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15 dicas imperdíveis de marketing para hamburgueria

16 dicas imperdíveis de marketing para hamburgueria

As hamburguerias estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, porque fazem parte de um setor que cresce mais a cada ano. Com isso, surgem novas empresas, que carecem de um marketing para hamburgueria a fim de se destacarem entre a concorrência cada vez mais acirrada. Adotar essa estratégia é essencial para fazer seu negócio se sobressair e atrair cada vez mais clientes.

A importância do marketing para garantir o sucesso de uma empresa é grande, e no segmento das hamburguerias, não é diferente. E apesar de ser fundamental definir um nicho, criar uma identidade marcante e investir em redes sociais, é ainda mais essencial criar um cardápio variado e criativo, utilizar ingredientes de qualidade e adotar um ambiente acolhedor, único e descontraído para a sua hamburgueria.

Pensando nisso, reunimos ao longo da nossa matéria 15 dicas valiosas para criar ou ainda melhorar o marketing da sua hamburgueria e seduzir a atenção de seus clientes.

15 dicas para fazer um marketing eficiente para hamburgueria

Se você deseja abrir ou já tem uma hamburgueria, quer aumentar suas vendas e conquistar mais clientes, o marketing é o meio essencial para atingir esses objetivos. Pensando nisso, separamos 15 dicas para fazer uma estratégia eficiente para impulsionar a sua hamburgueria:

1. Defina seu público-alvo

Conhecer sua audiência é fundamental para criar campanhas personalizadas. Ou seja, se a maioria dos seus clientes são jovens, suas abordagens de marketing devem ser bem descontraídas e utilizar uma linguagem mais informal. Se é um público mais velho, com gosto pelo clássico, aposte em um ambiente retrô, em referências saudosistas e em um atendimento mais familiar e polido.

O McDonald’s, por exemplo, quando resolveu acompanhar seu público nostálgico e fiel e reformular a marca, dessa vez surfando na onda das hamburguerias gourmets, deu um ar mais maduro aos seus ambientes, utilizando cores mais sóbrias e escuras em contraste com o branco, abraçando de vez as novas tendências, como as campanhas virais e o marketing de guerrilha cada vez mais criativos e envolventes, além da linguagem informal e divertida, voltada aos millenials e aos jovens da geração Z.

2. Crie uma identidade visual marcante

A identidade visual da sua hamburgueria deve ser atraente e marcante, com cores e elementos que reflitam a personalidade do seu negócio. Um bom exemplo, nesse caso, é a hamburgueria “The Black Beef”, que utiliza um design forte e moderno em todas as suas comunicações.

Outros exemplos são hamburguerias que apostam em temas atemporais, focando em cativar públicos de diversas idades, porém com gostos específicos, como o visual retrô de Riverdale, medieval ou cyberpunk. E devem trazer esses elementos também aos cardápios, embalagens e materiais de divulgação de seus restaurantes, pois isso faz muito sucesso entre os entusiastas.

Grandes exemplos são a Steam Factory, que aposta em uma ambientação steampunk – um estilo estético repleto de engrenagens e outras decorações que remetem a tecnologias à vapor da ficção científica do século XIX -, e a Travessa do Bruxo, que conversa diretamente com a cultura pop, trazendo elementos da franquia Harry Potter ao seu ambiente temático e único.

3. Invista em redes sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta de marketing para hamburgueria, especialmente para interagir com seus clientes e criar promoções exclusivas. Inclusive, a hamburgueria “Burger Joint New York” é um exemplo de uso eficiente de redes sociais, com uma presença forte no Instagram e criação de campanhas de marketing exclusivas para seus seguidores.

Porém não se limite, diversifique e permita ao seu público encontrar sua marca em diversos canais, o que inclui até mesmo investir em tráfego pago, como anúncios no Instagram, Facebook e Youtube.

Você ainda pode aproveitar as redes para promover eventos online e concursos com a sua audiência, divulgar canais de atendimento extra e até divulgar um cardápio surpresa só para seguidores, entre outras formas de engajar a comunidade, como postagens com marcações valerem um brinde ou item do cardápio na visita do cliente.

4. Tenha um cardápio variado e atrativo

Seu cardápio deve ser claro, bem organizado e ter opções variadas para atender aos gostos e necessidades dos seus clientes.

Ou seja, pode ser uma boa pedida oferecer versões famosas de seus lanches para clientes vegetarianos e veganos, ter o lanche do dia ou até criar rodízios com versões mini dos sucessos e novidades da casa.

Outra ideia que também pode enriquecer o cardápio e a sua hamburgueria é a criação de opções para consumo de grandes grupos ou famílias. Combinados ou versões gigantes, e até competições para divertir e diversificar a experiência dos clientes.

