens. Manter constância fortalecerá sua marca e contribuirá para que as informações transmitidas sejam claras e compreensíveis.
- Medir e ajustar: Mensurar o sucesso ou falhas da sua comunicação por meio de análises permitirá ajustar sua estratégia conforme a necessidade, de forma a alcançar suas metas.
Gostou de saber como a comunicação estratégica pode transformar a sua marca para seus clientes e colaboradores? Então compartilhe essa leitura com outra pessoa que se interessa pelo tema.
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Fonte: Rock Content Resultados Digitais Cortex-Intelligence