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Análise de concorrência: como começar a fazer passo a passo

Análise de concorrência: como começar a fazer passo a passo

A análise de concorrência é a prática de monitorar regularmente as empresas que estão no mesmo nicho de mercado que a sua marca.

Ou seja, é o ato de observar os seus concorrentes, com o objetivo de criar e melhorar suas próprias estratégias.

Entre os aspectos que podem ser analisados, estão:

  • Preços ofertados;
  • Gestão comercial;
  • Experiência do cliente etc.

Assim – através dessa análise – é possível identificar os riscos e as oportunidades que são capazes de prejudicar ou de impulsionar as suas vendas.

Nesse sentido, a análise de concorrência é essencial para as etapas de planejamento e de gerenciamento de vendas do seu negócio.

Qual é a importância da análise de concorrência?

Além de identificar os riscos que podem prejudicar as suas vendas, a análise de concorrência permite que você tenha noção de como a sua marca está posicionada no mercado em relação a outras empresas que disputam o mesmo público que você.

Dessa forma, ela permite que você identifique os pontos em que o seu negócio precisa melhorar, e crie estratégias que incrementem as suas vendas e impulsionem o seu faturamento.

Assim, a sua marca pode se tornar cada vez mais competitiva.

Como fazer a análise de concorrência?

É mais simples do que parece, basta:

1 – Definir quem é a sua concorrência

Ou seja, identificar quem são os concorrentes no nicho de mercado em que você atua.

2 – Estabelecer os objetivos da análise

Ao estabelecer os objetivos da análise, você direciona o seu olhar para o ponto específico que você pretende reconhecer.

Dessa forma, ela se torna mais eficiente.

3 – Escolher os aspectos que você vai analisar

Você precisa determinar quais critérios você pretende considerar ao fazer a sua análise, pois isso aumentará a assertividade da sua estratégia.

4 – Determinar seu método de pesquisa

Ou seja, definir como você vai coletar, organizar e analisar os dados encontrados.

5 – Coletar os dados

Por fim, você precisa coletar os dados.

Para isso, navegue pelos e-commerces dos seus concorrentes; analise as suas redes sociais; visite as suas lojas físicas etc.

Feito isso, apresente as informações às áreas e pessoas envolvidas para que elas possam desenvolver um plano de ação eficiente.

Ferramentas gratuitas para ajudar na análise de concorrência

Confira abaixo as principais ferramentas gratuitas que vão te ajudar na hora de fazer a análise de concorrência:

1 – Google Alerts

Essa ferramenta permite configurar alertas sobre menções da sua concorrência na mídia.

Dessa forma, você pode ficar por dentro do que está acontecendo.

2 – Reclame aqui

O Reclame aqui pode ser um grande aliado na hora de fazer a análise da concorrência.

Isso porque, através dele, você pode observar os pontos em que a concorrência deixa a desejar e, assim, oferecer aquilo que está faltando.

3 – Ubersuggest

Por sua vez, o Ubersuggest permite que você saiba o tráfego mensal estimado para as páginas e as palavras-chave em que o site costuma ficar melhor posicionado.

Estratégias para se destacar da concorrência no e-commerce

Para se diferenciar dos seus concorrentes e se destacar no e-commerce:

1 – Estabeleça seu público

Além de estabelecer o seu público, você precisa conhecê-lo.

Nesse sentido, é importante que você entenda o seu comportamento e as suas necessidades.

Para isso, leve em consideração informações como idade; gênero; nível socioeconômico etc.

Dessa forma, a tarefa de satisfazer os seus consumidores ficará mais fácil.

2 – Otimize a sua página de vendas

Se o carregamento de páginas do seu site for lento, o cliente perderá a paciência e buscará por outro e-commerce.

Por isso, é de extrema importância aumentar a velocidade e a qualidade da sua página de vendas.

Além disso, os layouts responsivos para a versão mobile do seu site, assim como as boas páginas de checkout e de finalização são fundamentais para uma boa experiência de compra.

A interface; o conteúdo; o design; e as descrições também fazem a diferença, por isso, se atente aos detalhes.

3 – Dê diferentes alternativas de pagamento ao consumidor

No seu e-commerce, você pode adotar meios de pagamento como boletos bancários; cartões de crédito e débito; transferências bancárias; plataformas de pagamento online etc.

O que importa é que o consumidor tenha diversas opções de pagamento, pois isso possibilita maior acesso aos seus produtos e serviços.

4 – Ofereça atendimento ao cliente exclusivo e de qualidade

Ou seja, disponibilize suporte via chat antes, durante e depois da compra; e responda tudo o mais rápido possível.

Uma boa ideia para o pós venda, que tem o objetivo de fidelizar o cliente, é oferecer brindes com descontos e/ou frete grátis para a próxima compra.

Além disso, se a sua empresa vende algum tipo de produto que necessita de instalação, você pode presentear o seu cliente com tal serviço gratuito, por exemplo.

O bom atendimento é essencial para o retorno do consumidor ao seu negócio.

5 – Faça liquidações e parcerias + ofereça produtos exclusivos

As liquidações, parcerias e produtos exclusivos são ótimas formas de prender a atenção do seu público e te diferenciar da concorrência.

Isso porque cada uma delas oferece possibilidades e facilidades que só a sua marca pode proporcionar ao seu comprador.

Nesse sentido, nunca deixe de inovar.

6 – Crie conteúdos de qualidade

Ou seja, crie conteúdos relacionados ao nicho e divulgue-os no seu blog e nas suas redes sociais.

Em síntese, são eles que irão criar um elo de identificação e fidelização com o seu cliente.

7 – Seja responsável e transparente em relação aos seus produtos

Indique a origem dos seus produtos; personalize selos de comprovação; providencie os selos oficiais que são distribuídos por organizações ecológicas.

Ações como essa deixarão a sua marca em posição de destaque em relação à concorrência.

Isso porque, nos tempos atuais, os consumidores têm se preocupado cada vez mais com a preservação de recursos naturais.

Dessa forma, busque por economia, agilidade e responsabilidade na hora de empreender.

 8 – Desenvolva uma personalidade

Assim como uma pessoa, a sua marca precisa ter personalidade.

É a voz própria da sua empresa que vai transmitir a todos a sua cultura.

Dessa forma, delimite bem as suas características.

E aí, já tá pronto para fazer uma análise de concorrência?

Conta pra gente!

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Aproveite e confira: Automação para e-commerce: o que é e como você pode fazer

Fonte: Nuvemshop

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