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Social Media Optimization

SMO: o que é e como otimizar seu conteúdo nas redes sociais

O SMO, que é a sigla para Social Media Optimization, é mais uma das “variações” do SEO, que é a ferramenta de otimização para alcançar o topo dos sites de pesquisa. Esse conjunto de técnicas visa otimizar e consolidar sua empresa nas redes sociais. Com o principal objetivo de estreitar a relação com o usuário e aumentar a receita da marca.

Social Media Optimization é um termo em inglês, que significa “otimização de mídias sociais” em português. No texto de hoje nós vamos te explicar tudo sobre essa nova ferramenta. Vamos lá?

O que é o SMO?

A otimização de mídias sociais é um conjunto de técnicas e estratégias que tem por objetivo consolidar sua empresa não apenas no site, mas também nas redes sociais. Isso, é claro, inclui as maiores, como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

Muitas marcas usam as redes sociais para se divulgar e manter contato com o público. Assim, nada mais natural que tentar otimizar ainda mais seu conteúdo. As técnicas de SMO permitem que você melhore todo o seu conteúdo, garantindo uma maior visibilidade para a sua marca nos canais de mídia.

Qual é a importância do SMO?

O Brasil está entre os cinco países que mais consumem redes sociais no mundo. Além disso, por conta dessa presença massiva do público nessas plataformas, cada vez mais marcas estão se lançando nas redes sociais. Portanto, usar as estratégias do SMO se fazem importantes para que sua marca se destaque entre as demais.

Por que investir em SMO?

Mesmo que você já tenha uma página de sucesso, é possível atingir ainda mais alto ao aplicar técnicas de SMO. Isso porque, atualmente, já não se diferencia tanto assim as técnicas de marketing para redes sociais e para mecanismos de busca. Dessa forma, para que você tenha um conteúdo de qualidade e um bom ranqueamento nas pesquisas de busca, é preciso alinhar ambas as estratégias.

Quais os benefícios desse conjunto de estratégias?

O SMO é um conjunto de estratégias que ajudam suas redes sociais. Mas, de que maneira? Bem, além de aumentar seu posicionamento e também seu engajamento, o SMO pode:

  • Alinhar o seu conteúdo, para que demonstre uma coerência entre os posts, mesmo que tenha uma rotatividade nos funcionários da área;
  • Maior interação e engajamento, já que, quanto mais você se comunica com seus clientes melhor;
  • Redução de custos com marketing, isso porque as postagens adequadas aumentam as chances de engajamento.

Principais técnicas de SMO

Busque os melhores horários e frequência de postagens

Para se atingir os melhores resultados possíveis com o SMO, é preciso conhecer os dias e horários em que o seu público é maior e engaja melhor com o conteúdo. Dessa forma, para aprender quais são esses horários, é preciso fazer testes.

Crie conteúdo “compartilhável”

Uma das maiores vantagens das redes sociais é que seu conteúdo pode ser compartilhado. Portando, o ideal é fazer com que seu público compartilhe seu conteúdo. Sendo assim, você pode começar a usar vídeos e gifs e, além disso, também pode usar legendas com CTAs.

Reutilize conteúdos

Com a velocidade e assiduidade que conteúdos são divulgados na internet, acaba sendo difícil manter a originalidade e qualidade de sempre. Dessa forma, não há nenhum problema em reutilizar aquele conteúdo incrível que foi postado há algum tempo. Isso, é claro, desde que seja remodelado e até divulgado em outro formato.

Como implantar?

Conheça seu público-alvo

O principal passo para implementar qualquer estratégia de otimização é conhecer seu público-alvo. Sendo assim, você pode usar métricas para conhecer o comportamento dos usuários que segue seu perfil. Dessa forma, você conseguirá criar um conteúdo mais segmentado e de qualidade.

Insira palavras-chave

Alinhar o SEO às estratégias de Otimização de Mídias Sociais é o ideal. Portanto, se recomenda que você faça uso de palavras-chave no seu conteúdo. Ou seja, você pode usar palavras-chave na descrição dos posts, na bio e títulos. Isso fará com que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade.

Otimize os títulos

Pode não parecer, mas um dos pontos principais para garantir engajamento nas redes sociais é o título. Sendo assim, procure criar títulos que explicitem o conteúdo que será debatido naquele post. Mas, é claro, sem entregar tudo, de uma forma que o usuário ainda ficará instigado a ler a matéria.

Quais são as diferenças entre SMO, SEO, SEM e SMM?

SEO

O SEO, que é a sigla para Search Engine Optimization, é o conjunto de estratégias que ajudam no ranqueamento de conteúdos em páginas da web. Essas estratégias são todas para ajudar a crescer de uma maneira orgânica.

SEM

O SEM, por sua vez, é levemente mais abrangente que o SEO. Isso porque o Search Engine Marketing, mescla estratégias orgânicas com estratégias pagas. Sendo assim, diferente do SEO, o SEM pode utilizar anúncios e links patrocinados.

SMM

Da mesma forma que o SEM está para o SEO, o SMM está para o SMO. Ou seja, o Social Media Marketing emprega as técnicas do SMO e também usa de estratégias pagas.

E aí, conseguiu entender tudo sobre essa estratégia? Vamos estudar mais um pouquinho com esses artigos aqui:

Geomarketing: o que é e como aplicar?

Marketing promocional: o que é e como tornar a estratégia eficaz

Field marketing: veja o que é e como funciona essa estratégia

Fontes: Neil Patel, Rock Content, Resultados Digitais

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