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Infoprodutos: saiba o que são e os tipos que mais vendem

No meio digital, existem muitos tipos de comércio que vão de e-commerce à  infoproduto. No entanto, o e-commerce está relacionado a produtos físicos. Assim, se comercializa de forma online.

Por outro lado, o infoproduto é um produto de informação. Ou seja, tudo que se relaciona a informações técnicas, teóricas culturais e históricas. Neste sentido, é um produto do conhecimento.

Na internet, tem vários tipos de infoprodutos, como podcast, e-books, tutoriais, cursos, etc.

No entanto, se você quiser ser um produtor de infoprodutos tem que seguir alguns passos principais. Portanto, primeiro escolha o assunto de seu segmento e depois escolha como irá veicular seu conhecimento.

O que é infoproduto?

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Basicamente, são produtos digitais que focam na informação e no conhecimento. Sendo assim, podem ser fornecidos de forma paga ou gratuita. O seu formato pode ser muito variado, como vídeo aula, podcast e outros.

Como função principal, o infoproduto tem a missão de solucionar problemas e dúvidas. Contudo, você faz para uma persona específica. Isto requer uma pesquisa de público.

A veiculação de infoprodutos acontece no marketing de afiliados. Ou seja, quando um afiliado desenvolve um conteúdo de uma marca. Porém, se você é empresário e quer divulgar sua marca, nada impede que você mesmo desenvolva seus infoprodutos.

Além de todas estas funções, o infoproduto tem o objetivo de desenvolver a autoridade da empresa. Além disso, aumenta o relacionamento com o público. Assim, esta ferramenta é muito usada no marketing humanizado.

Principais tipos de infoprodutos

Agora você vai conhecer alguns tipos básicos de infoprodutos que circulam na internet.

Dessa forma, cada infoproduto tem uma função diferente e também pode ser destinado a públicos diferentes.

1- E-books

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O e-book é um infoproduto que serve para informar e divulgar ao mesmo tempo. Neste sentido, se você possui um e-commerce, ou elabora cursos, este infoproduto passa a ser uma isca digital. Ou seja, ele atrai muitas pessoas

Segundo pesquisas recentes, 27% dos profissionais de marketing usam o e-book. A elaboração de um e-book é pensada na persona. Assim, nele você pode colocar informações relevantes que vão além do básico porque é direcionado para seu público.

No entanto, é um dos infoprodutos que mais dá trabalho, pois precisa conter material visual e gráfico para ficar um trabalho apresentável e agradável. Contudo, todo este esforço pode valer a pena para seu negócio.

2- Webinars

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O infoproduto vai além de materiais escritos e mescla várias propostas. O webinar é um infoproduto a base de  vídeos ao vivo ou pré-gravados.

Geralmente, duram de 1 a 2 horas e você hospeda em seu site com o mínimo de recursos. O seu formato é como o de uma palestra, onde você explica cada tópico de seu assunto principal.

Segundo pesquisa recente, 24,9% das agências de marketing digital usam este recurso.

A propósito, se usa muito o webinar automatizado em estratégias de funil de vendas.

Contudo, um webinar ao vivo dá resultados melhores. A temática do webinar é o assunto de sua preferência. Ou seja, aquele assunto que você domina bem. Assim, o objetivo desta ferramenta é demonstrar autoridade em seu segmento.

Você pode oferecer este produto gratuito em troca de informação para objetivar formação de leads.

3- Comunidades privadas ou grupos no Facebook

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Estes grupos fechados favorecem um tipo de infoproduto. Isto acontece porque você cria um conteúdo especial para esse público em troca de um valor para acessar.

Contudo, eles podem ser gratuitos e você pode usar na divulgação de seu negócio. Desta forma, são considerados uma das melhores táticas de geração de leads para treinadores.

Assim, estes grupos são uma fonte de clientes em potencial formado por pessoas que querem informação e solução. Estes usuários estão dispostos a entrar para uma comunidade e pagar por uma associação que forneça dicas úteis para seus problemas.

