A comunicação é uma peça chave para que as empresas melhorem o relacionamento com os consumidores. Assim, o UX writing é uma área de atuação dentro do UX design, que cria textos para melhorar a experiência do usuário.
Além disso, o UX writing tem um impacto direto na jornada de compra do consumidor. Portanto, é essencial para a comunicação das empresas. Vamos lá conhecer tudo sobre essa área? Bora!
O que é UX writing?
O UX writing é uma área dentro do UX design, que tem o objetivo principal de otimizar a experiência do usuário. O profissional desse segmento tem por objetivo escrever textos de maneira estratégica, a fim de tornar a experiência do usuário o mais simples possível.
Ou seja, todo texto dentro de uma interface, por menor que seja, entra nas funções de um UX writer. Além disso, um UX writer também cuida da documentação do produto, participa de reuniões para entender melhor a persona, a redação e a revisão da comunicação de outras redes, notificações e tudo que envolve a comunicação através de textos com o usuário.
O que um UX writer faz?
Como dito anteriormente, tudo que está relacionado aos textos é de competência do UX writer. Sendo assim, menus, botões, campos de formulários, ajuda, conteúdo, etc. Além disso, o profissional deve conhecer o público para quem ele escreve. É preciso entender todas as suas dificuldades, para que, através do texto, ele consiga auxiliar o usuário.
Importância do UX writing para uma empresa
O texto dentro de uma interface, qualquer que seja, é muito importante, já que auxilia na jornada do consumidor. A navegação certamente seria dificultada sem o auxílio do UX writing.
Dessa forma, o UX writing se faz necessário e importante dentro de uma empresa. Ao otimizar toda a jornada do consumidor, se tem uma maior conversão de vendas, e um consumidor satisfeito se torna um defensor da sua marca. Além disso, aumenta a autoridade da sua marca na área, elevando seu status.
5 dicas para iniciar na carreira de UX writing
Estude muito!
Sem a menor dúvida, a principal dica para se aventurar nessa nova área é estudar muito! Além do estudo ser sempre necessário, essa é uma área em ascensão. Portanto, você deve buscar sempre conteúdo novo, lendo livros, como O Design do Dia a Dia de Donald A. Norman, e treinando cases.
Ame palavras
Para ser um UX writer, além de criatividade e proatividade, você deve amar o que está fazendo. Ou seja, precisa gostar de escrever, e ter prazer nisso. Dessa maneira, não importa sua profissão de origem, se é jornalismo, direito ou sociologia, você vai se der bem nessa área.
Faça cases
Como dito anteriormente, estudar é muito importante. Mas, para além disso, ter uma certa experiência também conta muito. Portanto, é ideal que você procure fazer cases por conta própria. Entre em sites diversos e produza conteúdo para ele que você acredita ser o ideal, e guarde em seu portfólio.
Procure por feedbacks
Nessa área, uma das ações mais importantes são os testes de usabilidade. Ou seja, testes para averiguar a experiência do usuário e buscar melhorar sempre. Portanto, busque sempre o feedback de clientes e até amigos. Espalhe o seu trabalho e pegue opiniões, para que você possa sempre evoluir,
Trabalhe em equipe
O UX writing é só um dos muitos segmentos dentro do UX design. Sendo assim, para que você possa executar o seu trabalho com excelência, é ideal que você saiba trabalhar em equipe. UX researchers, desenvolvedores, UX designers, e todas as outras funções, dependerão de você, e você delas, para desempenhar um bom papel.
Diferenças entre profissionais
UX writer e copywriter
Apesar de ter funções similares, em pontos como estabelecer o tom da marca, a diferença essencial entre esses profissionais é o objetivo de seu texto. Enquanto UX writers cuidam de todos os aspectos textuais dentro de uma interface, os copywriters escrevem com o objetivo de vender alguma coisa.
UX writer e technical writer
Um technical writer, ou escritor técnico no bom e velho português, tem a função de transformar um texto complexo em algo de fácil entendimento. Ou seja, o seu foco é traduzir, de certa forma, a linguagem do conteúdo. Os talentos desse profissional é mais usado em guias passo a passo e em artigos.
UX writer e estrategista de conteúdo
Essas duas funções são as mais similares, no ponto em que tomam conta de todo o conteúdo textual de uma interface. Contudo, diferente dos UX writers, os estrategistas de conteúdo não colocam a mão na massa durante a criação do conteúdo geral da marca.
UX writer e content writer
A especialidade do content writer são os textos informativos. Ou seja, textos com conteúdo específico sobre um assunto, o qual responderá todas as suas dúvidas. Dessa maneira, é possível que um UX writer construa esse tipo de conteúdo dentro de uma interface.
E aí, gostou de entender tudo sobre essa área? Então vem conhecer mais sobre o assunto:
Teste de usabilidade: o que é, para que serve e como fazer?
O que é UX design e o que faz o profissional da área?
Arquitetura da informação: o que é e como usar no seu negócio?
Fontes: Alura, Ebac, Digital House, Mutant, Aela, Mariane Lorente