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como fazer um viral

Que as redes sociais fazem parte das nossas vidas não é mais novidade, certo? Estamos sempre curtindo, comentando e compartilhando publicações com as pessoas que fazem parte da nossa rotina, e isso é o que torna um conteúdo viral, aquele que se espalha rapidamente pelas redes.

Portanto, embora não seja tão fácil produzir um conteúdo viral, essa é uma boa estratégia para promover serviços e produtos.

Gostaria de saber um pouco mais sobre como criar um conteúdo viral? Continue conosco!

O que é um conteúdo viral?

Embora você já tenha ouvido falar, pode estar se perguntando: ‘O que exatamente é um viral?’.

Conteúdo viral pode ser definido como aquele que, devido à sua popularidade instantânea, se espalha rapidamente através do compartilhamento em redes sociais, alcançando um amplo público em um curto período de tempo. Esses conteúdos muitas vezes apresentam características que cativam a atenção do público, como humor, surpresa, emoção intensa ou informações impactantes.

Alguns exemplos de conteúdos virais incluem:

  1. Vídeos Engraçados: Clips curtos ou memes que provocam risadas e são compartilhados por sua natureza divertida.
  2. Desafios e Tendências: Desafios que se espalham rapidamente, incentivando as pessoas a participarem e compartilharem suas próprias versões.
  3. Conteúdo Emocional: Histórias emotivas, como vídeos inspiradores, que tocam as emoções dos espectadores.
  4. Informações Úteis e Curiosas: Dicas práticas, curiosidades interessantes ou informações úteis que as pessoas acham dignas de compartilhar.
  5. Trending Topics: Conteúdos relacionados a tópicos populares e discussões em andamento nas redes sociais.

A capacidade de um conteúdo se tornar viral muitas vezes está relacionada à sua capacidade de se conectar emocionalmente com o público-alvo, provocando uma resposta que leva as pessoas a compartilharem com sua rede de contatos

Como funciona um viral?

A questão ‘Como fazer um viral?’ está sempre presente dentro de uma marca. Sendo assim, é preciso compreender as características desse tipo de conteúdo. Logo, ele é uma combinação de detalhes, estratégia e, em parte, sorte na criação de uma postagem de sucesso nas mídias sociais.

Além disso, é fundamental entender que o conteúdo viral é composto por três elementos principais:

  1. Conteúdo Forte;
  2. Um Ótimo Gancho;
  3. O Conhecimento do que Seu Público Deseja Ver.

Em muitos conteúdos que se tornaram virais, há elementos de sorte e timing. Porém, podemos resumir esses elementos em pensamento estratégico e atenção aos detalhes.

Confira agora as nossas dicas sobre como criar um conteúdo viral nas redes sociais:

1 – Humor é a chave para um conteúdo viral

Muitos vídeos virais possuem elementos cômicos. Esses elementos tornam o vídeo mais leve e descontraído, atraindo um número maior de pessoas. Grande parte do público digital busca por momentos descontraídos nos primeiros 30 segundos de um vídeo (ou 10 segundos, no caso dos vídeos curtos)

Assim, se você incorpora algo engraçado nos primeiros segundos, aumenta as chances de engajamento. Ou seja, as pessoas ficarão mais inclinadas a assistir o vídeo até o fim.

2 – Crie um gancho de atração

Este elemento é crucial em um conteúdo viral, pois nas mídias sociais, as pessoas querem saber o que o vídeo irá mostrar. Nesse sentido, é possível criar um título chamativo para gerar expectativa e construir um gatilho para capturar a atenção do seu público.

Portanto, a recomendação é criar um título que desperte curiosidade no público. Por exemplo, frases como “Você nunca ouviu uma conversa como esta” geralmente induzem as pessoas a assistir o vídeo devido à sugestão de sua temática.

3 – Elabore um viral por meio de identificação 

No processo de como fazer um viral, a identificação é crucial. Portanto, o público precisa se identificar com sua marca. Para isso acontecer, é necessário um planejamento, estudar mais o seu público e suas expectativas.

Em outras palavras, é preciso conhecer os pontos em comum com seu público. Nesse sentido, traçar um plano para entender o público do seu segmento é crucial antes da produção do conteúdo.

Lembre-se de que construir um público é impossível sem antes construir a sua marca. Ou seja, é necessário saber que tipo de seguidor você deseja atrair.

4 – Saiba o seu timing 

Esse elemento é muito característico no humor. Todo comediante e ator precisa ter seu timing de atuação. Em conteúdos virais, acontece a mesma coisa.

Para isso, é necessário saber aproveitar a oportunidade na hora certa. Fique de olho nas oportunidades que poderão surgir com a interação.

