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9 formas de utilizar o marketing de retenção nas redes sociais

As mídias sociais se tornaram um meio de comunicação, mais até do que apenas diversão. Neste cenário, o marketing de retenção em mídias sociais leva em conta todo fluxo comunicativo das redes sociais.

O formato do conteúdo, e o jeito de se comunicar com o público, se tornou mais importante. Portanto, se você quiser criar uma estratégica de engajamento em mídias sociais, precisa estar atento a esta nova era das redes: privilegiar a interação e mais proximidade com o público.

Assim, você deve se perguntar como participar dessa grande conversa das mídias sociais. Além disso, precisa saber como veicular conteúdo de qualidade para praticar o marketing de retenção.

Vamos entender melhor sobre as formas de utilizar o marketing de retenção nas redes sociais? Boa leitura!

O que é marketing de retenção?

O marketing de retenção é construído através de estratégias que mantenham os clientes satisfeitos e engajados, a fim de fazer com que consumam mais.

Neste sentido, o fundamento que norteia o marketing de retenção é a proximidade. Isso que dizer que, na comunicação com seu público-alvo, você precisa esquecer um pouco de ser empresa e se tornar um amigo. Sendo assim, o objetivo dessa estratégia de marketing é fazer com que os seus clientes continuem consumido com você.

A comunicação, portanto, precisa ser mais próxima e mais dialógica, com o objetivo de estabelecer um diálogo de fala e escuta. Sendo assim, é preciso se comunicar, mas também saber que imagem o público faz de meu perfil.

Algumas questões importantes:

  • O que o seu público faz;
  • Qual sua idade;
  • Do que eles gostam;
  • Você entrega informação ou faz seu público rir;
  • Por que motivo eles passariam algum tempo nas redes com você.

Dessa forma, toda construção de um negócio de sucesso inclui o marketing de retenção. Essa construção vai além da conquista de novos consumidores. Assim, a retenção de clientes também é necessária.

Trabalhar em prol da fidelização usando a proximidade com o seu público caracteriza este tipo de marketing. Atualmente, é comprovado que as empresas que aumentam a sua taxa de retenção em até 5% obtêm aumento de seu lucro entre 25-95%, por exemplo.

9 estratégias poderosas de retenção de clientes

Agora você vai conhecer 9 estratégias decisivas para reter e fidelizar seus clientes. Confira abaixo:

1 – Foque na criação de uma experiência positiva no marketing de retenção

Para agir de acordo com o marketing de retenção, você precisa proporcionar ao seu cliente uma experiência positiva. Assim, o serviço e a experiência do cliente determinarão se ele continuará ou não a oferecer suporte ao seu negócio.

Neste sentido, é muito importante a eficiência  no atendimento. Certifique-se se sua empresa está fornecendo um processo eficaz de experiência de compra aos seus consumidores.

2 – Implemente programas de fidelidades

No marketing de retenção, programas de fidelidades são, na verdade, programas de retenção. Portanto, eles são utilizados com eficácia para aumentar a frequência das compras.

Dessa forma, uma das estratégias que você pode efetivar é a criação de programas de fidelidade para incentivar os consumidores. Assim, ofereça recompensas ao consumidor que faz compras repetidas, a exemplo de cupons de desconto para as próximas compras, ou ainda oferecer brindes. Veja as possibilidades dentro do seu ramo de negócio e abuse da sua criatividade. 

3- Fale o mesmo idioma de seu público alvo no marketing de retenção

No marketing de retenção, vale muito o fator proximidade. Sendo assim, você precisa utilizar uma comunicação mais próxima de seus clientes. Assim, você pode usar mais emojis, postar mais vídeos ou GIFs, ou utilizar uma linguagem mais informal.

Além disso, outra maneira de praticar a proximidade no marketing de retenção é estar onde seus clientes estão. Ou seja, confira diferentes contas de usuários, páginas e grupos que você possa encontrar seus seguidores.

4 – Fique em contato

No marketing de retenção você tem que estar na mente dos clientes, mantendo contato com eles. Afinal, você conhece aquele ditado, né? “Quem não é visto… não é lembrado”!

Por isso é tão importante alcançar, constantemente, os seus consumidores por e-mail. O e-mail é considerado uma poderosa ferramenta no marketing de retenção. Portanto, você pode usá-la para construir relacionamentos positivos com seu público através de dicas, apresentando novos produtos.

Com isso, para utilizar esta ferramenta, você pode enviar e-mail de divulgação para ofertas especiais e atualizações de produtos. Além disso, cumprimentar seus clientes em seus aniversários e também criar comprimentos cotidianos como dizer “olá” aos seus clientes.

5 – Tente respostas rápidas

O cliente quer ser atendido em suas dúvidas de maneira rápida e eficaz. Portanto, em uma estratégia de marketing de retençãoé fundamental responder às dúvidas de seus clientes de maneira atenciosa e até personalizada.

Crie estratégias de atendimentos eficazes, responsáveis e rápidas. Só assim é possível aumentar a lealdade do cliente e criar até um defensor de sua marca.

6 – Aprecie seus clientes recorrentes

Quando você tem gratidão aos clientes que voltam ao seu negócio e, além disso, demonstra esse sentimento, você já tem uma vantagem. Ou seja, diante da concorrência, ser grato ao seu público fará com que você se destaque mais, ganhe mais visibilidade.

Neste sentido, o fato de você valorizar o seu cliente recorrente vai contribuir para reter seus consumidores existentes. Assim, quando você agradece a escolha de sua marca, valoriza e aprecia suas compras, já é um movimento em prol da estratégia de retenção.

No entanto, é sempre bom criar um sistema de recompensas concretas, como descontos especiais, presentes, produtos gratuitos e outras. Gritar para os seus clientes nas redes sociais é uma ótima maneira de mostrar sua valorização.

7 – Crie conteúdos personalizados para o marketing de retenção

No marketing de retenção, a segmentação de clientes com conteúdos personalizados é um valor inestimável. Portanto, crie conteúdos relevantes e incentive seus clientes existentes.

Assim, eles se sentirão pertencentes e conectados à sua marca e voltarão para o seu site para realizar novas compras. Sendo assim, um simples e-mail personalizado pode ajudar a construir um relacionamento significativo a longo prazo.

Além disso, o envio de tweet personalizado respondendo a uma menção de um usuário ou respondendo mensagens diretas no Instagram são ações que fazem a diferença.

8 – Peça feedbacks

Existe um valor muito grande dado ao feedback de sugestões no marketing de retenção. Ou seja, muitas empresas perdem recursos quando não ouvem os seus clientes. É sempre positivo pedir opiniões aos seus clientes. Além disso, deixe evidente o quanto os pensamentos deles são importantes para a marca.

Antes de só pensar em seus produtos, e como eles resolverão os problemas de seus clientes, fale com os consumidores. Assim, descubra para que eles precisam de soluções e como você pode ajudá-los. Dessa forma, você conseguirá elaborar um planejamento mais assertivo para conseguir alcançar os objetivos traçados pela sua empresa. 

9 – Construa uma forte lealdade com os funcionários

O relacionamento interno de uma empresa tem muito valor para o marketing de retenção. Neste sentido, a fidelidade dos funcionários determina a taxa de retenção de clientes. Quantos mais felizes forem seus funcionários, mais satisfeitos ficarão seus clientes.

Assim, garanta recursos necessários aos seus funcionários para que tenham um desempenho eficiente. Reconhecimento e elogio para ações específicas são ótimos para que as pessoas repitam a eficácia de seu trabalho.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o marketing de retenção, que tal colocar a mão na massa?

Referências: Dito blog, Send Pulse, Ideal marketing

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