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O que é nicho de mercado e como definir o seu?

Definir o nicho de mercado é uma das coisas cruciais para qualquer empresário. Porém, muitas pessoas que estão começando não sabem o seu conceito.

Saber o seu segmento antes de começar a pôr a mão na massa é um passo importante.  Este passo define também o seu público.

Muitas empresas que já são famosas atuam em vários nichos. No entanto, para começar, foi preciso definir um caminho principal. Neste texto, vamos passar por várias vantagens que envolvem o uso da definição de nicho de mercado.

Deseja saber um pouco mais sobre o que nicho de mercado? Continue com a gente!

O que é nicho de mercado?

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O nicho de mercado refere-se a um segmento específico e mais restrito de consumidores dentro de um mercado mais amplo. Esse grupo compartilha características ou necessidades particulares que não são atendidas pelo mercado em geral.

O nicho pode ser definido por vários elementos, como preferências demográficas, comportamentais, geográficas ou psicográficas dos consumidores. Como um exemplo disso, podemos ver a venda de hambúrgueres como um nicho dentro do setor de fast food. Porém, esse ainda é um setor bastante grande. No entanto, se você quer definir mais o nicho, pode chegar em hambúrgueres veganos, o que atenderia a necessidades e interesses específicos.

Contudo, é importante mencionar que podem haver nichos em que as necessidades ainda não foram totalmente atendidas, o que representa uma grande oportunidade para os empreendedores. A propósito, existem estratégias de marketing digital que ajudam o comerciante a achar estes nichos “não atendidos”.

Para entender melhor o conceito de nicho de mercado, vamos imaginar um setor bem específico. Imagine o mercado de guitarras elétricas, e dentro deste mercado existem pessoas que gostam de montar suas guitarras. Diante dessas informações, um nicho específico seria a venda de kits de montagens para guitarras personalizadas.

Portanto, encontrar e atender um nicho de mercado pode ser vantajoso para as empresas, pois permite uma segmentação mais precisa, maior lealdade ao cliente e menos concorrência. No entanto, também pode apresentar desafios, como um público-alvo menor e a necessidade de estratégias de marketing mais direcionadas.

Qual a importância de definir seu nicho?

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Definir um nicho de mercado traz muitas vantagens  para o crescimento da empresa, pois muitas empresas começaram com pequenos nichos e depois ampliaram seus negócios.

Vamos ver agora as principais vantagens de nicho de mercado:

1- Qualificação do público

Se você tem um nicho de mercado bem definido, tem menos concorrência. Além disso, você terá um público mais engajado.

Você pode em um momento de empatia se colocar no lugar do consumidor e ver a necessidade de segmentação de um produto ou serviço. Um exemplo disso é quando você quer um determinado produto que possa atender a sua necessidade, mas é difícil de encontrar. No entanto, quando você acha, não quer saber mais de outra marca. Portanto, você será parte do público fiel desta empresa.

Neste sentido, o engajamento e a fidelização são qualidades relacionadas ao nicho de negócios.

2- Menor concorrência

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Em mercados muito amplos, você terá como concorrentes muitas empresas famosas. Sendo assim, concorrer com players do porte das lojas americanas, Amazon, submarino e outras, é inviável.

Por outro lado, quando você explora um nicho de mercado específico você vai trabalhar nas lacunas destas grandes empresas. Ou seja, criar um modelo de negócios onde estas empresas não atendem demandas especializadas.

Portanto, estar em um nicho com pouca concorrência pode significar mais oportunidades para se destacar, estabelecer uma marca forte e conquistar uma base de clientes fiéis.

3- Mais facilidade na divulgação

Quando você define um nicho de mercado específico, a divulgação fica mais fácil por causa de sua persona. Isso quer dizer que se você já definiu seu nicho, já construiu a sua persona específica.

A partir dessa definição, você já sabe qual o comportamento dela na internet. Ou seja, saber que redes sociais que mais frequenta, que palavras-chaves utiliza em suas pesquisas. Além disso, você saberá outros elementos que definem a sua persona, como faixa etária, dados demográficos, escolaridade e outros.

4- Cria autoridade

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A boa definição do nicho de mercado irá gerar autoridade para a sua empresa. Ou seja, você se torna especialista em determinado segmento. Uma outra vantagem é a de que você pode se tornar referência no mercado e ser recomendado por clientes.

Por fim, lembre-se: ganhar autoridade em um nicho de mercado é um processo contínuo que requer consistência, dedicação e comprometimento.

