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Arquétipo do bobo da corte: esses são os traços da sua marca?

Arquétipo do bobo da corte: esses são os traços da sua marca?

O arquétipo do bobo da corte é um tipo de personalidade que busca a diversão, a leveza e a irreverência, quebrando padrões e convenções tradicionais. Isso porque vive uma constante busca em se divertir e contagiar as pessoas ao redor com essa mesma diversão.

Marcas que ativam esse arquétipo em suas estratégias não se preocupam em ser a maior ou a mais séria, mas sim a mais acolhedora e intrigante, que aceita as pessoas exatamente como elas são, com humor e originalidade.

Mas quais são as características desse arquétipo? Suas manifestações e vantagens? Continue lendo nosso conteúdo e descubra tudo sobre essa personalidade divertida e poderosa para a sua marca.

Características do arquétipo do bobo da corte

O arquétipo do bobo da corte é caracterizado por algumas qualidades que o diferenciam dos outros. Veja quais:

  • Diversão: quem integra esse arquétipo sabe como fazer alguém rir, seja com piadas, trocadilhos, ironias ou sarcasmos. Isso porque usa o humor como uma forma de expressão, de se relacionar com os outros e para lidar com as situações difíceis. Não leva nada muito a sério e sabe rir de si mesmo.
  • Irreverência: também é alguém que não tem medo de quebrar as regras, desafiar as autoridades ou ainda de falar verdades inconvenientes. Logo, é capaz de criticar, questionar ou provocar quem está no poder, usando a sua inteligência e astúcia. Não se conforma com o status quo e busca sempre inovar e surpreender.
  • Originalidade: quem está sob o guarda-chuva desse arquétipo tem uma personalidade única, que não se encaixa nos padrões ou nas expectativas da sociedade. É autêntico, criativo e ousado. Ou seja, gosta de experimentar coisas novas, de se arriscar e se aventurar. Não tem vergonha de ser diferente ou se destacar.
  • Espontaneidade: o bobo da corte vive no momento atual, sem se preocupar muito com o que já passou ou ainda com o que virá. É um arquétipo impulsivo, intuitivo e flexível. Se adapta facilmente às mudanças e às circunstâncias. Não planeja muito as coisas e prefere seguir o seu instinto.

Como esse arquétipo se manifesta em uma marca?

Uma empresa que usa o arquétipo do bobo da corte na sua comunicação busca transmitir uma imagem de diversão, irreverência, originalidade e espontaneidade para o seu público-alvo. Ou seja, ela quer ser vista como uma marca que não se leva muito a sério, sabe fazer rir e que traz alegria para as pessoas. A companhia que adota esse arquétipo pode estratégias como:

  • Linguagem casual, coloquial e bem-humorada nas suas mensagens, nas suas redes sociais e nos seus anúncios;
  • Campanhas publicitárias que brinquem com clichês, estereótipos ou as situações diárias dos consumidores;
  • Fazer paródias, sátiras ou referências culturais que gerem identificação e engajamento com o seu público-alvo;
  • Usar cores vibrantes, imagens divertidas e elementos lúdicos na sua identidade visual e no seu design;
  • Oferecer produtos ou serviços que sejam divertidos, inovadores, surpreendentes ou que quebrem as expectativas dos consumidores.

Algumas marcas conhecidas, como a Pepsi, M&M’s, Netflix, Burger King, entre outras, adotam parcial ou totalmente o arquétipo do bobo da corte, reconhecendo seu lugar ao mesmo tempo em que convida o consumidor a rir com ele, e o acolhe em igual medida.

É o arquétipo ideal para marcas de alimentação, bebidas, empresas do ramo do entretenimento, produtoras de conteúdo, e até mesmo na área de tecnologia.

Vantagens do arquétipo do bobo da corte para minha marca

Agora que você sabe as características do arquétipo do bobo da corte e como ele se manifesta em uma marca, descubra algumas vantagens que adotá-lo em sua estratégia de marketing pode trazer para a sua marca:

Fidelização

Você pode conquistar e manter os seus clientes fiéis, pois eles se sentirão mais próximos e mais envolvidos com a sua marca. Ou seja, podem gostar do seu jeito de ser, do seu humor e da sua personalidade, e por isso se identificar com os seus valores e com a sua missão.

Diferenciação

Assumindo o manto do bobo da corte, você pode se destacar no mercado, pois será diferente das outras marcas. Isso significa que não se trata de mais uma marca séria, tradicional ou conservadora. Pelo contrário, será uma marca que faz rir, surpreende e inova. Uma empresa que tem coragem de quebrar as regras e desafiar o status quo.

Atração

O bobo da corte é capaz de chamar a atenção e o interesse dos seus clientes, pois vai oferecer algo que eles buscam: diversão, entretenimento e emoção. Ou seja, fazendo com que eles se entretenham, se surpreendam ou se emocionem com as suas mensagens, produtos ou serviços, criando experiências memoráveis.

Marketing de referência

É a capacidade de gerar burburinho, e com isso alcançar as pessoas por meio do boca a boca, compartilhamento e viralização, pois as pessoas tendem a comentar e a recomendar as marcas que as fazem rir ou que as impressionam.

Por meio da criação de conteúdos engraçados, criativos e originais, que geram engajamento e interação nas redes sociais, você pode fazer com que as pessoas falem bem da sua marca e a divulguem para os seus amigos.

Reputação

Utilizando esse arquétipo, você pode criar uma imagem de empresa jovem, dinâmica, criativa e inovadora, que está sempre antenada com as tendências e acontecimentos do mundo. Dessa forma, você mostra que se preocupa com o seu público-alvo, sabendo do que ele gosta e o que precisa, deixando claro assim que é uma marca de personalidade e atitude. Assim, conquistando cada vez mais reputação positiva.

Agora que você já sabe tudo sobre o arquétipo do bobo da corte, analise se ele combina com suas estratégias de marketing e posicionamento de marca e comece hoje mesmo a experimentar as vantagens dessa personalidade na sua empresa.

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Fontes: Lytron Daltro Coutinho Logoteria Agência Azul Amura Comunicação

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