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Conteúdo de valor: o que é, qual a importância e como criar?

Quando ouvimos falar de conteúdo de valor, muitas vezes pensamos em um material rico em informações. Você concorda?

No entanto, para compreender seu significado exato, é fundamental enxergá-lo como uma ferramenta de marketing digital. Isso porque, no contexto do marketing digital, essa estratégia é amplamente utilizada.

A princípio, um conteúdo de valor tem o propósito de criar autoridade no assunto. Para isso, é essencial que seja relevante, ou seja, que seja um conteúdo que um determinado público deseje para ampliar seu conhecimento.

Nesse sentido, a produção de conteúdo de valor não apenas fornece informações relevantes, mas também contribui para estabelecer a expertise da marca, construindo confiança e engajamento com a audiência. Essa abordagem é essencial para o sucesso de estratégias de marketing digital.

Vamos saber um pouco mais sobre essa estratégia? Boa leitura!

O que é conteúdo de valor?

O conteúdo de valor é aquele que oferece informações relevantes sobre determinado assunto. Dessa forma, ele precisa ser rico em informações e novidades, proporcionando algo verdadeiramente novo.

Nesse contexto, é crucial que o conteúdo agregue valor ao conhecimento da pessoa que está pesquisando, caso contrário, isso poderá ser um fator impeditivo, uma vez que o objetivo é buscar novas ideias e informações. Em outras palavras, é necessário trazer revelações ou mudanças que atualizem o conhecimento do público.

Assim, o conteúdo de valor é gerado também por meio de postagens variadas, o que significa que não basta focar apenas na riqueza da informação. É fundamental diversificar as abordagens para manter o interesse e engajamento da audiência.

Dessa maneira, a produção de conteúdo relevante e variado não apenas atrai a atenção do público, mas também contribui para estabelecer a autoridade da marca no assunto, construindo uma relação de confiança e fidelidade com os consumidores.

Em cima disso, muitos podem imaginar que este conteúdo precisa ser bem complexo e com muitas palavras técnicas. Porém, este conteúdo de valor é mais focado na relevância. Isso quer dizer que você precisa saber as características de seu público para saber o que (e como) eles querem se informar.

E o que não é um conteúdo de valor?

A ideia central de um conteúdo de valor é informar, acrescentar uma informação nova e relevante. Indo de encontro a isso, tudo que não segue esse propósito pode ser desconsiderado um conteúdo de valor.

Logo, não podemos considerar de valor o conteúdo que:

Desinforma

É uma forma de conhecimento construído através de informações falsas, as quais podem ser propositais ou não. Logo, é uma estratégia bem negativa, pois pode induzir o seu público a tomar atitudes que podem induzi-lo ao erro. Você não deseja isso, né?

Não gera resultados

Quando o conteúdo não apresenta relevância, isso fica bem evidente, tendo em vista a ausência de resultados como:

Portanto, se esses resultados não estão acontecendo, é melhor repensar a sua estratégia.

É mais do mesmo

Isso quer dizer que o conteúdo produzido não está acrescentando algo novo ao seu público-alvo. Desse modo, é muito importante que as informações sejam bem selecionadas e que possam suprir as necessidades do usuário que busca por tal conteúdo.

Qual é a importância de criar um conteúdo de valor?

O conteúdo de valor é crucial para a sua empresa, pois gera engajamento e fidelização. Dessa forma, por meio desse conteúdo, você transforma leads em clientes e clientes em defensores de sua marca, o que é extremamente positivo para qualquer negócio, concorda?

Atualmente, a principal estratégia de marketing digital é o conteúdo. Isso ocorre porque o público não deseja ser apenas consumidor, indo além do simples ato de comprar. Portanto, a informação tornou-se um objeto de desejo para muitos.

No entanto, é importante lembrar que um conteúdo de valor só é possível após uma pesquisa do seu público. Isso porque as ideias e necessidades presentes nesse público determinarão o seu planejamento, com o objetivo de atrair a atenção para a sua marca.

Algumas vantagens de uma boa estratégia

Agora que sabemos um pouco mais sobre o que é conteúdo de valor e sua importância, não poderíamos deixar de listar algumas vantagens desse tipo de estratégia. Vamos ver quais são? Veja abaixo:

  • Fidelização: criar no cliente a expectativa de novas mensagens, ofertas e produtos;
  • Audiência qualificada: o conteúdo ajuda a delimitar mais seu segmento, proporcionando um público mais direcionado ao consumo;
  • Possibilita a interação com leads qualificados
  • Educa, informa e diverte.

Como criar conteúdo de valor?

Para criar um conteúdo de valor é fundamental levar em consideração as dicas abaixo, sempre pensando com a cabeça do seu público. Veja abaixo:

1- Seja abrangente e informativo

Quando você realiza uma pesquisa em seu segmento, compreende o comportamento de seu público e as palavras-chave mais utilizadas. A pesquisa de palavras-chave auxilia na compreensão das dúvidas de seus leitores.

Dessa forma, para criar um conteúdo de valor, desenvolva materiais que respondam a essas dúvidas. Além disso, crie conteúdos que estejam alinhados ao tema. Em outras palavras, é mais eficaz criar um tópico e desenvolver o texto a partir dele.

