O arquétipo do Governante se caracteriza por uma forte necessidade de controle e poder, sendo aqueles que o representam considerados como líderes naturalmente natos.
As marcas que se associam a este arquétipo buscam então transmitir autoridade, confiança, estabilidade e sucesso aos seus clientes. Por isso, em suas mensagens publicitárias, elas enfatizam uma imagem forte e segura, capaz de liderar e influenciar positivamente seus consumidores.
Dentre os arquétipos de Carl Jung, o do Governante é o mais imponente e dominante. De fato, nomes notáveis de empresas de luxo estão entre as pertencentes a este arquétipo. São elas:
- Rolex: a relojoaria de luxo é conhecida por transmitir um sentimento de prestígio e confiança aos seus clientes, enfatizando a precisão e a perfeição dos seus produtos em todas as suas campanhas publicitárias.
- American Express: a empresa de cartões de crédito transmite um sentimento de poder e segurança aos seus clientes, uma vez que costumamos associar os cartões da marca a um estilo de vida sofisticado e exclusivo.
- Rolls-Royce: a fabricante britânica de carros de luxo transmite um sentimento de superioridade e excelência aos seus clientes, sendo que seus veículos são considerados símbolos de status e poder.
Neste artigo você então conhecerá mais sobre o arquétipo do Governante, incluindo sua manifestação nas marcas, além de descobrir as vantagens de utilizá-lo para fortalecer o posicionamento da sua imagem corporativa e comercial.
Características do arquétipo do governante
As características do arquétipo do Governante incluem uma forte vontade de liderança e controle, a necessidade de estabilidade e segurança, a busca por excelência e perfeição, além do senso de responsabilidade e dever em relação aos seus liderados.
Sendo assim, pessoas que se identificam com esse arquétipo muitas vezes são vistas como poderosas, seguras e confiáveis, capazes de liderar e tomar decisões importantes em nome do bem comum.
Para incorporá-lo, as marcas assumem posturas e ações ricas em promoverem:
- Poder
- Prestígio
- Excelência
- Liderança
- Perfeição
- Confiança
Além da sua característica mais marcante, que é liderar, eles também gostam de assumir o controle e estar à frente da equipe. Ademais, são ainda definidos por sua necessidade de ordem e segurança. Uma característica positiva é o fato de que essa personalidade possui uma visão clara das situações.
– Como ativar esse arquétipo?
Para ativá-lo é preciso se reafirmar sempre, enquanto marca e em relação ao respeito. O arquétipo do governante, portanto, deve ser encarado como uma figura de autoridade, buscando sempre a estabilidade e se afastando do caos. Além disso, manter a ordem e a solidez são de extrema importância.
Como esse arquétipo funciona para o meu negócio?
O arquétipo do Governante é associado ao poder, à liderança e à excelência. Empresas que aderem à suas características em seu branding e marketing comumente são aquelas que desejam transmitir a mensagem de que são líderes em seu mercado e que oferecem os melhores produtos e serviços.
Aqui estão algumas expressões do Governante em marcas e empresas:
- Design e estética: cores sóbrias e marcantes, como o branco, preto, prata, dourado e, por vezes, o vermelho, podem ser utilizadas para transmitir uma sensação de poder e autoridade. O design deve ser elegante e sofisticado, com elementos que remetam à liderança e ao sucesso, como coroas, escudos ou símbolos de poder.
- Mensagem e storytelling: a mensagem da marca deve ser clara e direta, enfatizando as características que a empresa possui do arquétipo. A história pode destacar sua origem em uma ideia de liderança e como ela cresceu ao longo do tempo com essa filosofia. As campanhas publicitárias devem enfatizar a importância de tomar decisões e ter um papel de domínio em seu mercado.
- Atendimento e experiência do cliente: as marcas que incorporam o arquétipo do Governante devem proporcionar uma experiência excepcional ao cliente, com atendimento personalizado e exclusivo. A empresa deve mostrar que sabe como liderar e tomar decisões importantes, transmitindo segurança e confiança aos seus clientes.
Além disso, o Governante pode ser uma boa escolha de identidade de marca para empresas em setores como finanças, política, tecnologia e serviços de consultoria.
Vantagens do arquétipo do governante para minha marca
Entre as principais vantagens está a afirmação e autoridade na área que esse arquétipo confere. Ou seja, caso sua marca se encaixe nesse arquétipo, ela pode passar competência e credibilidade. Com isso em mente, algumas das vantagens de adotar o arquétipo do Governante em sua marca incluem:
1. Transmite autoridade e confiança
O arquétipo do Governante é associado ao poder, liderança e autoridade. Ao utilizar essa figura em sua marca, você pode transmitir a ideia de que sua empresa é forte, confiável e capaz de liderar o mercado em que atua.
2. Reflete uma visão clara e objetiva
O Governante é conhecido por ter uma visão clara e objetiva do mundo e das situações. Ao adotar esse arquétipo, você pode mostrar que sua empresa possui essa visão clara dos próprios objetivos e de seus clientes.
3. Demonstra responsabilidade e comprometimento
Vemos o Governante como um líder responsável e que assume os compromissos com seu povo. Ao utilizá-lo em sua marca, você pode demonstrar que sua empresa é responsável e comprometida com seus clientes e com a sociedade como um todo.
4. Fortalece a imagem da marca
Assumindo o Governante em sua marca, você pode fortalecer sua imagem e sua posição no mercado. Isso pode ajudar a atrair novos clientes e a fidelizar os que já existem.
5. Estimula o engajamento e a lealdade dos funcionários
Posicionar a personalidade do Governante em sua empresa pode estimular o engajamento e a lealdade dos seus funcionários. Isso porque eles se sentirão parte de uma equipe então liderada por uma figura forte e inspiradora.
Além disso, caso executado de maneira correta, o marketing desse arquétipo fará com que os clientes desejem cada vez mais consumir o seu produto, seguir sua marca e seus funcionários se tornarem verdadeiros defensores ao vestir a camisa da empresa.
Conclusão
O arquétipo do Governante pode ser uma escolha poderosa para marcas que desejam transmitir uma imagem de liderança, autoridade e responsabilidade.
Ao utilizar esse arquétipo, você pode fortalecer sua imagem e posição no mercado, atrair novos clientes e fidelizar os que já existem. Além disso, pode estimular o engajamento e a lealdade de seus funcionários, criando uma equipe forte e unida em torno de uma visão clara e objetiva.
Se você gostou da matéria, comente conosco e compartilhe com outras pessoas interessadas em projetarem uma imagem de liderança, confiança e solidez em seus negócios.
Fontes: LinkedIn, Logoteria, Amura, Lytron