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Arquitetura da informação

Arquitetura da informação: o que é e como usar no seu negócio?

A arquitetura da informação serve para determinar onde cada componente de algum produto deve estar. Isso, certamente, é para se certificar que o sistema seja compreensível como um todo. Resumindo, a arquitetura da informação pode ser descrita como a arte de organizar.

Essa função é muito importante, tanto para as empresas quanto para os usuários. Isso porque, com uma boa AI, apps, sites, softwares, e até outros aspectos de um sistema, são facilmente operados pelos usuários. Ou seja, com tudo funcionando perfeitamente, todo mundo sai ganhando. Então, vamos entender mais sobre essa área?

O que é arquitetura da informação?

Como dito anteriormente, é a arte de organizar, seja aplicativos, sites ou softwares. Esse processo está ligado a todos os pontos de uma aplicação, ou seja, textos, imagens, links, disposição de páginas e informações e etc. A arquitetura da informação nos ajuda a entender o que estamos observando, e a encontrar o que quer que estejamos procurando.

A arquitetura da informação observa, sistematiza, identifica, categoriza e organiza. Ou seja, é um processo definido por vários passos, que são essenciais para a concepção do produto digital final.

Quais são os pilares da arquitetura da informação

Apesar de ser um conceito e área complexos, por sua grande gama de atuação, a arquitetura da informação pode ser resumida em três pilares: conteúdo, usuários e contexto. Ou seja, para que o processo seja efetivo, é necessário criar um conteúdo de valor para os usuários, em um contexto em que eles, a empresa e o projeto façam sentido. Os tópicos podem ser definidos assim:

Conteúdo

  • textos, imagens, gráficos, vídeos, áudios, etc.
  • estruturação das páginas;
  • taxonomia, ou seja, classificar e nomear todos os itens, a fim de facilitar sua localização;
  • indicar qual o volume de conteúdo será gerado.

Usuários

  • definir a persona;
  • conhecer e explorar as necessidades;
  • analisar o comportamento;
  • avaliar a experiência de uso.

Contexto

  • definir o modelo de negócios;
  • descobrir quais são os objetivos do projeto;
  • aplicar novas tecnologias e metodologias;
  • utilização de recursos, ou seja, pessoal, equipamentos, etc.

Função e Importância da arquitetura da informação

A função da arquitetura da informação está ligada diretamente ao desenvolvimento de projetos digitais. Ao aplicar os seus processos, a AI garante uma qualidade na navegação. Isso pode acarretar em uma maior fidelidade por parte dos usuários, e um consequente aumento nos lucros.

Principais componentes da arquitetura da informação

A arquitetura da informação é uma ciência. Portanto, ela precisa de componentes, que a ajudam a exercer um trabalho mais eficaz. Por ser intrinsicamente ligado à metodologias, o profissional dessa área pode precisar de diversas especializações. Assim, essas são as áreas que apoiam a execução desse processo:

  • Arquitetura: o pensamento de um arquiteto é o mais importante, ou seja, estrutura-se a informação tal qual um prédio.
  • Sistemas de navegação: ou seja, mostra o caminho para o usuário e o situa dentro da plataforma.
  • Psicologia cognitiva: a AI usa as metodologias dessa área para entender melhor a mente humana, para assim estruturar melhor as informações que serão repassadas.
  • Sistemas de pesquisa: aqui se analisa a facilidade e velocidade na qual um usuário consegue encontrar sua resposta.
  • Biblioteconomia: esse é um curso focado em catalogação, dessa forma, é essencial para a organização.
  • Sistemas de rotulagem: aqui se nomeia todos os itens do site de uma empresa.
  • Sistemas de organização: nesse ponto o objetivo é avaliar qual será a forma que a informação será organizada.

Metodologias utilizadas

  • Wireframes: os wireframes são os esqueletos do projeto, ou seja, os rascunhos que são feitos antes de se iniciar o projeto de fato.
  • Inventário de conteúdo: aqui se levanta dados que podem, possivelmente, ajudar em uma melhor compreensão do projeto.
  • Taxonomia: esse termo surgiu na biologia. No marketing, ele tem uma função similar, que é a de descrever e classificar os pontos do projeto.
  • Estrutura hierárquica: aqui é onde se define como as páginas e conteúdos vão se apresentar e conversar entre si dentro do projeto digital.

Como colocar em prática?

Ao seguir todos os passos citados, e as metodologias, é possível colocar esse processo em prática. É preciso se atentar ao fato de que, a arquitetura da informação, se mostra extremamente necessária hoje em dia. Então, analise com cuidado esse artigo, e não deixe de implementar esse processos em seus negócios.

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