5- Conseguir possíveis parcerias para seu negócio

Quando você possui um nicho de negócios específico é mais fácil trabalhar com influenciadores. Muitos deles são especialistas em determinados nichos e costumam opinar e fazer recomendações.

Além disso, eles apontam para novidades que estão surgindo no segmento. Tudo isso, junto com o alcance que eles têm, pode ser uma enorme oportunidade, e você poderá alcançar mais pessoas com essa estratégia.

6- Preços mais vantajosos

Quando há um nicho bem específico, e ele é pouco explorado, existe a possibilidade de você encontrar nisso uma oportunidade para definir o seu valor dentro do mercado. Isso quer dizer que você é quem vai ditar as regras.

Tipos de nicho de mercado

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Até aqui, vimos o que é nicho de mercado e quais suas vantagens. Além disso, vimos a importância da definição de nicho para uma empresa.

Contudo, é preciso saber também sobre alguns tipos de nichos, pois cada segmentação segue uma característica presente na sociedade.

Confira abaixo os 4 tipos de nichos existentes. São eles:

1- Segmentação demográfica

Esta segmentação de nicho de mercado é focada nas características sociais como: idade, renda, escolaridade e gênero. Para qualquer empresa esses índices são importantes, pois define o comportamento diante de muitos produtos e serviços.

Alguns serviços ligados, como serviço de hostel para estudantes, cervejarias e hambúrgueres gourmet e outros, usam esta segmentação.

Portanto, ao entender e segmentar o mercado com base nessas características demográficas, as empresas podem personalizar suas estratégias de marketing, design de produtos e experiência do cliente para atender de maneira mais eficaz às demandas de cada segmento demográfico em seu nicho de mercado.

2- Segmentação geográfica

Este tipo de segmentação leva alguns fatores em conta, como: a concorrência local, a localidade da empresa e traços culturais regionais.

Podemos ver alguns exemplos em produtos regionais, como erva-mate para habitantes das regiões sul; lojas de pranchas de surf no Rio de Janeiro etc.

No entanto, existem negócios que levam em conta somente a localidade e não os traços culturais. Um exemplo disso são lojas de roupa em São Paulo, cafeterias em Salvador etc.

Logo, o que precisamos ter em mente é que no contexto de um nicho de mercado, a segmentação geográfica pode ser crucial para direcionar produtos ou serviços para públicos específicos em diferentes localizações.

3- Segmentação comportamental

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Os nichos de mercado que usam esta segmentação pesquisam os hábitos dos consumidores.

Assim, estudam os feedbacks de produtos e serviços quanto a qualidade, atendimento e outras. Além disso, procura saber as vantagens de usar este tipo de produto.

Geralmente, os produtos que usam esta segmentação são produtos específicos para algumas categorias. Assim, roupas de ciclismo profissional, computadores e equipamentos de tecnologia para influenciadores, entre outros produtos específicos.

4- Segmentação psicográfica

As pesquisas focadas neste nicho de mercado olham para o estilo de vida, preferências culturais e personalidade. No entanto, existem também fatores de posicionamento diante do mundo e também de saúde. Logo, são escolhas que as pessoas fazem ligadas a seu comportamento e valores.

Para dar um exemplo, essa segmentação acontece em restaurantes vegetarianos e veganos. Além disso, pode acontecer em roupas e móveis que levam em conta a sustentabilidade.

Por fim, podemos pensar em um contraste entre esse tipo de segmentação e a segmentação geográfica. Logo, a segmentação demográfica, se baseia em dados como idade, gênero, renda, etc., enquanto a segmentação psicográfica se concentra mais nas motivações e nos padrões de comportamento dos consumidores.

 

 

Como descobrir o nicho de mercado do seu negócio?

Acompanhe abaixo os 5 passos para descobrir a sua segmentação de mercado:

Passo 1- Faça a pergunta sobre qual mercado você deseja atuar

Durante esse processo, para saber em qual mercado deseja atuar, é muito importante que você leve em consideração fatores como gostar do ramo.

Investir em uma área só pelo motivo de estar em alta é um grande problema, pois problemas podem surgir, e você precisará estar motivado para que eles sejam resolvidos.

Passo 2- Identifique um problema

Existem algumas formas de identificar problemas no mercado que esperam por soluções. Duas dessas formas são: quando você já conhece bem a área e quando você usa recursos como fóruns e busca de palavras-chave para ver quais são os problemas que precisam de soluções.

Os feedbacks costumam ser uma mina de ouro quando se trata da identificação de possíveis oportunidades de negócio.

