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SEO para pesquisa por voz

SEO para pesquisa por voz: como usar essa estratégia?

O SEO para pesquisa por voz é muito útil para oferecer a melhor experiência possível ao usuário. A pesquisa por voz nada mais é que uma forma de fazer pesquisas online. Você já deve até conhecer a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon, que são famosas por serem assistentes para pesquisas online.

Já o SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas para melhorar a posição de páginas em sites de busca como o Google. O SEO para pesquisa por voz é importante já que, cada vez mais, os usuários estão usando a pesquisa por voz. Com o avanço da tecnologia nessa área, é essencial que o SEO acompanhe os avanços. Então, vamos entender melhor como usar essa estratégia?

O que é e como funciona a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é uma funcionalidade que já existe há quase dez anos. Além disso, ela foi disponibilizada inicialmente pelo Google em 2013 e, atualmente, é bastante popular.

O voice search, como é conhecido mundialmente, é apenas uma maneira de buscar algo na web. Ou seja, ao invés de digitar o que você está procurando, você fala no microfone do aparelho.

Geralmente a pesquisa por voz é mais usada em celulares, tablets e notebooks. Contudo, apesar de não ser comum, você também pode fazer pesquisa por voz através de um PC de mesa.

É importante ressaltar que a pesquisa por voz veio para otimizar a vida das pessoas. Além disso, também ajuda pessoas com algum tipo de deficiência. Portanto, a pesquisa por voz só para agregar em nossa vida.

Qual é a importância da pesquisa por voz para o SEO?

O SEO para pesquisa por voz se mostra importante já que o objetivo de ambas as funções é otimizar a experiência do usuário. Sendo assim, é natural que o SEO precise de algumas adequações para abraçar essa função que está cada vez mais popular.

Por conta dessa popularidade, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologia. Portanto, os softwares de reconhecimento de voz e pesquisa estão avançando cada vez mais. Ou seja, se tornando mais humanos.

Dito isso, é importante saber que o SEO, por ser um conjunto de técnicas de otimização de textos, deve se aprimorar para sair da mecanização e, também, se tornar mais humanizado.

Como otimizar conteúdos para a pesquisa por voz?

Não existe uma maneira de otimizar o SEO para a pesquisa por voz, especificamente. Contudo, podemos acompanhar o comportamento de quem usa a pesquisa por voz e, assim, trabalhar estratégias para otimizar o SEO. Vamos ver algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa:

Responda às perguntas

Quando os usuários usam a pesquisa por voz eles geralmente fazem perguntas. Por exemplo: “Por que o céu é azul?” “Como uma ponte é construída?” “Onde se descarta pilhas na minha cidade?”. Dessa forma, seja direto ao responder questões em sua página. Além disso, você pode pensar em palavras-chave que comecem com “o quê”, “como”, “quando”, “onde”, por quê” e “quantos”, para reforçar que está respondendo uma pergunta.

Prefira as palavras-chave de cauda longa

Ou seja, use palavras-chave mais longas. O que isso significa? Que a palavra-chave tem mais palavras que o comum. É importante usar palavras-chave de cauda longa já que as pessoas que fazem a pesquisa por voz costumam formular perguntas ao Google. Sendo assim, são várias palavras de uma vez.

Otimize conteúdos para os featured snippets

Os featured snippets são aqueles resumos que aparecem logo abaixo dos títulos das matérias quando você pesquisa algo no Google. Ou seja, para otimizar o seu SEO para pesquisa por voz, você pode passar parte da informação diretamente no snippet.

Utilize uma linguagem mais natural e simples

Muitas vezes o usuário tem uma “conversa” com o Google. Ou seja, usa termos do dia-a-dia e palavras mais simples. Dessa forma, busque sempre escrever de forma simples e objetiva, sem recorrer à palavras muito difíceis.

Faça uma conta no Google Meu Negócio

Se você tem uma empresa com um endereço físico é importante que você se cadastre no Google Meu Negócio. Isso porque, muitas vezes, os usuários estão em movimento quando fazem uma pesquisa por voz. Sendo assim, caso você tenha feito seu cadastro, aparecerá nas pesquisas do usuário. Por exemplo, seu negócio é um posto de gasolina. Dessa forma, se alguém perguntar ao Google “qual o posto de gasolina mais próximo?” e você estiver cadastrado, seu negócio aparecerá na pesquisa.

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