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Pesquisa de mercado: o que é, como se faz e quais os tipos?

Pesquisa de mercado: o que é, como se faz e quais os tipos?

Para iniciar um negócio, antes de tudo, é essencial compreender se é realmente viável. Nesse sentido, a pesquisa de mercado torna-se fundamental para qualquer empreendedor que deseja estabelecer-se no mercado, proporcionando vantagens significativas em relação à concorrência.

Apesar de alguns considerarem esse tipo de pesquisa uma perda de tempo, é sempre melhor não arriscar, não é mesmo?

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para que o empreendedor compreenda as demandas e necessidades do público consumidor, visando tomar decisões para um planejamento mais assertivo.

Dessa forma, trata-se de uma maneira eficaz de coletar informações para a definição de estratégias mais aprimoradas. Essa pesquisa pode ser conduzida de duas formas:

  1. Primária: a pesquisa é realizada pela própria empresa.
  2. Secundária: nesse caso, a coleta é realizada por terceiros, como profissionais especializados nessa área.

Realizar uma pesquisa de mercado de maneira adequada proporciona insights valiosos que podem influenciar diretamente o sucesso do negócio, auxiliando na identificação de oportunidades e na antecipação de desafios.

Para que serve uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é necessária para compreender mais sobre como os concorrentes estão operando.

No entanto, é importante ressaltar que verificar a concorrência não é o único objetivo dessa pesquisa. Abaixo estão algumas vantagens adicionais:

  • Descobrir informações estratégicas;
  • Criar segmentos inéditos;
  • Desenvolver estratégias mais competitivas;
  • Testar a viabilidade de um empreendimento;
  • E muito mais.

Esses são motivos que justificam a realização de uma pesquisa de mercado para além da simples análise da concorrência.

Assim, ao conduzir uma pesquisa abrangente, o empreendedor pode obter insights valiosos para orientar diversas áreas do seu negócio, desde estratégias de marketing até a identificação de oportunidades de inovação e diferenciação no mercado.

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

Agora que sabemos um pouco mais sobre o que é pesquisa de mercado, que tal conferir os tipos existentes dessa estratégia? Acompanhe abaixo:

1- Satisfação dos clientes

É a melhor forma de obter feedbacks, pois a sua opinião é decisiva para a sua permanência no mercado.

Sendo assim, invista em pesquisas para entender e melhorar ainda mais a sua presença no mercado.

2- Hábitos de consumo

Ao entender um pouco mais sobre os hábitos de consumo, você, como empreendedor, poderá entender um pouco mais sobre as demandas e necessidades do público-alvo.

Outra vantagem é a oportunidade de negócio novos para a sua empresa.

3- Satisfação dos colaboradores

Os colaboradores da sua empresa são fundamentais para a existência de uma marca. Sendo assim, quanto mais engajados e bem relacionados com a sua empresa, melhor.

Lembre-se: a valorização e a forma como você trata os seus trabalhadores são primordiais, pois isso vai refletir exatamente na forma como os seus consumidores percebem a sua marca.

4- Força da marca

Esse tipo de pesquisa é importante para entender a força da sua empresa em relação ao concorrentes.

Isso é muito importante, tendo em vista que é uma forma de medir os pontos fortes, além de entender quais os pontos que merecem melhorias.

Como se faz uma pesquisa de mercado?

Para realizar uma boa pesquisa de mercado, você precisará:

Passo 1: definir o problema

Aqui é o momento em que você vai definir o problema que deseja resolver. Para isso, você poderá fazer algumas perguntas, como:

  • O quanto o cliente confia na minha marca?
  • Por que o meu concorrente está conseguindo mais clientes do que eu?

Isso definirá o problema e o objetivo que vai guiar a sua pesquisa de mercado.

Passo 2: definir a amostra

É o momento de selecionar a amostra para que você obtenha os resultados. Sendo assim, procure selecionar pessoas que apresentem o mesmo comportamento de consumo, ou seja: o seu público-alvo.

Passo 3: coletar os dados

Há três tipos de métodos para coletar os dados:

  1. Observação: Você pode observar como o seu público consumidor se comporta a partir da definição de um aspecto a ser observado dentro de um determinado comportamento.
  2. Pesquisas online: Use pesquisas online e, para garantir maior efetividade, ofereça recompensas em troca da participação dos seus clientes.
  3. Entrevista pessoal: Exige um pouco mais de tempo do que as duas anteriores. Afinal, é um tipo de entrevista que vai ser feita frente a frente com o cliente.

Passo 4: analise os dados

Você precisará separar os dados em categorias, de acordo com o tipo de pesquisa realizada: quantitativa ou qualitativa. Com isso, ficará mais fácil de observar os resultados.

Passo 5: tome decisões

Depois de concluir todos os passos, é o momento de você pensar em qual estratégia adotar para aperfeiçoar o seu planejamento.

Quais são as vantagens de fazer uma pesquisa de mercado?

Dentre as vantagens de se fazer uma pesquisa de mercado, estão:

Entender um pouco mais sobre a estratégia dos seus concorrentes

Acompanhar um pouco mais o que os seus concorrentes estão fazendo é uma forma fica de se inspirar e, até mesmo, inovar.

Identificar oportunidades

Essa é uma vantagem importante, pois permite que você perceba algumas demandas ainda inexistentes no mercado. Isso pode ser decisivo e colocar você a frente da concorrência.

Conhecer seu público-alvo

Inclui entender um pouco mais sobre qual o comportamento dos seus consumidores, de modo a conquistar ainda mais a sua atenção.

Analisar a disponibilidade e o desempenho de outros empreendimentos do mercado

Isso quer dizer que há uma cadeia de atividades que sustenta o seu negócio: sejam fornecedores, colaboradores etc. Portanto, fique atento a isso para evitar maiores problemas.

Quais são as principais ferramentas para fazer uma pesquisa de mercado?

Acompanhe abaixo as principais ferramentas para fazer uma pesquisa de mercado:

  1. SEMRush: tem um recurso para acompanhar palavras-chave que seus concorrentes estão usando e compará-las com as suas;
  2. Website Grader: analisa os resultados do seu site e do site dos seus concorrentes.
  3. Buzzsumo: acompanha e monitora as publicações dos seus concorrentes;
  4. Typeform: ferramenta muito prática e intuitiva para realizar entrevistas com os clientes.
  5. Opinion Box: cria pesquisas com a ajuda de especialistas.
  6. SurveyMonkey: tem modelos prontos de templates, os quais auxiliam na elaboração de pesquisas a partir dos seus objetivos.
  7. Think with Google: apresenta conteúdos sobre comportamento do consumidor, relatórios e mais.
  8. Sebrae: grande referência de conteúdos para empreendedores.

Viu só como a pesquisa de mercado pode ser uma grande aliada para o planejamento do seu negócio? Agora é colocar em prática as nossas dicas!

Referências: Rock Content, Resultados Digitais

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