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McDonald’s: como são as estratégias de marketing da marca?

McDonald’s: como são as estratégias de marketing da marca?

Com certeza você já viu um anúncio, ou pelo menos ouviu falar da rede de fastfood dos Arcos Dourados, não é? A franquia, que teve início lá em 1948, com os irmãos Mac e Dick McDonald na Califórnia, é um sucesso mundial. Eles ofereceram inovação do ramo de lanches por todos esses anos e, além disso, o marketing do McDonald’s é de um impacto singular.

Atualmente, devido a todas essas inovações, a multinacional tem mais de 38 mil restaurantes em escala global, divididos entre mais de 120 nações. Além disso, seu valor de mercado em 2023 alcançou mais de 211 bilhões de dólares.

Com a ajuda de quatro pilares estratégicos do marketing: produto, preço, praça e promoção, eles conquistaram o mundo.

Neste artigo vamos entender tudo sobre como o McDonald’s se tornou essa potência e quais os segredos que seu marketing encerra. Então acompanhe a leitura!

Origem do McDonald’s

O nascimento

O ano era 1937, e os irmãos Richard e Maurice McDonald decidiram abrir uma barraca de hot-dog sob o nome de Airdome, em Arcadia, na Califórnia.

Dois anos se passaram, e eles mudaram para San Bernadino (CA), e no dia 15 de maio de 1940 abrem então um restaurante na Rota 66, sob o nome de McDonald’s.

Com um cardápio de 25 itens, o que mais tinham era churrasco. Na época, o primeiro hambúrguer deles custava US$0,15, e eles tinham contratado 20 funcionários sobre patins (os carhops), que entregavam pedidos direto no carro dos clientes. A ideia não apenas deu certo, como se tornou bem popular e rentável.

A virada de chave

Em 1948, os irmãos perceberam que o carro-chefe do restaurante eram os hambúrgueres, e essa foi a virada de chave para o nascimento da empresa dos arcos dourados.

Isso porque eles interromperam o funcionamento do estabelecimento por meses, até desenvolverem um sistema similar ao de uma linha de montagem fabril para ofertarem um serviço rápido de montagem de seus lanches, que levava pouco mais de 30 segundos.

Isso infelizmente ocasionou na perda de emprego dos patinadores, mas quando o restaurante foi reaberto, comercializava hambúrgueres, milk-shakes e batatas fritas. E a recepção pública foi sensacional, pois apesar de um menu limitado, o atendimento era rápido e de qualidade.

Em 1953, a dupla McDonald decidiu expandir os negócios, criando franquias de seu restaurante, com Neil Fox abrindo a primeira filial, e a segunda unidade sendo inaugurada em Phoenix, no Arizona, que foi a primeira loja do grupo a adotar os arcos dourados.

Ainda em 53, o restaurante original foi reformado, aderindo à nova identidade também. Logo depois, a terceira filial foi inaugurada em Downey (CA), e é até hoje a loja mais antiga ainda em funcionamento.

Ray Kroc, o visionário

Os rumos da franquia mudaram em 1954, quando Ray Kroc, que estava no ramo de copos de papel e multimixers visitou o restaurante de San Bernadino, pois havia vendido uma quantidade massiva de misturadores para milkshake na cidade.

Encantado com a agilidade de atendimento da lanchonete dos irmãos McDonald’s, que à essa altura buscavam um novo agente para a franquia, Ray viu a oportunidade perfeita.

Em 1955 ele fundou a McDonald’s System Inc, que viria a se tornar a McDonald’s Corporation, e seis anos mais tarde adquiriu os direitos exclusivos sobre o nome e o sistema operacional da empresa. Em 1958, a marca já estava alcançando patamares internacionais, e já havia vendido 100 milhões de hambúrgueres.

Ray sabia exatamente o que estava fazendo, e construiu um sistema único e sustentável para que a empresa se mantivesse como uma titã dos fastfoods até os dias atuais. Sua filosofia se pautava no desejo de que os clientes pudessem desfrutar do mesmo sabor em diferentes unidades do McDonald’s, do Alaska ao Alabama.

Para isso, defendia que os franqueados trabalhavam para si mesmos, mas juntos com a marca, em um negócio autônomo, sem, no entanto, navegarem sozinhos. Isso porque o empreendedor forjou um infalível sistema embasado em um banco de três pernas: as franquias, os fornecedores e, por fim, os funcionários. A estrutura até hoje é tão sólida quanto cada uma das pernas que a sustenta.