Dessa forma, fica fácil atender vários perfis de clientes, não é?

5. Utilize imagens chamativas

A exibição dos seus produtos é fundamental para atrair clientes, por isso, invista em imagens de alta qualidade para divulgar seus lanches nas redes sociais e no site da hamburgueria.

Você já ouviu falar que primeiramente comemos com os olhos? Uma apresentação apetitosa e caprichada é capaz de fazer nossa boca encher d’água. Assim como um lanche mal montado ou muito diferente das imagens é o bastante para diminuir nosso apetite. Por isso, aposte também em oferecer produtos que seduzam além do paladar dos clientes, já que essa estratégia pode ser um boca a boca poderoso.

6. Ofereça ingredientes de qualidade

Os ingredientes utilizados em seus hambúrgueres devem ser de qualidade, para garantir um sabor único e conquistar seus clientes. Por isso, busque sempre oferecer matéria-prima fresca e de qualidade em seus produtos, pois isso é fundamental para garantir a satisfação de seus clientes.

É importante mencionar, também, que não só a escolha de ingredientes de qualidade vai melhorar o sabor, como também terá impacto no visual de seus lanches.

Pense nas experiências que você teve ao longo da vida. Você retornou a restaurantes que serviram alimentos de qualidade e sabor inferior ao que esperava? Não, né? Tenha essa visão ao escolher o que vai servir. Pense na qualidade que gostaria caso você fosse o seu próprio cliente.

7. Adote um ambiente acolhedor e descontraído

O ambiente da hamburgueria deve ser convidativo e aconchegante, para que os clientes se sintam à vontade e voltem sempre. Não há dúvidas de que se sentir confortável aumenta, e muito, a qualidade da experiência vivenciada pelo cliente.

Em uma era cada vez mais interativa, a decoração também pode ser a diferença entre uma casa cheia e um estabelecimento vazio em um final de semana. Isso porque, seja com a delimitação de um espaço instagramável específico em um canto de seu restaurante, ou tornar ele inteiro uma experiência única, as pessoas gostam de se sentirem especiais e receberem atendimento personalizado.

A hamburgueria “Lanchonete da Cidade” é um exemplo de ambiente acolhedor, com decoração que remete aos anos 50 e 60 do território paulista.

Outra hamburgueria que aposta na ambientação para além dos cardápios é a Taverna Medieval, em São Paulo. Ela até conta com uma mesa em forma de barca viking em um de seus salões, música típica e pratos que remetem a obras como Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos, entre outras bebidas e sobremesas fascinantes.

8. Realize eventos temáticos

Eventos temáticos, como festivais de hambúrguer, são uma ótima maneira de atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

A “Bullguer” é um exemplo de realização desse tipo, como o “Cheesebullguer Day”, em que oferecem um lanche especial por um preço promocional na última segunda-feira de cada mês, em todas as unidades.

Além de criar seu próprio “lanche do dia”, pode aproveitar dias da semana para estabelecer um “Happy Hour” e eliminar de vez as horas de pouco movimento.

Outra boa ideia de marketing para hamburgueria é a disponibilização de seu espaço em dias de pouco movimento ou com reservas antecipadas para eventos pontuais. Torneios de jogos de tabuleiro, mesas de RPG ou até lançamentos de livros. Esses eventos podem ainda contar com apresentações ao vivo, premiações e cardápios exclusivos.

9. Ofereça programas de fidelidade

Programas de fidelidade são uma ótima maneira de incentivar os clientes a voltarem sempre e ainda trazerem amigos. Logo, se você oferece condições exclusivas e descontos para clientes cadastrados em seu sistema, eles se sentirão especiais e poderão propagar os benefícios de seu estabelecimento para outros clientes potenciais.

Você pode adotar a estratégia de um cupom de resgate para acompanhamento na compra de um lanche, como em “compre dois e pague um”, ou refil grátis por tempo limitado de bebidas em dias e horários específicos. Além de benefícios exclusivos por tempo de cadastro ou pontos por frequência também podem ser bem interessantes para os clientes mais recorrentes.

Essa são estratégias que, certamente, vão ajudar o seu negócio ter mais visibilidade.

10. Venda a preços justos

Valorize seu espaço, seu trabalho e o seu esforço. É muito importante que você trabalhe com uma margem de lucro que garanta o seu sucesso financeiro, e também que consiga atender os seus clientes sempre prezando pela qualidade dos produtos. Se por um lado inflar demais os preços pode fazer com que você deixe de atender públicos variados, diminuir muito os valores pode afastar todos os outros.

Lembre-se: fazer lanches saborosos, artesanais e de qualidade demandam tempo, cuidado e produtos de boa procedência, por isso é importante cobrar o valor correto por cada produto, sem exagerar, mas também sem pechinchar seus preços.

