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Dia do Cliente

12 dicas para sua empresa faturar no Dia do Cliente

O Dia do Cliente é uma data comercial criada há pouco tempo, para celebrar os consumidores. Aqui no Brasil a data é comemorada dia 15 de setembro. Isso porque esse mês não tem um grande apelo comercial. Portanto, era o ideal para celebrar.

Por não ter um foco em um grupo distinto, como o Dia das Mães e o Dia das Crianças, por exemplo, o Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para todos os seus clientes. E, para comemorar, as marcas costumam dar diversos descontos, benefícios e até prêmios para os clientes.

Então, vamos lá descobrir tudo sobre essa data?

O que é o Dia do Cliente?

Aqui no Brasil a data começou a ser comemorada em 2003, depois do empresário João Carlos Rego idealizar e trabalhar para implementar a data comercial por aqui. O dia 15 de setembro foi escolhido por ser em um mês não muito propício para vendas. Assim, a celebração existe para estreitar o relacionamento entre empresa e consumidor, a fim de aumentar a fidelização dos clientes.

12 ideias de ações para aproveitar bem o Dia do Cliente

1 – Crie ofertas especiais

Como esperado, os clientes aguardam ansiosamente a data para aproveitar as ofertas que as empresas vão dar. Sendo assim, estude as possibilidades e dê desconto em seus itens e produtos. Isso certamente vai aumentar o seu prestígio entre os consumidores de sua loja.

2 – Dê descontos progressivos

Para maximizar as vantagens das ofertas, você pode dar descontos progressivos. Ou seja, quanto mais o cliente comprar, mais desconto ele vai ter. Além disso, essa é uma ótima estratégia para limpar o estoque. Com essa estratégia você aumenta o ticket médio e vende ainda mais produtos.

3 – Descontos para clientes recorrentes

Além das ofertas e dos descontos progressivos, é uma boa fazer uma oferta exclusiva para seus clientes recorrentes. Use a sua base de dados dos clientes que já realizaram compras no seu negócio e envie ofertas exclusivas para eles. Você também pode enviar brindes exclusivos, para fidelizar os clientes.

4 – Amostra grátis

Para atrair novos clientes nessa data, uma boa ideia é entregar amostras grátis do seu produto ou serviço. Essas amostras podem até ser entregues para clientes antigos, fazendo com que eles voltem a consumir na sua loja.

5 – Dia do cliente: Frete grátis

Caso você tenha um negócio que trabalhe com entregas, oferecer frete grátis no Dia do Cliente pode ser uma boa. Os consumidores da era digital buscam o conforto de comprar sem sair de casa. Assim, você pode oferecer o frete grátis a partir de um certo valor gasto.

6 – Promova um concurso

Engajar o público em um concurso é uma ótima ideia para o Dia do Cliente. Isso porque estimula a criatividade e envolve os consumidores com sua marca. Portanto, você pode promover um concurso de “melhor frase” ou “melhor foto”, relacionados a sua marca, e dar um prêmio para o vencedor.

7 – Faça sorteios para o Dia do Cliente

Outra forma ideal de engajar seus consumidores antigos, e visar novos clientes, é promover um sorteio. Além de itens do seu inventário, você também pode sortear descontos e benefícios. São muitas as possibilidades de prêmios, e o ideal deve ser selecionado através de um estudo do seu público.

8 – Faça uma campanha personalizada

Fazer uma campanha personalizada, respeitando os gostos de cada cliente é fácil. Consulte sua base de dados e prepare a campanha. Sendo assim, você pode oferecer ofertas baseadas nos produtos ou serviços que mais interessam o cliente. Além disso, você pode enviar mensagens personalizadas para o cliente. Isso faz com que o cliente se sinta valorizado.

9 – Campanha especial de Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi feito para homenagear os consumidores, portanto, nada melhor que uma campanha especial para esse dia. Não adianta nada criar promoções e ofertas e não promover com qualidade. Portanto, o ideal é que você invista em um slogan cativante e homenageie seus clientes nesse dia especial.

10 – Invista em um atendimento especial

Detalhes fazem a diferença em um mercado competitivo. Sendo assim, o ideal é que você tenha um atendimento exemplar, tanto em dias comuns quanto no Dia do Cliente. Portanto, ofereça um rápido atendimento, ouça os feedbacks e foque em um atendimento especial.

11 – Embalagens especiais

Um dos grandes momentos para o cliente é quando ele sai da loja com o produto ou o recebe em sua casa. Assim, porque não melhorar ainda mais essa experiência? Para o Dia do Cliente você pode investir em embalagens especiais. Ou seja, exclusivas para o esse dia tão especial. Essa atitude demonstra carinho, já que a marca pensou no cliente e lhe ofereceu algo único.

12 – Mensagem especial

Os clientes esperam se sentir especiais. Sendo assim, para valorizá-los, você pode fazer uma mensagem especial de agradecimento. Essa mensagem pode vir através das redes sociais ou em cartas, colocadas junto ao produto. Destaque o quanto os seus clientes são importantes.

Por que aproveitar o Dia do Cliente?

Esse dia está se tornando cada vez mais popular, por um número de fatores. Inicialmente, investir nessa data pode ser importante para as vendas, e lucros, já que acontece em um mês onde as vendas são menores. Além disso, pode te ajudar a ganhar mais clientes e até mesmo agradar os clientes antigos, ao fazer campanhas especiais. Portanto, é essencial que você participe desta data junto do seu negócio.

Cuidados básicos

Como dito anteriormente, o Dia do Cliente pode se tornar uma data essencial para sua empresa. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados. Entre eles está o planejamento. Isso porque, se a oferta não suprir a demanda, isso pode manchar a imagem de sua empresa. Além disso, também planeje os valores dos seus itens, fazendo ofertas e promoções justas para você e para o cliente.

Curiosidades sobre a data

O Dia do Cliente se tornou uma data comercial após o especialista em marketing, João Carlos Rego, escrever artigos e enviá-los para vereadores e assembleias legislativas. Assim, após muito esforço, a data foi reconhecida em 2019 pela Câmara Federal. Além disso, o mês de setembro foi escolhido por ficar entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, ou seja, um mês fraco para vendas. Para finalizar, o termo “cliente” é muito importante, já que abrange todas as pessoas. Portanto, é possível atingir todos os públicos.

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Fontes: Zenvia, Hiper, Resultados Digitais, Conta Azul

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