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Live Marketing: o que é, como funciona e como fazer?

Dentro das possibilidades no marketing, os anunciantes podem ficar perdidos e não conhecer algumas estratégias. Assim, é compreensível não conhecer o live marketing, uma das novas técnicas mais interessantes.

O live marketing é feito em tempo real, gerando uma interação direta com o público. Dentro dessa estratégia, ainda é possível aplicar o marketing de eventos, social, promocional e muitos outros. Então, vamos entender tudo sobre essa técnica?

O que é live marketing?

O live marketing é uma estratégia que aumenta a interação com o público. Além disso, envolve ações, eventos e campanhas que geram uma relação mais íntima com o público. Isso, é claro, com o objetivo de elevar as vendas e a retenção de clientes.

Como funciona?

Com o objetivo de estabelecer um contato direto com o público, existem algumas estratégias que podem ser usadas. Uma delas é a realização de feiras ou conferências. Dessa forma, os clientes podem dividir o espaço com especialistas da sua empresa, e conhecerem mais do que você pode oferecer.

As famosas amostras grátis também são uma ótima opção de live marketing. Além disso, transmissões ao vivo através de redes sociais, como Facebook, YouTube e Instagram, também são boas opções. Portanto, todas as técnicas que levam o cliente a se aproximar e conhecer sua empresa.

Quais ações podem fazer parte dessa estratégia?

Algumas das técnicas e ações que podem fazer parte do live marketing já foram mencionadas, mas vamos conhecer outras:

  • atividade de merchandising;
  • ação virtual, como lives em redes sociais;
  • geomarketing;
  • utilização de técnicas de vídeo imersivas, como o 360º;
  • entrega de brindes ou amostra grátis;
  • realização de congressos, feiras, exposições ou conferências.

Quais as vantagens em implantar essa estratégia?

Para implementar uma estratégia desse nível, é importante saber quais as vantagens. Sendo assim, a principal é a aproximação dos clientes com a empresa. Além disso, gera mais confiança para a sua marca com os clientes. Como eles vão ter acesso a conteúdo valioso, eles podem até repercutir sobre a sua marca, se tornando advogados do seu conteúdo.

Ademais, um ponto importante dessa técnica é que ela permite o uso de várias técnicas. Além disso, também apresenta um espaço para criação, já que você pode sempre inovar no live marketing. O vínculo com o público, seja cliente, parceiro ou acionista, é muito importante para essa estratégia.

Como medir o retorno das ações de live marketing?

Para medir o ROI, ou seja, o retorno do investimento, das ações de marketing, é necessário definir o objetivo daquela ação. Sendo assim, você precisa elencar quais são as suas prioridades. É vender mais? Gerar leads? Divulgar um produto novo? Aumentar a autoridade da marca? Gerar engajamento em redes sociais?

Seja qual for o principal objetivo, é a partir disso que você poderá escolher a melhor estratégia dentro do live marketing. Depois disso, fica mais fácil estabelecer os indicadores-chave de desempenho (KPI) para atestar o quão bem sucedida foi a estratégia.

Exemplos de ações

Um dos exemplos mais conhecidos das ações de live marketing são as exposições da Apple e da Samsung. Essas exposições acontecem de forma regular, sempre que novos aparelhos são lançados. Contudo, esse não é o único exemplo a ser seguido.

Um exemplo de ação especial, com pessoas comuns, é da marca Dove. A campanha “real beleza” da marca foi divulgada no YouTube. Além disso, outra campanha interessante é a da Sky, ao oferecer sessões de cinema e shows exclusivos para os clientes.

Live marketing X marketing promocional

Como já vimos, o live marketing tem por objetivo o marketing “ao vivo”, ou seja, em contato com as pessoas. O marketing promocional também promove essa interação, por meio de promoções, amostras grátis e concursos.

Contudo, a principal diferença das duas estratégias, está na amplitude da divulgação. Ao mesmo passo em que o live marketing usa de amostras e demonstrações, ele também usa da tecnologia, para fazer a divulgação dessas ações. Dessa forma, o impacto é muito mais forte e duradouro.

Gostou de saber mais sobre essa estratégia? Então fique de olho nesses artigos:

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Fontes: Santander, Negócios SC, Clube do Trade, Copastur

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