11. Ofereça algo único

Lembra ali em cima quando falamos de visuais marcantes, identidade e ambientes que forneçam experiências únicas? Pois é. Criar uma hamburgueria que engaja os clientes e se destaca nesse mar em expansão exige originalidade.

Qual seu diferencial?

Pense em algo que só você pode oferecer: um tipo de atendimento, embalagens que facilitem a vida do cliente, uma decoração marcante, um sabor especial no preparo do hambúrguer? Considere algo que torna sua marca diferente, e use como registro da sua exclusividade.

Um bom exemplo é investir em um espaço kids com monitores infantis para que todos aproveitem ao máximo o ambiente. Certamente, será um fator a ser levado em consideração, por clientes que tenham crianças pequenas, ao escolher o seu espaço.

12. Faça delivery

O delivery é uma excelente estratégia para o cliente que deseja ter a experiência gastronômica sem sair de casa. É também excelente para os donos de negócios, pois aumentam, e muito, os lucros. Durante a pandemia, essa forma de vender salvou muitas empresas. Então, o que te impede de fazer delivery?

Portanto, considere cadastrar sua hamburgueria online, e contar com uma equipe especializada para atender a demanda vinda dos meios digitais se os pedidos forem muito abundantes. Além de poder funcionar em horário diferenciado e atender a diferentes regiões nos arredores, você oferece mais alternativas para o consumidor, que pensará mais vezes antes de considerar comprar em outro lugar.

13. Tenha um site otimizado para SEO

Ter um site otimizado para SEO é fundamental para aparecer nos primeiros resultados de busca do Google e atrair mais clientes para sua hamburgueria. É ele que vai ajudar a alavancar o seu negócio. Portanto invista em criar um site bem otimizado, com escaneabilidade, bom uso de links internos e externos e palavras-chave estratégicas.

Com as estratégias listadas acima, novos clientes, ao acessarem o seu site, terão recursos visuais e textuais para aumentar as chances de escolher o seu serviço. Invista em fotos atrativas dos seus produtos, uma boa comunicação que atenda o seu perfil de cliente. Seja ousado, mas seja objetivo.

Além disso, tenha conteúdos relevantes para seus clientes, além do cardápio e informações de localização e funcionamento. Entregue conteúdos ricos, informações sobre seus itens, histórias sobre os lanches ou temas relacionados ao seu restaurante. Você também expor uma galeria de fotos de eventos realizados em seu espaço, para que os clientes possam conhecer mais sobre a sua marca.

14. Invista em campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma ferramenta eficiente para manter seus clientes informados sobre promoções, eventos e novidades da hamburgueria, e não deixa de ser uma ótima estratégia de divulgação. Dessa forma, você deve elaborar e-mails que convidem o seu cliente a conhecer o seu produto, ou a retornar ao seu espaço para experimentar novidades no cardápio, por exemplo.

Combine estratégias de mailing com marketing de permissão e crie uma carteira única de clientes para prospectar conteúdos personalizados de acordo com a segmentação deles.

Utilize a linguagem adequada ao seu público-alvo e mostre para seus clientes a vantagem desse tipo de contato entre vocês. Em troca da atenção e disponibilidade do destinatário, é fundamental pensar em estratégias que entreguem benefícios que o faça valorizar a sua marca.

15. Priorize um atendimento de qualidade

Escolha uma equipe que faça sentido e que carregue a identidade do seu negócio ao recepcionar os clientes. É importante lembrar que não é só um ambiente bem decorado que vai atrair o seu público, mas também uma equipe educada e atenciosa ao que o cliente deseja.

Por isso, faça constantes treinamentos com os colaboradores para melhorar, sempre que possível, a forma de atender.

16. Monitore e analise os resultados

Por fim, é fundamental monitorar e analisar os resultados de suas campanhas para identificar o que está funcionando e o que pode ser melhorado.

Como fazer isso? Por onde começar? Respondendo: utilize ferramentas como o Google Analytics e as métricas das redes sociais para mensurar o desempenho das suas campanhas.

Uma outra forma, também, é aproveitar o ambiente presencial para promover pesquisas de qualidade. Faça isso incorporando promoções, brindes e descontos para aqueles que participarem dos questionários.

Com essas dicas, sua hamburgueria estará preparada para criar campanhas de marketing eficientes e conquistar cada vez mais clientes. Lembre-se sempre de inovar, testar novas estratégias e se adaptar às mudanças do mercado para se destacar na concorrência.

Se você gostou desse texto, comente conosco e compartilhe com pessoas que estejam buscando melhorar o próprio marketing de hamburgueria.

Fonte: Sischef Precisão Engenharia Saipos Abrahao

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