Ao adotar essa abordagem, você não apenas atende às expectativas do seu público, mas também otimiza a relevância do seu conteúdo para os motores de busca, contribuindo para um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

Portanto, a pesquisa de palavras-chave é uma ferramenta valiosa para orientar a criação de conteúdo, garantindo que este seja relevante, informativo e alinhado aos interesses e necessidades da sua audiência.

2- Conheça sua persona para criar um conteúdo de valor

A relevância do conteúdo depende do conhecimento do seu público. Em outras palavras, você só produzirá conteúdo de valor se conhecer bem a sua audiência.

Portanto, ao compreender os medos, sonhos e dores do seu público, você estará mais próximo de solucionar seus problemas.

A construção da persona traz consigo confiabilidade. Ou seja, quando você produz conteúdo que aborda as principais dúvidas, cria um público fiel. Além disso, aproxima-se mais do seu público-alvo, estabelecendo um vínculo mais forte, o que pode resultar em uma série de benefícios.

3- Tenha um ponto de vista

Produzir conteúdo de valor requer um ponto de vista único. Isso significa que se você abordar o que já está sendo dito, não trará novidade alguma.

Portanto, busque uma nova perspectiva sobre um tema desgastado e esforce-se para ser diferente. Além disso, é crucial criar uma visão inovadora sobre o assunto, algo que só você pode oferecer.

4- Use palavras-chave no conteúdo de valor

Para você se aproximar mais de seu público e saber sobre as suas buscas na web, nada como buscar por palavras-chave. Neste sentido, existem ferramentas gratuitas para isso como Answer The Public, Google Ads e Ubersuggest.

Além disso, você pode pesquisar no YouTube e Google sobre os principais conteúdos que estão sendo produzidos.

5- Utilização do Google Analytics

Basicamente, essa ferramenta gratuita do Google foi criada para entender a audiência do seu site. Neste sentido, ela monitora o tráfego de sites, blogs e lojas virtuais.

Conhecida como GA, essa ferramenta proporciona uma gestão repleta de vantagens, pois não está focada apenas no movimento do site, mas também analisa o comportamento dos usuários. Com esse controle, você tem mais possibilidades de criar um conteúdo de valor para o seu site.

De forma geral, o Google Analytics é uma ferramenta poderosa que oferece insights valiosos sobre o desempenho do seu site, permitindo que você compreenda melhor o comportamento dos visitantes, identifique áreas de melhoria e tome decisões embasadas em dados para otimizar a experiência do usuário e alcançar seus objetivos online.

6- Dê satisfação

Primeiramente, um conteúdo de valor é aquele que esclarece em meio a uma confusão de informações. Em segundo lugar, esse tipo de conteúdo é percebido como um conhecimento novo.

Além disso, para obter a satisfação de seus leitores, é crucial conhecê-los. Dessa forma, se o leitor é iniciante, escreva utilizando um vocabulário compreensível. Portanto, é importante que você explique termos que ele ainda não tenha ouvido, sem cometer equívocos.

7- Faça testes

O conteúdo de valor requer conhecimento de seu público. Neste sentido, descubra por meio de teste o que seu público quer. Assim, procure saber se seu público prefere vídeos, infográficos, carrossel, etc.

Logo, é importantíssimo que você saiba quais as preferências do seu consumidor, a fim de garantir um bom planejamento.

8- Tenha legibilidade no conteúdo de valor

A legibilidade de um texto não está só na gramática e ortografia corretas. Assim, em um conteúdo de valor, a legibilidade se constrói por alguns fatores como:

  • Escrever para o nível de compreensão de seu público;
  • Escrever de acordo com o canal que o conteúdo será divulgado, como linguagem e temáticas;
  • Utilizar os princípios da legibilidade que são: hierarquia, espaço em branco, contraste e consistência.

9- Participe de grupos

Faça ou participe de grupos e fóruns do assunto de seu segmento. Para criar um bom conteúdo de valor, você tem que participar de muitos eventos de seu nicho.

Portanto, ao compreender as necessidades das pessoas desses grupos você pode participar solucionando muitas dúvidas. Assim, você cria autoridade para você e sua marca.

10- Alerta do Google

Para saber sobre os conteúdos mais falados, você pode criar um alerta no Google. Neste sistema é possível alterar a frequência das notificações. Além disso, você pode saber os tipos de sites exibidos e seus idiomas e até quantos resultados deseja ver.

Outra vantagem desta ferramenta é que você pode ser avisado sobre notícias de seu interesse. Neste sentido, você fica atualizado sobre o seu segmento, produzindo um conteúdo de valor.

11- Influenciadores

Para criar um conteúdo de valor por meio dos influenciadores, você vai precisar focar no formato. Ou seja, de que forma eles compartilham informações. Desta maneira, você pode pesquisar influenciadores de diversos segmentos, os quais precisam estar alinhados com os valores defendidos pela sua marca.

12- Métricas

A análise de métricas também é importante para a produção de um conteúdo de valor, tendo em vista que ela te proporcionará dados importantes das suas ações. Dessa forma, você verá que assuntos o seu público prefere, e assim investir mais tempo, evitando perda de tempo e recursos.

Por último, é importante lembrar que nem sempre a variedade de assuntos traz bons resultados. Portanto, um repost ou tratar um mesmo assunto dando continuidade, pode ser bom.

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Referência: Orgânica Digital

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