Os melhores horários para postar no Instagram são definidos de acordo com o comportamento dos usuários na rede social. Contudo, embora os horários levantados de acordo com os usuários globais do Instagram possam servir como base, é analisando o próprio negócio que é possível definir as horas corretas. Agora, se a dúvida da vez é qual o impacto que postar em horários específicos tem, a resposta é simples: fazer publicações no horário certo melhora o desempenho dos posts. Desse modo, o horário influencia tanto no alcance, quanto na conversão em vendas.

A relação entre venda e horário

O Instagram é a rede social onde ocorre mais interações do que em qualquer outra, e o resultado dessas interações são vendas recorrentes. É importante ter em mente o melhor horário para postar, pois, assim, você conseguirá sustentar o contato com o seu público, e, consequentemente, aumentar as suas chances de venda.

Por que postar no horário certo?

Há algum tempo, as publicações da rede social eram exibidas no feed apenas em ordem cronológica, mas o algoritmo do Instagram mudou. Hoje, além da rede social contar com 3 tipos de feed diferentes, sendo que apenas 1 segue a hierarquia de ordem cronológica; o algoritmo gira em torno do engajamento com a publicação.

Por que postar no horário certo?

Se o indivíduo interagir com o a sua publicação durante as primeiras horas, o Instagram vai mostrar o conteúdo para mais pessoas e assim sucessivamente. Para fazer com que o algoritmo trabalhe a seu favor – postar no horário certo é uma técnica bastante eficaz.

Como encontrar o melhor horário

Tenha em mente quem ela é para entender em quais momentos ela poderá acessar ao conteúdo que você gera no Instagram. Por exemplo, se a sua persona é um adolescente que vai à escola, postar no final da tarde ou à noite é a opção mais adequada, pois ela já estará em casa e a possibilidade de ela interagir será maior.

1 – Conheça a sua persona

Os horários comerciais (de 8h às 18h, no Brasil), geralmente correspondem aos momentos em que as pessoas estão trabalhando. Nesse sentido, fazer publicações nesses horários pode não ser uma boa ideia. Contudo, pode ser interessante postar entre 11h às 14h, que é horário de almoço.

2 – Evite horários comerciais

No Brasil, existem 4 fusos horários. Por isso, identifique onde está a maior parte da sua clientela. Você pode conseguir essa informação através do Instagram Business.

3 – Saiba onde seu público está

O Instagram oferece uma ferramenta de Analytics totalmente gratuita. Através dela, você pode ter acessos a muitas métricas que vão direcionar suas estratégias, inclusive a qual horário tem maior interação. Essas informações são completamente precisas, pois não são uma média global. Para conseguir esses dados, basta acessar as configurações do seu perfil comercial.

4 – Use o Instagram for Business

Realizar testes para entender quais são os horários de melhor aderência pode ser uma ótima estratégia. O teste A/B é um exemplo de teste que pode ser realizado. Ele pode ser demorado, mas pode tirar muitas dúvidas e estabelecer um bom horário para você.

5 – Faça os seus próprios testes

Aplicativos externos, como a UNUM, permitem que você veja quais os horários que tiveram pico de engajamento durante a semana. Além disso, eles te dão dicas e insights de posts que geram mais engajamento.

6 – Use outros aplicativos

Melhores horários por segmento

De acordo com o relatório, o melhor horário para postar no Instagram dentro desse segmento é às quartas-feiras, às 6h, 9h ou 10h. as datas com mais engajamento ficam entre quarta e quinta-feira, das 6h às 17h. O pior dia é o domingo.

1 – Empresas de tecnologia

Confira alguns dados retirados do relatório da Sprout Social:

Os horários com melhor envolvimento são de terça-feira a sexta-feira, das 11h às 14h. Mais uma vez, o domingo se destaca como pior dia para postagens.

2 – Empresas varejistas

As ONGs têm uma grande vantagem: um público mais cativo. Os melhores horários para postagens de ONGs são terça-feira às 13h e 15h CDT e quarta-feira às 14h.

3 – Organizações sem fins lucrativos

Empresas desse segmento devem fazer postagens às terças-feiras, das 7h às 16h. O final de semana vai representar um menor engajamento, por isso, não é o melhor horário para postar no Instagram.

4 – Área da saúde

O melhor horário para postagens deste segmento é sexta-feira, das 9h às 17h.

5 – Área da educação

De acordo com dados, o melhor horário para empresas do segmento é na sexta-feira, entre as 09h e as 11h.

6 – Empresas de entretenimento

Por que apostar em bons conteúdos?

A estratégia de postar em horário de pico só vai funcionar se o seu conteúdo envolver pessoas. Invista em bons conteúdos e otimize todos os aspectos da sua conta, desde a sua bio até o seu posicionamento.

Horários com melhor engajamento

Como cada negócio possui uma persona específica, os horários podem variar. Com base nos usuários globais do Instagram, os horários que atendem melhor às expectativas das pessoas são: Quarta-feira, às 11h, e sexta-feira, de 10h às 11h; Quarta-feira é o melhor dia para postar no Instagram.

Horários com melhor engajamento

Terça a sexta, das 10h às 15h, que provavelmente terão um bom engajamento; Domingo recebe a menor quantidade de engajamento no Instagram; A menor quantidade de engajamento ocorre durante a madrugada, das 23h às 3h.

Horários com melhor engajamento

De acordo com o levantamento da Later, os melhores horários são: Segunda – 6h, 10h e 22h; Terça – 2h, 4h e 9h; Quarta – 7h, 8h e 23h; Quinta – 9h, 12h e 19h; Sexta – 5h, 13h e 15h; Sábado – 11h, 19h e 20h; Domingo – 7h, 8h e 16h. Cada pesquisa terá resultados diferentes, graças aos comportamentos em constante mudança.