As diferenças entre SEM e SEO podem confundir até os mais experientes na área do marketing. Contudo, elas, na verdade, são bem simples.
O SEM (Search Engine Marketing) é o marketing para mecanismos de busca. Ou seja, é um método que paga para aparecer nos resultados de pesquisa.
Já o SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para os mecanismos de busca. Sendo assim, é um meio que usa métodos para deixar o seu conteúdo o mais orgânico possível. Dessa forma, o conteúdo aparecerá nos resultados de pesquisa sem precisar de um boost monetário.
Ambas as estratégias andam de mãos dadas e é importante entender como cada uma funciona para o marketing digital. Portanto, vamos conhecer as principais diferenças entre SEM e SEO? Bora lá!
O que são SEO e SEM?
– O que é SEM: Search Engine Marketing
O Search Engine Marketing é uma estratégia de otimização em buscadores como Google e Bing. Porém, diferentemente do SEO, o SEM usa estratégias pagas para alcançar o topo. Além disso, também é conhecido como pay-per-click ou PPC.
O SEM usa plataformas de publicidade como o Google Ads e o Bing Ads. Ademais, a estratégia SEM envolve outros processos, como a configuração e otimização de anúncios pagos e a gestão da conta para aumentar conversões e retornos.
Dessa forma, o SEM apresenta uma estratégia de marketing sólida para os buscadores. Contudo, ao invés de ser feito de maneira orgânica, é feita através de links patrocinados.
Busca orgânica
Essa estratégia é focada em buscar resultados de forma orgânica. Ou seja, sem o auxílio de métodos pagos e nenhum investimento financeiro.
Contudo, ela pode se mostrar um pouco mais complicada que os links patrocinados. Isso porque demora para que os buscadores indiquem o seu conteúdo. Sendo assim, por conta da grande concorrência pelos primeiros lugares, muitos preferem usar o SEM.
Links patrocinados
O Google Ads é uma excelente plataforma pra quem está buscando resultados rápidos. Ao selecionar a palavra-chave desejada e configurar o anúncio, o seu conteúdo já vai aparecer no topo, acima dos resultados orgânicos.
Apesar da eficiência e rapidez, é bom lembrar que essa é uma estratégia paga. Portanto, é preciso ter os recursos necessários. Além disso, fique sabendo que o sistema de cobrança da plataforma é o “pay-per-click”. Dessa forma, você só é cobrado após o cliente visualizar e clicar no anúncio com seu conteúdo.
– O que é SEO: Search Engine Optimization
O SEO, ou Search Engine Optimization, é um sistema de técnicas que faz com que seu conteúdo seja divulgado de maneira orgânica.
Além disso, essa estratégia usada por profissionais do marketing, aumenta a relevância do seu site. Diferente dos links patrocinados, essa estratégia demora um pouco mais para mostrar resultados.
Contudo, depois que os buscadores legitimam a autoridade do seu conteúdo, ele vai ficar no topo por muito mais tempo. Isso porque, assim que você encerrar o anúncio, seu conteúdo deixará de aparecer no topo. Portanto, se você busca resultados mais duradouros o SEO é o ideal.
SEO on-page
O SEO on-page se refere ao que você pode fazer para otimizar o conteúdo dentro da sua própria página. Ou seja, o próprio conteúdo textual, escolha de palavras-chave, URL, usabilidade, design responsivo e outros aspectos de dentro do site.
Todos os itens influenciam diretamente no rankeamento, portanto, devem ser otimizados. Caso você ofereça uma boa experiência para o cliente dentro do seu blog, isso será revertido em relevância.
SEO off-page
O SEO off-page, diferente da sua contraparte, diz respeito aos métodos usados fora de seu site. Por mais que você não tenha total controle sob o que acontece fora do seu site, existem meios de fortalecer o SEO off-page. Algumas são:
- Link building, que acontece quando outros sites inserem o link do seu conteúdo no conteúdo deles, ou seja, o recomendam.
- Co-marketing, onde você cria relações com outros sites e blogs parceiros, assim, você aumenta sua área de atuação e pode fazer conteúdos em conjunto.
- Guest post, que consiste em criar conteúdo para outro site ou blog, o que gera visibilidade para sua marca.
Quais são as diferenças entre SEO e SEM?
Como dito anteriormente, a principal diferença entre essas duas estratégias é o fato de uma usar links patrocinados e a outra ser feita de maneira orgânica. Contudo, essa não é a única diferença.
Os conteúdos SEM são mais fáceis de serem testados, já que as plataformas de anúncios oferecem dados e resultados com mais eficácia. Os testes para SEO também são importantes, mas não são tão eficazes.
Além disso, o SEM oferece resultados imediatos, porém momentâneos, ou seja, precisa ser feito com regularidade e muito investimento. Já o SEO, quando feito da maneira correta, apresenta resultados duradouros para sua página.
E as semelhanças?
Apesar de algumas diferenças, as duas estratégias também tem semelhanças. A mais importante entre elas é o fato de que ambos os métodos aumentam a visibilidade de sua página.
Elas também ajudam a compreender melhor seu público e também direcionam um tráfego de qualidade para sua página.
O uso de palavras-chave também é essencial nas duas estratégias. Ao completar testes e pesquisas, é possível descobrir as melhores palavras-chave para cada estratégia.
SEO ou SEM? Qual é a melhor para o meu negócio?
Você precisa saber de alguns pontos para definir a melhor estratégia pro seu negócio. Primeiramente, é preciso saber quais são seus objetivos e em quanto tempo deseja alcançá-los. Se for algo mais imediato, o SEM é recomendado. Agora, se for algo a longo prazo, o ideal é focar no SEO.
O ideal, na verdade, é uma combinação bem trabalhada entre SEO e SEM. Juntos eles podem abrir diversas oportunidades para sua empresa.
E o CPC? O que é?
CPC significa “custo por clique”. Essa sigla, na verdade, é uma tradução literal da PPC, ou seja, “pay-per-click”. Como visto anteriormente, isso significa que, ao divulgar através das plataformas de anúncios, você paga por cada clique no seu anúncio.
Esse é o método de pagamento usado pelo Google Ads e permite que você descubra exatamente quantas pessoas clicaram no seu anúncios. Além disso, ainda permite que você saiba qual o impacto a publicidade causos nos usuários.
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