SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, é a otimização dos buscadores da internet. O Pinterest é uma plataforma de compartilhamento de fotos, que se assemelha à um moodboard. Ao procurar uma palavra dentro do Pinterest, você é levado à uma página repleta de imagens relacionadas. Ao usar o SEO para Pinterest, sua página será priorizada durantes as buscas dentro da plataforma.
O que é o Pinterest?
O Pinterest é uma plataforma de busca de imagens. Ele pode até ser considerado como uma rede social por muitos, mas funciona de forma mais similar ao Google Imagens. Sendo assim, você busca termos sobre determinado tema e é apresentado a uma página com os resultados.
O marketing no Pinterest
Por ser uma plataforma a qual as pessoas recorrem ao estar buscando inspiração, é possível usar o Pinterest à favor da sua empresa. A maioria dos segmentos se beneficia, desde e-commerces até sites de informação. A partir dos posts na plataforma, é possível atrair tráfego para o site, divulgar produtos e serviços e até fechar vendas.
O SEO no Pinterest
O ponto principal do SEO para Pinterest são as palavras-chave. Use o mecanismo de busca da plataforma e busque itens na sua área de atuação. Assim, você pode analisar os resultados e ver qual das palavras-chave se encaixa melhor no seu negócio.
8 técnicas de SEO para Pinterest
O ideal é já criar um perfil profissional. Crie um nome de usuário que tenha relação direta com o seu produto. Após pesquisar quais as palavras-chave ideais para seu negócio, faça questão de inseri-la no seu nome de usuário. Essa também será sua URL. Sempre que alguém pesquisar aquela palavra-chave, seu perfil será sugerido.
1 – Criando o seu perfil
"Pin” é o nome dado para os posts do Pinterest: toda imagem/conteúdo que você posta é um pin. Dessa forma, saiba que o SEO conta muito para a distribuição do seu pin. Você deve salvar a imagem que usará como pin com a palavra-chave. Adicione um título e uma descrição com a palavra-chave, para aumentar as chances de ter seu conteúdo recomendado pela plataforma.
2 – Siga as regras nos seus pins
O Pinterest tem mais similaridades com plataformas de pesquisa, como o Google e o Bing, do que com redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Sendo assim, você precisa ajudar a plataforma a te ajudar. O seu Pin tem que ser atrativo e seguir as regras de SEO, para que ele possa ser recomendado para outras contas.
3 – Uma ferramenta de pesquisa
É comum ver conteúdos no Instagram com dezenas de hashtags. Contudo, no Pinterest, o indicado é usar tags que se relacionem diretamente com seu conteúdo e com calma. Não use muitas hashtags. Lembre-se sempre de fazer uma boa descrição e usar a palavra-chave no título.
4 – Não use muitas hashtags
Assim que você começar a usar a plataforma, verá que o conteúdo postado vai para pastas. Organizar tais pastas é de extrema importância, pois você define finalidade e público. Caso seu negócio tenha diversas vertentes, você pode organizar cada pasta com a palavra-chave mais importante de cada vertente, facilitando a busca de possíveis clientes.
5 – Organize as pastas
As chamadas para ação, como são conhecidas no bom português, são importantes para os seus Pins. Isso porque a introdução de CTAs incentiva os usuários a fazer uma ação. Essas CTAs devem ser claras, por exemplo: veja mais, saiba mais, clique e confira, compre agora. Isso faz com que o possível cliente acesse seu site e conclua uma ação lá.
6 – Use CTA (call-to-action) no Pin
Os vídeos estão se popularizando em todas as plataformas. Portanto, isso não seria diferente no Pinterest. Esse tipo de mídia pode impactar de forma positiva no seu negócio, já que é mais divulgado pela própria plataforma. Use bastante desse recurso em datas comemorativas, e não deixe de usar sua palavra-chave.
7 – Invista em Pins com vídeo
Essa é uma similaridade entre o Pinterest e outras redes sociais: frequência de postagem. Como esperado, existe um certo número de Pins que deve ser feito semanalmente. Por estar implementando técnicas de SEO, o ideal é que você poste semanalmente. Uma frequência de 3 a 4 dias dentro da mesma semana é recomendado.
8 – Frequência dos Pins
Além de usar a busca do Pinterest para descobrir a melhor palavra-chave para seu negócio, existem outras ferramentas dentro da plataforma para de ajudar. A plataforma tem ferramentas de criação, analytics, onde você pode consultar e analisar os resultados dos seus pins, e o Pinterest Ads, onde você pode pagar para crescer dentro da plataforma.
9 – Utilize as ferramentas do Pinterest
A confirmação de domínio é uma espécie de verificado dentro da plataforma Pinterest. Ou seja, você deve confirmar que sua página é verdadeira e contribui com informações verídicas. Essa confirmação faz com que você tenha mais relevância dentro da plataforma. Além disso, você consegue obter mais detalhes e métricas.
10 – Confirme seu domínio