5 – Crie conteúdos que induzem ao compartilhamento

Criar conteúdos que agreguem valor já é um caminho para causar mais compartilhamento. No entanto, um elemento essencial que deve estar presente é o sentimento. Em outras palavras, quando um conteúdo desperta um sentimento, move as pessoas pela emoção e, consequentemente, gera mais engajamento.

Assim, é bem mais provável que compartilhem essas informações com outras pessoas. As pessoas querem ver conteúdos que despertem sentimentos e identificações, elementos que ajudam a construir uma conexão.

6 – Crie histórias virais 

Fazer um conteúdo viral é transformá-lo em uma história. Um fato importante sobre isso é que as pessoas são propensas a se engajar mais diante de uma boa história. Então, em vez de explicar uma teoria ou argumentar sobre algo, crie um roteiro.

Para melhorar os seus vídeos, crie histórias cômicas, reais, fantasiosas, curiosas ou até de ficção. Assim, você pode até sequenciar seus vídeos como se fossem capítulos. Use a sua criatividade para despertar o interesse de quem te acompanha.

7 – Faça um viral com som 

Fazer um conteúdo viral também envolve atenção ao som. Muitas pessoas aprimoram imagens, mas acabam se esquecendo do elemento sonoro.

A escolha de músicas e efeitos sonoros é muito importante para a sua proposta viral. O som desperta curiosidade, faz referências a canções conhecidas e pode até ser humorístico. Esse também pode ser um recurso eficaz para ajudar o seu conteúdo a viralizar nas redes sociais.

8- Não descuide do seu orçamento

Ter um controle sobre o seu caixa pode te ajudar na tomada de algumas decisões para, inclusive, pensar na viabilidade de investimentos em recursos que podem te ajudar a viralizar o seu conteúdo.

Dessa forma, esse elemento é importante para evitar investimentos desnecessários e frustrações futuras.

9- Faça uma avaliação das suas ideias

É muito importante avaliar se, de alguma forma, a sua publicação pode desencadear algum fator negativo, por diversos motivos, antes de publicar.

Portanto, dentro do planejamento de conteúdo, é crucial fazer essa reflexão para evitar maiores problemas. Lembre-se: o viral também pode ser negativo para a sua marca. E, nesses casos, apenas um gerenciamento de crise será capaz de contornar a situação.

10- Encontre a sua fonte de inspiração

A nossa curiosidade pode nos levar a lugares mais produtivos, concorda? Sendo assim, é fundamental buscar sempre, em meios diferentes, inspirações para tornar o seu conteúdo mais atrativo e relevante dentro do seu segmento.

Assista a filmes, ouça músicas, veja o que o seu concorrente está fazendo para viralizar. Isso pode ser muito valioso e produtivo para guiar as suas ações para o caminho certo.

11- Utilidade

Nem sempre os conteúdos virais serão baseados apenas no humor. Portanto, ao pensar em que tipo de conteúdo produzir, invista também em informações que podem ser úteis ao seu público, de modo a acrescentar algo novo.

Assim, defina o propósito do que deseja entregar para as pessoas que te acompanham.

12- Efeito chiclete

É uma forma de fixar alguma ideia ou comportamento no usuário. Isso pode fazer com que a sua presença nas mentes das pessoas fique mais tempo do que o esperado.

Tenho certeza de que você já ouviu uma música, principalmente sertaneja ou funk, que ficou grudada na sua cabeça. Esse é o objetivo desse efeito chiclete, tá?

Por que criar um conteúdo viral?

O conteúdo viral vale o investimento pelo fato de gerar uma visibilidade maior para qualquer negócio ou segmento. Isso porque, com as diversas curtidas, comentários e compartilhamentos mais pessoas estarão conhecendo a sua marca, o que inclusive pode aumentar a conversão.

Muitas empresas no mundo inteiro têm adotado essa estratégia de marketing, tendo em vista a quantidade de benefícios. Veja abaixo:

  • Fidelização de clientes;
  • Atinge novos públicos;
  • Aumenta a popularidade;
  • Funciona para grandes e pequenas empresas;
  • O investimento nessa estratégia é baixo;
  • Ultrapassa fronteiras geográficas;
  • Ganha destaque dentro das várias possibilidades de conteúdos;
  • Pode desencadear menções por clientes e outras marcas.

Viu só quantas vantagens dentro dessa estratégia? Isso se fundamenta na premissa de que cada vez mais estamos vivendo o digital. Sendo assim, para o sucesso de qualquer negócio, a presença nas redes é fundamental para que a sua marca seja vista, uma vez que as pessoas têm adotado os meios digitais como uma referência de consumir no mundo.

Gostou do nosso conteúdo e das nossas dicas? Continue com a gente!

Referências: Rock Content, Domestika, Comunitive 

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