A visão de Kroc foi primordial para que o McDonald’s se tornasse o que é hoje: a pioneira dos lanches rápidos, cujo sistema foi copiado por várias marcas, como a concorrente Burger King e até mesmo o Taco Bell.

Inclusive, existe um filme sobre a empreitada de Ray Kroc chamado “The Founder” (Fome de Poder), estrelando Michael Keaton no papel principal.

Quais são os produtos comercializados?

Atualmente, McDonald’s é a maior e mais valiosa empresa de fastfood do mundo. Por isso, não é de surpreender que, em sua presença global, possui um cardápio extremamente rico e variado. É dessa forma que, mesmo mudando de forma constante, de modo a atender a demanda de clientes em nível mundial, alguns de seus produtos clássicos estão sempre presentes, como é o caso do BigMac, o ícone da marca, e as eternas batatas fritas.

Atualmente, a franquia conta com mais de 75 itens em seu menu, entre sanduíches à base de carnes e de vegetais (para atender clientes veganos), sobremesas, batata frita, um menu diversificado para café da manhã, refrigerantes, saladas e muito mais. O McDonald’s atende mais de 69 milhões de pessoas diariamente, portanto sua variedade é necessária.

Quais são as estratégias de marketing do McDonald’s?

O marketing do McDonald’s é extremamente rico, e embora sua base seja o chamado “mix de marketing” ou “4 Ps”, existem outras estratégias da marca que fazem total diferença na forma como a empresa se projeta para o mundo. Confira como os 4 Ps são empregados, e em seguida as estratégias mais populares da empresa:

  • Produto: A rede investe na qualidade, variedade e inovação dos seus produtos, buscando atender às necessidades e os desejos dos seus clientes. A empresa também se preocupa com a padronização dos seus processos e com a higiene dos seus restaurantes.
  • Preço: O McDonald’s pratica preços acessíveis e competitivos, visando atrair e fidelizar os seus consumidores. A marca também oferece descontos, combos e promoções especiais para estimular as vendas.
  • Praça: A franquia possui uma ampla rede de distribuição, com restaurantes espalhados por todo o mundo. Ela também utiliza canais online, como aplicativos e sites, para facilitar os pedidos e as entregas de seus produtos.
  • Promoção: A marca utiliza diversos meios de comunicação para divulgar seus produtos, como televisão, rádio, jornal, revista, outdoor, internet e redes sociais. Além disso, também realiza ações de marketing direto, como programas de fidelidade e cupons de desconto.

As estratégias da marca focam em aspectos como intimidade, melhoria da experiência do consumidor, campanhas assertivas focadas no cliente final e, principalmente na inovação, como você confere detalhadamente a seguir:

Intimidade

Um dos principais objetivos do marketing do McDonald’s é inspirar a intimidade da marca com o cliente. Um ótimo exemplo disso, aqui no Brasil, é a campanha “Méqui”, iniciada em 2019 e em prática até então. Dessa forma, ao mudar o nome para se aproximar do público brasileiro, eles conseguiram criar uma conexão maior com a nossa cultura.

Experiência

A marca também preza pela experiência do consumidor. Isso se prova desde os primórdios da franquia, em 1960, quando eles foram os primeiros a implementarem o uso de outdoors em sua estratégia publicitária. Além disso, vimos recentemente durante a pandemia, quando otimizaram o atendimento ao cliente nos drive-thrus e usaram isso como uma estratégia extra de marketing.

Campanhas humanizadas

As campanhas humanizadas também são uma marca da empresa. Dessa forma, pudemos ver a campanha “Méquizice”, onde os clientes e influenciadores mostravam a sua maneira de comer um “Méqui”. Sendo assim, eles conseguiram humanizar a marca, e também promover uma discussão saudável sobre os lanches servidos.

Marketing do McDonald’s: Lançamentos

Os lançamentos fazem parte do marketing do McDonald’s, já que sempre elevam a expectativa e o falatório ao redor da marca. Um exemplo disso é a campanha que promoveram no Big Brother Brasil. Os participantes tiveram que “vestir a camisa” da marca, literalmente. E isso foi o pontapé para o lançamento da venda de vestuários e acessórios da arcos dourados. O buzz acerca da campanha nas redes sociais rendeu um ótimo retorno para a empresa.

Público-alvo da empresa

O público-alvo do McDonald’s é bastante amplo e diversificado, devido aos seus preços competitivos e localizações privilegiadas em quase todo o mundo.

