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AdTech: o que é, como funciona e qual é a importância?

O mundo do marketing digital está em constante mudança, o que faz com que novas estratégias sejam pensadas e implementadas. Como prova disso, foi assim que a AdTech surgiu. A AdTech é uma cultura de compra de mídias e anúncios que está se tornando cada vez mais popular.

Essa tecnologia é um espaço para troca: uma ligação entre quem vende o espaço para a realização do anúncio e quem realmente vai anunciar. Isso é fundamental paras as empresas lucrarem e utilizá-las em suas estratégias.

AdTech é a junção das palavras Advertising e Technology, ou seja, Publicidade e Tecnologia. Sendo assim, elas nada mais são que aplicações voltadas para a administração de publicidades. Certamente, um dos maiores retornos do uso dessas tecnologias é o aumento das vendas. Então, vamos lá conhecer tudo sobre essas aplicações?

O que é uma AdTech?

AdTech é o nome dado para as aplicações tecnológicas usadas na administração e análise de peças publicitárias no mundo virtual. As aplicações são usadas para analisar métricas como impressões, número de cliques, conversões em vendas, e etc. Essas aplicações criam uma ponte entre os anunciantes e as entidades que vendem o espaço para anúncio. Dessa forma, o anúncio pode ser otimizado, e gerar uma maior renda para o anunciante.

Dessa forma, há diversas vantagens nessa possibilidade de fazer marketing. A primeira é a economia de tempo, criando anúncios de modo mais otimizado. Já ouviu aquele ditado “Tempo é dinheiro?”. Pois bem! A segunda é o acompanhamento das reações mais de perto, de modo a favorecer análise do que está indo bem, por exemplo.

Logo, é um excelente meio para buscar soluções e ampliar os resultados da empresa. Isso se sustenta no fato de as AdTechs permitirem focar em cliques, conversão, entre outras ferramentas que podem ajudar nesse processo.

Portanto, podemos definir as AdTechs como pertencentes a todo o processo de entrega de anúncios.

Qual é a origem?

Com o surgimento da tecnologia, observa-se uma necessidade constante de se reiventar e adotar novas estratégias. Isso ocorre porque as necessidades vão mudando a partir das soluções que a tecnologia nos proporciona no dia a dia.

Muitas empresas da área de tecnologia aproveitaram da falta de profissionais no mercado para prestarem consultoria para as empresas que desejavam seguir essa estratégia, o que foi fácil, tendo em vista que era algo novo e sem muitos profissionais no mercado.

Sendo assim, as AdTechs surgiam no momento em que ocorria uma transformação digital, tendo em vista que empreendedores perceberam a demanda de otimizarem as suas campanhas no meio digital. Logo, tornaram-se um meio para identificar o público, além de compra de mídia, garantindo uma visibilidade muito grande dessa ferramenta.

Como funciona?

As AdTechs atuam em todo o processo de definição de uma campanha publicitária. Ou seja, são usadas na análise, gestão e entrega dos anúncios. Dessa forma, analisa-se o público-alvo para poder definir os principais pontos da campanha e definir um canal de anúncio. É um processo extenso, que gera resultados importantes para as empresas.

Existem algumas formas de anunciar. A primeira, é quando você faz contato diretamente com o responsável por realizar o anúncio, momento em que são combinados os valores diretamente com ele.

A segunda é uma opção de anúncio através de um leilão, em que os preços vão sendo definidos conforme a demanda.

Por último, mas não menos importante, é a possibilidade de troca de anúncios entre as empresas. Isso quer dizer que espaços são oferecidos para beneficiar ambas.

Portanto, as AdTechs funcionam como uma excelente ferramenta para convidar o público de modo geral, a fim de gerar mais tráfego e conversão, pois aqui ainda não há uma segmentação muito profunda.

Importância da AdTech

Essas aplicações são importantes porque facilitam todo o processo de uma campanha publicitária, otimizando tempo e recursos. As AdTechs permitem que você selecione o público-alvo e gerencie as impressões para fazer campanhas mais direcionadas, a fim de obter um impacto maior.

Além disso, a estratégia é essencial para o seu ROI (Retorno sobre o Investimento), já que utiliza o orçamento da melhor forma possível, envitando gastos desnecessários, ou ainda gastos muito altos.

Logo, a AdTech surgiu para otimizar e agilizar os processos de campanhas, pois a demanda de compra e venda dos anúncios se tornou mais complexa.

Por que investir em AdTechs?

Abaixo, confira uma lista de vantagens sobre as AdTechs:

Reconhecimento de marca

Esse é um dos fatores mais benéficos com o uso das AdTechs. Ao veicular informações sobre o seu negócio, sua autoridade na área aumenta e atinge novos públicos. Assim, tornando a empresa cada vez mais conhecida.

Maior transparência

As AdTechs fornecem um grande número de relatórios e dados para serem analisados. Dessa forma, as próximas ações serão tomadas de acordo com esse relatório, o que ajuda a melhorar cada vez mais as campanhas.

Aumento das vendas

Essa certamente é uma vantagem que qualquer um gostaria de ter. As AdTechs ajudam a atingir e se comunicar com um novo público, logo é natural que mais negócios sejam fechados a partir dessa estratégia.

Melhores preços

As aplicações das AdTechs permitem que você anuncie em diversos veículos diferentes com um custo menor, por conta de sua automação. Ideal para quem não tem um orçamento muito grande, mas que deseja investir.

Insights

São importantes e acontecem em toda etapa de marketing. Com os insights das campanhas, é possível acompanhar o público mais de perto e redefinir ações para que os objetivos sejam alcançados.

AdTech X MarTech

A AdTech e a MarTech apresentam objetivos iguais, só o que muda mesmo é a questão de investimento. A MarTech é uma forma de atingir novos públicos, porém o diferencial é que essa estratégia usa meios não remunerados para atingir tal objetivo. Já a Adtech é uma estratégia utilizada para atingir novos perfis, só que isso acontece através de meios que são pagos. Logo, o que vai mudar, de fato, é o investimento feito.

Sendo assim, a MarTech é a tecnologia de marketing que busca alcançar novos públicos através de canais não pagos. Além disso, usa os próprios insights da empresa, diferente da AdTech.

Resumindo, a AdTech usa da tecnologia para facilitar a compra de anúncios, otimizando os gatos no processo. Já a MarTech usa a tecnologia para implementar campanhas publicitárias a partir dos dados da própria empresa. Outro fator é que também se usa a mídia própria da empresa, como as redes sociais e site da marca.

Fontes: RankMyApp, Amazon Ads, Transformação Digital, Rock Content

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