Portanto, se você oferece este espaço informativo eles vão certamente se engajar.

Existem sites como slack ou Facebook em que você pode usar uma URL privada e uma senha. Isso tudo facilita o compartilhamento de dicas e informações com os participantes.

4- Pasta de trabalho

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Entre os infoprodutos, a pasta de trabalho é a mais fácil de elaborar. Assim, você pode criar este produto de informação para vender para vários segmentos.

Basicamente, as pastas de trabalho são formulários com perguntas e exercícios para as pessoas preencherem.

Para dar um exemplo, vamos supor que você é um coach imobiliário. Neste caso, você pode criar uma pasta sobre orçamentos. Ou seja, pode criar um orçamento para se livrar das dívidas antes de comprar uma casa.

5- Whitepapers

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Os Whitepapers são grandes artigos que tratam de assuntos específicos. Neste sentido, eles são mais simples que os e-books, pois não possuem o trabalho gráfico e visual.

Portanto, se você quer criar um material prático e rápido, o Whitepapers é ideal.

Além disso, você pode disponibilizá-lo para download em troca de informação de seu usuário.

6- Estudo de caso

A princípio, o estudo de caso é um texto que discorre detalhadamente sobre um assunto. Assim, você elenca tudo que está relacionado com este tema desde os pontos positivos até os negativos.

Este infoproduto é muito eficaz para ganhar confiança de seu público. É comprovado que o uso de estudo de caso pode aumentar as vendas em 185%.

Além disso, ele é muito importante na geração de leads.

7- Podcast

O podcast é o tipo de infográfico que se tornou mais popular nos dias de hoje. Geralmente, ele trata de um assunto por meio de seu conceito e historicidade. Contudo, apesar de serem profundos, se fazem de forma divertida e palatável.

Geralmente, são gravados em áudio e trazem narrações, histórias, debates e até entrevistas.

Eles lembram os programas de rádios antigos e são muito populares por isso. Além disso, se você quiser produzir este tipo de infoproduto, é preciso conhecer o público do podcast.

Basicamente, você pode focar em pessoas que têm rotinas corridas mais gostam de se informar.

8- Lista de verificação

Geralmente, este infoproduto tem formato escrito e se baseia em uma lista focada em passos. Ou seja, para um entendimento de um assunto. Assim, ela pode ir desde algo bem simples sobre como planejar suas férias até uma montagem de uma bicicleta.

Neste sentido, funciona como verdadeiro manual, só que mais divertido e palatável.

Para quem tem um negócio online, ela é muito promissora. Ou seja, convertem leads da melhor qualidade. Além disso, são ótimas iscas digitais e você consegue muitas informações dos usuários.

9- Videocast

Este tipo de infoproduto vem crescendo ultimamente. Isto acontece porque as pessoas estão preferindo os vídeos em vez de conteúdos escritos.

Vale lembrar que atualmente o youtuber é uma profissão  consagrada porque trabalha com infoprodutos visuais.

No entanto, se você quer se firmar como um comunicador de informação, vale a pena apostar em podcast e videocast com o mesmo conteúdo.

Neste sentido, você pode criar uma estrutura em que você filma seus podcasts. Assim produz um mesmo produto para dois veículos de mídia.

10- Relatório de pesquisas

Este infoproduto é muito indicado para quem converter leads em clientes. Geralmente, traz infográficos e se dirigem a clientes. Assim eles trazem conhecimentos sobre oportunidades e redução de riscos.

Basicamente, são focados para quem tem e-commerce e não quer perder clientes e nem perder para seus concorrentes.

Além disso, os relatórios de pesquisas de mercado permitem que seu público resolva os desafios de seu negócio.

 

E então, gostou da matéria? Continue com a gente e leia também: O que é nicho de mercado e como definir o seu?

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