O SEO para Pinterest se mostra muito importante para as empresas que usam a plataforma. SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, é a otimização dos buscadores da internet. O Pinterest é uma plataforma de compartilhamento de fotos, que se assemelha à um moodboard. Dessa forma, ao procurar uma palavra dentro do Pinterest, você é levado à uma página repleta de imagens relacionadas.
Ao otimizar o seu perfil na plataforma, ou seja, ao usar o SEO para Pinterest, sua página será priorizada durantes as buscas dentro da plataforma. Assim, quanto mais seu conteúdo é propagado, mais tráfego seu blog ou página receberá. Então, vamos descobrir tudo sobre o SEO para Pinterest? Vamos lá!
O que é e para que serve o Pinterest?
O Pinterest é uma plataforma de busca de imagens. Ou seja, pode até ser considerado como uma rede social por muitos, mas ela funciona de forma mais similar ao Google Imagens. Sendo assim, você busca termos sobre determinado tema e é apresentado uma página com os resultados.
O Pinterest se mostrou uma das plataformas ideais para se fazer marketing. Isso porque, ao ser usado da maneira correta, você consegue um grande número de tráfego em sua página. Além disso, você estará compartilhando seu conteúdo com cerca de 475 milhões de usuários. É muita coisa!
Como funciona o marketing no Pinterest?
O Pinterest não é essencial apenas para os usuários buscando informações. A plataforma também se faz necessária para empresas que desejam crescer utilizando o marketing digital.
Por ser uma plataforma a qual as pessoas recorrem ao estar buscando inspiração, é possível usar o Pinterest à favor da sua empresa, ao usar as palavras-chave corretas. Além disso, a maioria dos segmentos se beneficia, desde e-commerces até sites de informação.
A partir dos posts feitos na plataforma, é possível atrair tráfego para o site, divulgar produtos e serviços e até fechar vendas. Ou seja, feito da maneira correta, o marketing no Pinterest se torna um asset valioso para sua empresa.
Como funciona o SEO no Pinterest?
O ponto principal do SEO para Pinterest são as palavras-chave. Tais palavras são os termos pesquisados. Sendo assim, são o que definem o que vai aparecer na pesquisa. Por isso, é importante descobrir a palavra-chave do seu negócio.
E para encontrar sua palavra-chave ideal você pode usar o próprio Pinterest. Use o mecanismo de busca da plataforma e busque itens na sua área de atuação. Assim, você pode analisar os resultados e ver qual das palavras-chave se encaixa melhor no seu negócio. Além disso, as palavras-chave ideais para o Pinterest são as de cauda longa, ou seja, com mais de uma palavra.
8 técnicas de SEO para Pinterest
1 – Criando o seu perfil
O ideal é já criar um perfil business na plataforma. Ou seja, um perfil profissional. Além disso, crie um nome de usuário que tenha relação direta com o seu produto. Sendo assim, após pesquisar quais as palavras-chave ideais para seu negócio, faça questão de inseri-la no seu nome de usuário. Isso porque essa também será sua URL. Dessa forma, sempre que alguém pesquisar aquela palavra-chave, seu perfil será sugerido.
2 – Siga as regras nos seus pins
Caso você não saiba, “pin” é o nome dado para os posts do Pinterest. Ou seja, toda imagem/conteúdo que você posta é um pin. Dessa forma, saiba que o SEO conta muito para a distribuição do seu pin. Portanto, você deve seguir alguns passos. Você deve salvar a imagem que você usará como pin com a palavra-chave. Além disso, adicione um título e uma descrição com a palavra-chave, para aumentar as chances de ter seu conteúdo recomendado pela plataforma.
3 – Encare a plataforma como uma ferramenta de pesquisa
O Pinterest, na verdade, tem mais similaridades com plataformas de pesquisa, como o Google e o Bing, do que com redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Isso porque ele é uma plataforma de pesquisa e descoberta. Sendo assim, você precisa ajudar a plataforma a te ajudar. Ou seja, o seu Pin tem que ser atrativo e seguir as regras de SEO, para que ele possa ser recomendado para outras contas.
4 – Não use muitas hashtags
É comum ver conteúdos no Instagram com dezenas de hashtags. Isso é até uma das estratégias mais comuns da plataforma. Contudo, no Pinterest, o indicado e usar tags que se relacionem diretamente com seu conteúdo e com calma. Ou seja, não use muitas hashtags. Além disso, você não deve usar apenas as hashtags. Lembre-se sempre de fazer uma boa descrição e usar a palavra-chave no título.
5 – Organize as pastas
Assim que você começar a usar a plataforma, verá que o conteúdo postado vai para pastas. Organizar tais pastas é de extrema importância. Isso porque, ao organizar as pastas, você define finalidade e público. Caso seu negócio tenha diversas vertentes, você pode organizar cada pasta com a palavra-chave mais importante de cada vertente, facilitando a busca de possíveis clientes.
6 – Use CTA (call-to-action) no Pin
As chamadas para ação, como são conhecidas no bom português, são importantes para os seus Pins. Isso porque a introdução de CTAs incentiva os usuários a fazer uma ação. Essas CTAs devem ser claras, por exemplo: veja mais, saiba mais, clique e confira, compre agora. Isso faz com que o possível cliente acesse seu site e conclua uma ação lá.
7 – Invista em Pins com vídeo
Os vídeos estão se popularizando em todas as plataformas. Portanto, isso não seria diferente no Pinterest. Esse tipo de mídia pode impactar de forma positiva no seu negócio, já que é mais divulgado pela própria plataforma. Portanto, use bastante desse recurso em datas comemorativas, e não deixe de usar sua palavra-chave.
8 – Frequência dos Pins
Essa é uma similaridade entre o Pinterest e outras redes sociais: frequência de postagem. Como esperado, existe um certo número de Pins que deve ser feito semanalmente. Por estar implementando técnicas de SEO, o ideal é que você poste semanalmente. Além disso, uma frequência de 3 a 4 dias dentro da mesma semana é recomendado.
9 – Utilize as ferramentas do Pinterest
Além de usar a busca do Pinterest para descobrir a melhor palavra-chave para seu negócio, existem outras ferramentas dentro da plataforma para de ajudar. A plataforma tem ferramentas de criação, analytics, onde você pode consultar e analisar os resultados dos seus pins, e o Pinterest Ads, onde você pode pagar para crescer dentro da plataforma.
10 – Confirme seu domínio
A confirmação de domínio é uma espécie de verificado dentro da plataforma Pinterest. Ou seja, você deve confirmar que sua página é verdadeira e contribui com informações verídicas. Essa confirmação faz com que você tenha mais relevância dentro da plataforma. Além disso, você consegue obter mais detalhes e métricas.
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Fontes: Tiago Tessmann, Rock Content, Moving Girls, Mala de Aventuras, Resultados Digitais