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Salvar no Instagram: como funciona e como engajar com ele?

Salvar no Instagram: como funciona e como engajar com ele?

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, com milhões de usuários ativos diariamente, e mais de um bilhão de membros. E para aqueles que usam a plataforma para divulgar seus negócios ou compartilhar seu trabalho, o engajamento é fundamental. É aí que entra o recurso de salvar no Instagram.

Além das curtidas e compartilhamentos, esse recurso é uma ferramenta valiosa para gerar envolvimento. Ele permite que os usuários salvem um post específico para acessá-lo mais tarde.

Por exemplo, se alguém encontrar um tutorial útil ou um produto que deseja comprar, pode guardar a postagem para referência futura. Mas como criar conteúdos que incentivam os usuários a salvarem seus posts? Vamos descobrir neste artigo!

O que é e como funciona o salvar no Instagram?

O recurso de salvar no Instagram permite que os usuários salvem um post específico em uma seção separada dentro do aplicativo. Isso é útil para quem deseja se lembrar dele ou referenciá-lo posteriormente.

Para salvar uma postagem na plataforma, basta tocar no ícone de marcador que aparece abaixo da imagem ou do vídeo. O post ficará disponível automaticamente na seção “Salvos” do seu perfil, que pode ser acessada a qualquer momento.

Mas para que serve esse recurso no Instagram? Para os usuários, é uma maneira conveniente de se lembrar de algo que acharam interessante ou útil. Para os criadores de conteúdo, é uma ferramenta valiosa, funcionando como um termômetro sobre o engajamento que suas postagens geram.

Conteúdos curtidos x conteúdos salvos

É importante notar que os salvamentos de posts têm um impacto diferente nas métricas de engajamento do que as curtidas e compartilhamentos. Enquanto as curtidas e compartilhamentos indicam a popularidade de um post, os salvamentos indicam que o conteúdo é valioso o suficiente para ser referenciado posteriormente.

Por exemplo, uma postagem pode ter muitas curtidas, mas poucos salvamentos. Isso pode indicar que o conteúdo é popular, mas não significa que é útil ou valioso o suficiente para ser salvo.

Por outro lado, uma postagem com menos curtidas, porém com muitos salvamentos, pode indicar que o conteúdo é altamente valioso e útil para os usuários. Ou seja, a pessoa se preocupou em enviar este conteúdo para outras. Portanto, além de ter um grande impacto no algoritmo, o salvamento é a única operação que não pode ser feita por robôs.

Como aumentar os salvamentos do Instagram

Existem muitas técnicas que você pode fazer para aumentar os salvamentos de seus posts. Portanto, fique atento e tente extrair o máximo destas dicas para trazer mais engajamento para o seu negócio.

1- Invista em boas imagens

Na sua origem e essência, o Instagram é uma rede baseada em imagens, que eventualmente foi evoluindo e ganhando outros recursos. No entanto, uma imagem no Instagram ainda tem que ter qualidade e criatividade para se destacar.

Desse modo, a criatividade vai estar no uso desse material. Ou seja, saber o que uma determinada figura passa sobre sua marca ou serviço. Assim, o que você posta se torna uma síntese do seu conteúdo.

2- Revisar sua postagem para aumentar os salvamentos no Instagram

A análise de uma postagem pode fazer você se aperfeiçoar cada vez mais. Portanto, verifique suas publicações para ver quais tiveram mais interações, comentários, compartilhamentos e, principalmente, salvamentos. Sinalize as que tiveram mais impacto e direcione suas estratégias em torno da estratégias que funcionaram.

3- Crie imagens em formato de infográficos

Uma mistura de infográficos e fotografias é um esquema bastante usado ultimamente. Neste sentido, o uso de um infográfico torna seu conteúdo mais educacional e com dados mais digeríveis. Além disso, você cria materiais de referência e inspiração que até outros criadores e sites acabam consultando.

4- Escreva as melhores legendas

Lembre-se que a legenda é muito mais do que um emoji ou frases prontas. Pensando nisso, use este espaço para criar conteúdo relevante para seus seguidores. Portanto, você pode fazer legendas mais longas e ricas, usando escaneabilidade, storytelling e outros recursos de otimização. Desse modo, você cria um texto atraente para os usuários e aumenta suas chances de salvamentos.

5- Facilite a interação para aumentar os salvamentos no Instagram

Para aumentar as chances de salvamentos, crie situações interativas. Ou seja, responda as DMs e comentários frequentemente. Você pode também incentivar a participação utilizando CTAs bem feitos.

6- Faça um conteúdo rico

Faça um conteúdo em que seu usuário queira voltar várias vezes. Pode ser um calendário de eventos de um ano, layout para postagens, tutoriais rápidos ou uma folha de referência, entre outras ideias interessantes.

7- Crie postagens de dicas para salvamentos no Instagram

Uma boa maneira de aumentar os salvamentos no Instagram é criar postagens com dicas. Podem ser relacionadas diretamente ao seu segmento ou não, mas é necessário ter algo singular, que desperte a curiosidade das pessoas.

Dessa maneira, você fornece conteúdo educativo à sua audiência e, com isso, cria autoridade para a sua marca ao mesmo tempo em que se conecta com o seguidor e aumenta sua taxa de engajamento.

Tipos de conteúdos mais salvos no Instagram

Alguns dos tipos de conteúdo mais salvos no Instagram incluem listas, frases, dicas e tutoriais, recomendações e conteúdo informativo. Confira abaixo detalhes sobre cada um:

1- Listas

As listas são consideradas ótimas para manter a regularidade de postagens em bons níveis, e são recomendadas para os momentos em que não se tem muita inspiração para criar novos conteúdos.

2- Frases

Frases inspiradoras e motivacionais também são muito populares, sendo facilmente compartilhadas e salvas pelos usuários do Instagram.

3- Dicas e tutoriais

Ambos são bastante úteis e bem-vindos pelos usuários da plataforma. As dicas são postagens breves, que ajudam o usuário a fazerem algo em seu dia a dia, enquanto os tutoriais são mais extensos e ensinam todo o processo passo a passo.

4- Recomendações

Recomendações são outros tipos de conteúdo que os usuários do Instagram costumam salvar. Elas podem ser sobre produtos, serviços, livros, filmes, entre outros temas. Costumam ser muito populares em perfis de influenciadores.

5- Conteúdo informativo

O conteúdo informativo também é muito valorizado, desde que seja de qualidade e agregue valor para a persona do perfil. É preciso produzir material que realmente se destaca e que possa ser útil para o público.

Os conteúdos mais salvos no Instagram são aqueles que oferecem valor para os usuários, sejam eles listas, frases, dicas e tutoriais, recomendações ou conteúdo informativo. Ao criar postagens para a plataforma, é importante lembrar que a qualidade é mais importante do que a quantidade, e que o foco deve estar sempre na audiência e na relevância que a produção pode agregar para ela.

Gostou do nosso conteúdo? Aprendeu como salvar no Instagram? Comente conosco e compartilhe com mais pessoas interessadas em produzirem conteúdo salvável no Instagram.

Fonte: TechTudo Duo Studio JRM Coaching

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