Passo 3- Faça uma avaliação dos seus conhecimentos

Caso tenha interesse em um nicho, mas não domina o que ele representa, é fundamental investir em conhecimentos até que você se torne referência. Isso é fundamental para o sucesso, sobretudo porque você tem que viver esse estilo e valores propagados pelo seu negócio.

Por fim, um exemplo disso seria um restaurante especializado em comidas saudáveis. Isso quer dizer que você precisará entender bem sobre um padrão de alimentação saudável e viver essa realidade no seu negócio.

Passo 4- Fique de olho da demanda

Identificar a demanda é importante, pois se ela existe, existem pessoas que vão consumir com você caso esteja disposto a investir em soluções.

No entanto, é igualmente pensar em pesquisas a serem realizadas com possíveis clientes em potencial para investigar a possibilidade de investimento, pois se não há uma resposta positiva, pode ser que não seja uma boa ideia fazer investimentos no nicho em questão.

Passo 5- Faça uma análise da sua concorrência

Realizar uma pesquisa de mercado sobre a sua concorrência é um outro ponto importante, pois é possível evitar um mercado saturado e possíveis prejuízos.

Sendo assim, investir em um nicho é potencialmente promissor quando não há muitos concorrentes, ou ainda quando não há concorrentes. Infelizmente, isso é quase utópico né? Mas o importante mesmo é evitar um mercado que já esteja com um grande volume de soluções.

8 ferramentas que vão te ajudar a criar conteúdo para seu nicho

Veja algumas ferramentas que vão ser essenciais para te ajudar a criar conteúdo para o seu nicho:

1- Maps

O Google Maps pode ser uma importante ferramenta quando pensamos sobre fazer a segmentação de um nicho a partir de uma perspectiva geográfica.

Portanto, a dica é que você pesquise o tipo de estabelecimento somado aos fatores geográficos.

2- Google

O Google pode te oferecer ideias valiosas sobre oportunidades de negócio a partir do seu recurso de autocompletar. Use o seu produto como palavra-chave + adições como as preposições ‘de’ ou ‘para’ e os atributos ou adjetivos associados aos produtos.

Logo, a resposta pode ser um nicho em potencial para a sua pesquisa.

3- Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que permite analisar e comparar o volume de pesquisas sobre determinados termos ao longo do tempo e em diferentes regiões geográficas.

Ele oferece insights sobre as tendências de pesquisa na internet, permitindo que os usuários vejam quais termos estão ganhando ou perdendo popularidade, além de fornecer informações valiosas para análises de mercado, pesquisa de palavras-chave e compreensão do comportamento dos usuários online.

4- Quora

Essa ferramenta pode ser compreendida como uma versão mais séria do Yahoo! Respostas.

O Quora é uma plataforma online que permite aos usuários fazer perguntas, responder a questões de outros usuários e compartilhar conhecimentos em uma variedade de tópicos. Funciona como uma comunidade de perguntas e respostas, onde pessoas de diferentes áreas e experiências podem interagir, contribuir com informações e aprender com as respostas de outras pessoas.

A partir dessas informações, você pode obter dados valiosos para consolidar um novo nicho.

5- Facebook

O Facebook tem uma ferramenta que possibilita criar grupos para discussões de assuntos diversos. Portanto, fique de olho nessas discussões para se inspirar e criar soluções com um novo nicho.

6- SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta de marketing digital utilizada para análise de dados e estratégias de otimização de busca SEO ( Search Engine Optimization) e publicidade online, Search Engine Advertising.

Sendo assim, é um recurso bem valioso pois o SEMrush auxilia na identificação da presença real de um nicho de mercado e na avaliação do seu nível de concorrência.

7- Keyword Planner

O Keyword Planner é uma ferramenta fornecida pelo Google Ads, projetada para ajudar na pesquisa e seleção de palavras-chave para campanhas de publicidade online.

Além disso, ela oferece insights sobre o volume de pesquisa, a concorrência e o custo por clique estimado para determinadas palavras-chave, ajudando os profissionais de marketing a identificar termos relevantes para direcionar suas campanhas e melhorar o desempenho.

Esses pontos poderão te ajudar a identificar novas possibilidades de negócio.

8- Buzzsumo

O BuzzSumo é uma ferramenta de análise de conteúdo e pesquisa de tendências online. Ele permite aos usuários descobrir quais conteúdos estão performando melhor em termos de compartilhamento em diversas plataformas de mídia social.

Sendo assim, é um ótimo recurso para entender o que o público anda falando da sua marca, além de ajudar a antecipar tendências.

E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: Mídia programática: o que é, como usar e para que serve?

Referências: Rock Content, Neil Patel

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