A empresa atende desde crianças até idosos, passando por jovens, adultos e famílias. O McDonald’s busca satisfazer as diferentes ocasiões de consumo dos seus clientes, seja no café da manhã, no almoço, no lanche ou no jantar.

Além disso, a empresa segmenta o seu mercado de acordo com as características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais dos seus consumidores.

Atuação da marca no marketing digital

O marketing digital é uma das principais ferramentas do McDonald’s para se relacionar com os seus clientes e potenciais clientes.

A empresa utiliza as redes sociais para interagir com o seu público, gerar engajamento e divulgar as suas novidades. O Facebook é a plataforma mais popular da marca, com mais de 82 milhões de seguidores. A empresa também está presente no Instagram, Twitter, YouTube e TikTok.

Além das redes sociais, o McDonald’s utiliza outras estratégias de marketing digital para aumentar a sua presença online e as vendas. Por exemplo:

Site

O site é um canal informativo e comercial da marca. Nele, os clientes podem conhecer os produtos oferecidos pela empresa em cada país, fazer pedidos online, encontrar os restaurantes mais próximos, participar de promoções, se cadastrar no programa de fidelidade e acessar conteúdos exclusivos.

Aplicativo

O aplicativo é uma plataforma que facilita a experiência dos clientes. Por meio dele, os usuários podem fazer pedidos antecipados, pagar pelo celular, receber ofertas personalizadas, acumular pontos e resgatar prêmios.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de comunicação direta entre o McDonald’s e os seus clientes cadastrados. A empresa envia mensagens periódicas para informar sobre as novidades, as promoções e os benefícios disponíveis.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google. O McDonald’s utiliza o SEO para otimizar o seu site e aumentar ainda mais a sua visibilidade online.

SEM

SEM (Search Engine Marketing) é um conjunto de estratégias que envolve o uso de anúncios pagos nos mecanismos de busca, como o Google Ads. O McDonald’s utiliza o SEM para promover os seus produtos e atrair mais tráfego para o seu site.

Exemplos de inovações do Marketing do McDonald’s

Comunicação

O principal diferencial do McDonald’s está em sua comunicação, que carrega um tom leve e descontraído, sem perder a sua autoridade na área. A aproximação com o público, principalmente em ambientes online, é prova suficiente. Além disso, a marca mantém boa comunicação com outras empresas, participando até mesmo de provocações amigáveis com a sua maior concorrente, o BK.

Padronização

Algo muito relevante para o status da marca, é sua padronização. Os treinamentos promovidos, tanto para o atendimento, quanto para o sabor, garantem um alinhamento da empresa à nível mundial. Ou seja, não importa em qual país você está, a sensação de aconchego e familiaridade será presente ao entrar em um McDonald’s.

Hiperlocalização e personalização

Um fator interessante e divertido do marketing do McDonald’s é a personalização e a hiperlocalização. A marca preza pela cultura de cada país em que está presente. Sendo assim, alguns sabores de sanduíche, como o hambúrguer de teriyaki, no Japão, e até mesmo lojas inteiras, como a de Gramado, no Rio Grande do Sul, com arquitetura estilo colonial, se fazem presentes.

Quais lições tirar dessas estratégias?

Apesar de ter existido ao longo das décadas momentos em que as estratégias publicitárias do McDonald’s falharam ou não causaram o impacto esperado, é possível afirmar que a empresa mantém seu destaque e soberania quando o assunto é fazer marketing.

Por esse motivo, é fundamental reconhecer as lições essenciais da gigante do mundo dos fastfoods que podem ser adotadas em outros setores corporativos:

Conclusão

A trajetória do McDonald’s é impressionante, e seus segredos de marketing têm desempenhado um papel fundamental em seu sucesso contínuo.

Com uma estratégia bem definida, focada no público-alvo, inovação constante e presença no mundo digital, o McDonald’s continua sendo um líder da indústria mundial de fast food. Graças às suas abordagens publicitárias eficazes, a empresa foi capaz de construir uma marca icônica e conquistar o coração e o paladar de milhões de pessoas em todo o mundo.

Se você gostou desse conteúdo, comente conosco e compartilhe os segredos do McDonald’s com outros empreendedores interessados em seguirem os passos de Ray Kroc.

Fontes: Nerd Web Rock Content Adecon Consultoria Rafa Leitão Revista PEGN Squeeze Growth
BP Money McDonald’s

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