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Teste de usabilidade

Teste de usabilidade: o que é, para que serve e como fazer?

O teste de usabilidade é essencial para quem vai lançar um site ou aplicação nova. Isso porque ele testa o produto antes de chegar no público final.

Apesar de existir outros testes a serem feitos no momento da criação de um site, o teste de usabilidade é ideal para verificar a qualidade e consistência do produto.

A testagem leva em consideração o ponto de vista do usuário, portanto, tem um grande peso na execução do projeto. Então, vamos lá entender tudo sobre o método? Bora!

O que é o teste de usabilidade?

O teste de usabilidade é um método de testagem que, a partir do ponto de vista do usuário, lhe dá respostas concretas sobre como executar um projeto digital. Ou seja, é uma maneira de comprovar a qualidade de uma interface ao colocá-la em ação com usuários.

O principal destaque desse método é o uso de pessoas reais, com um perfil similar ao da persona do projeto. Sendo assim, com insights de pessoas reais acerca da experiência de uso e escolhas de design, os desenvolvedores conseguem aprimorar a aplicação.

Como funciona o teste de usabilidade?

A execução do teste, de certa forma, é uma parte bem simples do processo. Ela se dá de forma automática, ao observar o comportamento dos usuários dentro da plataforma. Agora, o feedback por parte do usuário pode vir através de formulários ou perguntas abertas.

Uma página na web é composta por diversos elementos, desde plugins, textos, imagens e até vídeos. Sendo assim, você pode executar um teste de usabilidade completo. Ao selecionar os participantes peça para eles executarem ações dentro do site, e usá-lo normalmente, como um possível cliente faria. Ao final, você terá resultados importantes para a melhoria de sua interface.

Para que serve o teste de usabilidade?

Como dito anteriormente, o teste de usabilidade serve para medir a qualidade do seu produto digital. Dito isso, a testagem tem como principal função avaliar o fluxo do site. Se tudo está funcionando devidamente, e atendendo as necessidades dos usuários.

Além disso, os testes servem pra indicar o comportamento de sua persona, mostrando como preferem usar seu produto. Sendo assim, a partir desses testes, os designers conseguem aprimorar as decisões iniciais e melhorar a experiência dos usuários.

Quais são os tipos mais comuns de teste de usabilidade?

Teste de aprendizado

O teste de aprendizado, diferente dos outros dessa lista, conta com o auxílio de usuários que já lidaram com a plataforma. Ou seja, ao invés de buscar um participante que nunca tenha lidado com seu produto digital, você seleciona uma pessoa que passou por um teste anterior.

Teste competitivo

O teste competitivo busca fazer uma comparação da sua plataforma com um concorrente. Sendo assim, o usuário faz os testes na sua interface e na interface do concorrente. Dessa forma, você pode comparar os desempenhos e buscar melhorias.

Descoberta de problemas

Esse é o modelo mais simples entre as testagens. No teste de descoberta de problemas, o usuário deve passar pelos testes e descobrir falhas na sua interface. Ou seja, são identificados os problemas que podem impedir a plataforma de ser usada de forma fluida.

Testes de benchmark

Os testes de benchmark comparam duas versões do mesmo produto. Ou seja, você desenvolve duas interfaces e coloca o usuário para testar as duas. Dessa forma, você pode comparar os resultados das duas versões e aplicar os pontos positivos em uma única versão.

Eye-tracking

Esse método é um pouco mais complexo, já que exige um equipamento específico. Geralmente, se usa os heatmaps, que acompanham o movimento do mouse na tela. Contudo, nem sempre os olhos estão no mesmo local que o mouse. Assim, surgiu o eye-tracking, um equipamento sofisticado que consegue mapear por onde os olhos passam em uma página. Os resultados desse teste podem ser importantes para o desenvolvimento do produto.

Moderado ou não moderado

Esse modelo diz mais sobre os designers que os testadores. Inclusive, eles podem ser aplicados em todos os testes citados acima. O teste moderado é acompanhado pelo designer, e segue uma espécie de roteiro. Além disso, pode auxiliar o testador em eventuais dúvidas. Já o não moderado deixa o testador livre, para que ele mexa na plataforma como desejar.

Etapas de um teste de usabilidade

Para executar um teste de usabilidade que vai te garantir um resultado de sucesso, é preciso seguir alguns passos:

  • Determinar o que precisa ser testado
  • Identificar o melhor método
  • Criar as tarefas que devem ser seguidas
  • Encontrar o melhor grupo de participantes
  • Conduzir o teste
  • Analisar os resultados e fazer um relatório das descobertas

Quais métricas usar?

O principal ponto a ser analisado nos seus resultados é o tempo que o usuário levou para realizar uma tarefa. Esse dado é essencial para a execução do seu projeto. Essa métrica também pode ajudar a determinar a curva de aprendizado e a avaliar a velocidade da interface.

Você deve avaliar a taxa de conclusão do teste. Com esse resultado, é possível analisar se os testadores conseguiram concluir os testes com dificuldade ou não. Além disso, avalia a eficácia ao cumprir uma tarefa, e se teve problemas ou não.

Esse método de fato é interessante, não é? Então, veja outros artigos que vão te ajudar com seus projetos:

SEO x SEM: conheça as diferenças entre as estratégias

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Growth Hacking: o que é e como aplicar na sua empresa

Fontes: Rock Content, Neil Patel, Alura, Elisa Volpato

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