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Marcas no metaverso

Como marcas podem entrar no mercado do metaverso?

O metaverso é uma plataforma digital, que muitos acreditam ser o futuro. Isso vale para a internet e os negócios. O metaverso é um ambiente virtual, mas que simula a vida real. Ou seja, vai muito além de um game. Nesse espaço você pode construir uma casa e ter um negócio de sucesso. Então, como inserir as marcas no metaverso?

As expectativas para a implementação do metaverso são grandes entre as empresas. É esperado que ele traga consigo oportunidades de marketing e também facilidades de logística para as empresas. O Facebook, um dos responsáveis pela popularidade do metaverso, está investindo em tecnologias para aprimorar o sistema. Mas, como o metaverso pode ajudar marcas? Vamos descobrir!

O que é o metaverso?

O metaverso é um ambiente digital onde os usuários poderão interagir. Ou seja, é uma plataforma onde as pessoas poderão estudar, trabalhar, explorar, jogar e até mesmo publicar as suas marcas. Tudo isso sem sair do conforto de suas casas.

O termo metaverso é conhecido há uma década, desde a publicação da obra de Neal Stephenson: “Snow Crash”. No livro, um mero entregador de pizza é um incrível samurai em uma plataforma online chamada “metaverso”. Na nossa realidade, o termo se popularizou em 2021, quando o Facebook mudou seu nome para Meta.

Para ser usado em sua integridade, o metaverso ainda precisa de muito desenvolvimento. Mas, a conhecida “rede de experiências”, já está em desenvolvimento e promete ser um espaço importante no futuro da humanidade.

Como entrar no metaverso?

Com tanta expectativa colocada em cima da plataforma, você deve estar se perguntando: já é possível entrar no metaverso? Bem, para o sistema funcionar em toda sua capacidade, é preciso de um conjunto de sistemas que permita que a internet seja mais integrada. Portanto, ainda não é possível acessar o metaverso como ele foi idealizado. Contudo, existem algumas amostras do que está por vir.

Com o uso de óculos VR, ou seja, de realidade virtual, já é possível jogar e usar as redes sociais em uma experiência mais integrada. Já é possível comprar terrenos online, investir em criptomoedas e criar avatares, que podem participar de reuniões online. Porém, fique sabendo que não existe apenas 1 metaverso por aí.

Para acessar essas plataformas, é preciso ter um PC, de preferência desktop, com uma memória RAM poderosa e placa de vídeo específica para games. Além disso, para aprimorar a experiência, óculos de realidade virtual e headsets também são itens essenciais para a imersão no metaverso.

– Tecnologias para acessar

Realidade aumentada: essa tecnologia, que se popularizou com games como Pokémon Go, serve para integrar o mundo real com o virtual. Além disso, através do seu smartphone ou notebook, você consegue fazer com que diferentes ambientes consigam se integrar.

Realidade virtual: diferente da realidade aumentada que, através da junção de dados, consegue te levar parcialmente para o mundo digital, a realidade virtual faz isso em sua integridade. O usuário consegue acessar ambientes 100% digitais, vendo, ouvindo e até interagindo com os espaços virtuais.

Blockchain: de maneira simplificada, o blockchain é uma espécie de livro fiscal online, que permite registrar transações de moedas virtuais. Vendas de terrenos, trocas de criptomoedas, comercialização de NFTs, todo tipo de transação é possível graças ao blockchain.

– Do que você precisa?

Alguns equipamentos e ativos são necessários para entrar no metaverso. Como dito anteriormente, os óculos de realidade virtual são essenciais, já que você pode interagir com o ambiente. Além disso, plataformas como a Horizon Worlds só funciona se você usar os óculos, portanto, eles são importantes.

Para auxiliar no uso dos óculos, os joysticks são uma boa. Os controles facilitam na interação entre o real e o virtual. Agora, para adquirir itens e serviços dentro do metaverso, é preciso ter criptomoedas. Por exemplo, para adquirir qualquer coisa no metaverso Decentraland, você precisa dos criptoativos MANA e LAND. Cada espaço tem sua própria moeda, portanto, escolha bem.

Para finalizar os NFTs, ou “tokens não-fungíveis” no bom e velho português, também são um tipo de criptoativo e essenciais no metaverso. Diferente das criptomoedas, que cada unidade tem o mesmo valor, os NFTs representam um único item. Por exemplo, um terreno no Decentraland é adquirido com as criptomoedas e é certificado e registrado em Blockchain. Esse registro não pode ser alterado ou apagado, portanto, fica comprovado que o item adquirido é realmente seu.

O que as marcas já podem fazer?

Como o metaverso ainda não se apresentou em sua integridade, planejar os próximos passos pode ser difícil. Contudo, já existem algumas coisas que as marcas podem fazer, como avaliar o público-alvo. Verifique se o público do seu segmento usa o metaverso e identifique o que você pode oferecer à eles na plataforma. Certamente, observar a concorrência também é um ato sábio.

Você também já pode começar a avaliar qual metaverso é o ideal para sua marca. Além disso, deve pedir para que sua equipe de marketing planeje a sua entrada na plataforma. Como a marca deve aparecer? Quais estratégias usar? Essas são perguntas pertinentes que sua equipe deve lhe responder.

 Aplicações do metaverso no mercado

Grandes empresas já veem no metaverso uma oportunidade de crescer. Portanto, já usam algumas das aplicações do sistema. Uma delas é a conferência online, através do metaverso.

Além disso, marcas como Balenciaga e Gucci já estão vendendo itens de luxo no metaverso, sendo essa uma outra aplicação importante.

Marcas como McDonald’s e iFood também já estão inseridas na realidade virtual. Além disso, o fast-food do palhaço recria suas lojas dentro de plataformas e o iFood permite que você ganhe um dinheiro virtual, trabalhando como entregador no GTA.

Exemplos de marcas que já estão no metaverso

  • Nike
  • Gucci
  • McDonald’s
  • iFood
  • Balenciaga
  • Stella Artois

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Fontes: Mindminers, Coinext, Terra, Wipo, Multimedia, Tilt

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