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Publieditorial: o que é, para que serve e como funciona?

O publieditorial, como você pode imaginar, é a combinação das palavras “publicidade” e “editorial”. Mas o que isso significa? Bem, o publieditorial é uma estratégia de marketing. Nessa estratégia você publica seu conteúdo em sites e blogs parceiros.

A técnica tem como objetivo principal a captação de clientes. Além disso, você pode publicar conteúdo com resolução de problemas ou promovendo algum produto ou serviço. O publieditorial se faz importante porque aumenta a autoridade, já que um outro site está falando sobre a sua empresa.

Durante este artigo vamos entender melhor sobre todos os aspectos do publieditorial. Vamos lá!?

O que é publieditorial?

Como dito anteriormente, o publieditorial é uma estratégia que aumenta a autoridade da sua empresa. Isso porque, é possível atingir um grande público sem precisar de anúncios no Google ou em redes sociais.

Essa forma de publicidade é feita em outros sites e blogs. São artigos escrito pela marca, mas publicados em outros sites. De forma resumida é um conteúdo pago, mas que se apresenta como um conteúdo tradicional.

Diversas marcas ao redor do mundo usam dessa estratégia, já que ela, de certa forma, não se apresenta como um anúncio. Porém, aumentar a autoridade dos seus serviços não é o único benefício dessa técnica.

Como funciona um publieditorial?

A técnica funciona de maneira simples. Alguém da sua equipe de marketing faz uma busca extensa por outros sites e blogs da sua área de atuação e entra em contato com o responsável da melhor opção.

Para não deixar margem para erros, é firmado um acordo, por vezes um contrato, entre ambas as partes. Assim, o texto geralmente é executado pelo blogueiro que você escolheu, mas o conteúdo ainda passa pela aprovação da sua equipe de marketing, para não ocorrer nenhum erro.

Para finalizar, o post é publicado no site de escolha. Você também pode postar esse conteúdo em seu site, com a assinatura do blogueiro. Por ser uma técnica bem utilizada, algumas agências de marketing contam com um banco de dados de diversos sites em diversas áreas de atuação.

Para que serve?

O publieditorial é um conteúdo pago pela empresa para aparecer em um site de confiança. Esse conteúdo serve para aumentar a autoridade da sua marca. Isso porque, se um grande site de opinião escrever sobre você, significa que sua marca é importante.

Porém, além disso, esses textos servem para aumentar o ‘falatório’ sobre sua empresa. Os textos contam com mais informações e maior aprofundamento de dados. Outra utilidade é mostrar sua empresa de forma discreta, mas que a valorize, como em um texto de dicas, por exemplo.

Tipos de publieditorial

Publieditorial de review

O publieditorial de review serve para mostrar seu produto ou serviço, a partir da ótica do consumidor. Ou seja, o texto é escrito explicando como tudo funciona e as vantagens de se consumir aquele produto ou serviço.

Geralmente, nesse tipo, a review é feita por um funcionário do blog. Não ache que o blog vai mencionar apenas os pontos fortes do seu produto, já que é importante também para o site que eles sejam imparciais e sinceros.

Publieditorial educativo

Nesse tipo de publieditorial, o objetivo não é exaltar a sua marca, mas apenas indicar ao público do site ou blog sobre um produto ou serviço que possa ser do interesse deles.

Esse formato é mais recomendado para empresas que ainda não estão consolidadas no mercado, ou para segmentos em que o público não tem muito conhecimento sobre.

Publieditorial comparativo

Esse tipo de publieditorial é ideal para clientes que já estão no fundo de funil, ou seja, que já estão na fase de concluir a compra.

Como a especialidade dessa publieditorial é comparar entre produtos, serviços ou empresas, ele auxilia o consumidor a entender qual o melhor para si, ao comparar diversos fatores.

Vantagens de um publieditorial

Um publieditorial pode trazer diversos benefícios para sua marca. O principal deles é o relacionamento com o público. Isso porque, quem já consome o conteúdo de determinado site, já tem a confiança nas publicações. Sendo assim, ao fazerem uma matéria sobre sua marca, será possível atingir um novo público, e um público que já tem uma ligação com aquele site.

Propagandas são facilmente ignoradas, portanto, publieditoriais são essenciais para a divulgação de sua marca. Esses sites e blogs já conhecem o público-alvo e conseguem produzir matérias com um alto retorno para sua empresa. Por isso, essa estratégia, por vezes, é mais recomendada que os links patrocinados.

Quais são as diferenças

– Publieditorial e propaganda

Muitos podem achar que propaganda e publieditorial são a mesma coisa, porém, estão muito enganados. A principal diferença entre as duas estratégias é a sutileza. Ao passo que a propaganda é descarada em seus objetivos, o publieditorial é leve e sutil.

Isso não quer dizer que o objetivo é enganar o público, pelo contrário. Deve-se indicar que o texto é uma publicação patrocinada. Porém, essa indicação não tira o mérito e a eficácia da estratégia.

– Publieditorial e branded content

O publieditorial e o branded content são facilmente confundidos. Contudo, elas são muitos diferentes. Para começar, o branded content é obrigatoriamente feito pela própria empresa. Eles podem até aparecer em outros site e blogs, mas foram feitos para o site da empresa.

Além disso, a marca é vista de forma diferente entre as duas estratégias. Na primeira opção o nome da marca é raramente citado, já que o texto é feito para passar em canais próprios. Já no publieditorial, que tem o objetivo de divulgar a marca, o nome aparece em diversos momentos do artigo.

Publieditorial funciona?

Se feito da maneira correta, funciona sim. O publieditorial reforça o relacionamento da marca com o público. Além disso, usa da confiança que os consumidores tem com um site ou blog, tendo uma alta taxa de retorno.

Esses textos geram um alto tráfego, o que garante um retorno maior para sua empresa. Isso porque a divulgação é feita de forma orgânica, sem precisar de anúncios. Portanto, é uma ótima estratégia para sua empresa.

Gostou de saber mais sobre essa técnica? Então se liga nesses artigos:

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Fontes: Neil Patel, Up Sites, Canaltech

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