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Tráfego orgânico

Tráfego orgânico: o que é, qual a importância e como conseguir?

O tráfego orgânico, diferente do tráfego pago, são os acessos ao seu site conquistados de maneira espontânea, ou seja, sem o uso de anúncios. Geralmente esses acessos são a partir de sites de busca, como Google e Bing. Por gerar os acessos sem nenhum custo adicional, o tráfego orgânico é o principal objetivo de muitas empresas.

Isso porque, além do custo muito mais barato que o tráfego pago, o tráfego orgânico também tem outras vantagens, como a relevância logo de início. Sendo assim, a credibilidade da sua marca fica cada vez maior. No artigo de hoje vamos abordar outras vantagens dessa estratégia e também como aplicá-la em sua empresa. Vamos lá?

O que é o tráfego orgânico?

Antes de mais nada, vamos definir o que é tráfego. Assim que você pesquisa um termo em uma plataforma de pesquisa, como o Google ou o Bing, as páginas recomendam diversos sites. A partir daí, qualquer clique que determinado site tenha é chamado de tráfego. Além disso, esse tráfego pode vir também de outras fontes, como redes sociais. Portanto, toda e qualquer visita a um canal digital é chama de tráfego.

Em relação ao tráfego orgânico, a sua definição se dá por essas visitas que são feitas de maneira espontânea. Ou seja, pessoas que buscam termos ou produtos que tem algum destaque em seu website. Dessa forma, assim que a pesquisa é feita, seu conteúdo aparece para os clientes e eles o acessam, sem nenhum custo de anúncios.

Qual a importância do tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é essencial para o marketing de conteúdo da sua empresa. Contudo, para além disso, ele comprova a qualidade e autoridade da sua marca. Para ele mostrar todo seu potencial, você também precisa trabalhar sua página, usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e outras estratégias. Assim, seu conteúdo irá aparecer na primeira página nos buscadores.

Principais vantagens em investir em tráfego orgânico

Escalabilidade

A escalabilidade, como você deve imaginar, vem de escala. Ou seja, algo que pode crescer e ir de um ponto a outro. Dessa forma, uma das vantagens de investir em tráfego pago é a escalabilidade da opção. Isso porque, assim que você parar de investir no tráfego pago, ele irá parar de anunciar a sua página, causando uma queda brusca. Já no tráfego orgânico, como existe uma construção consistente do seu conteúdo, sua página irá crescer constantemente.

Relevância

Uma das desvantagens do tráfego pago é que o Google mostra quando o link é um anúncio. Ou seja, automaticamente o público percebe que a página está tentando vender algo, e evita clicar no link. Dessa forma, o tráfego pago se mostra vantajoso nesse ponto, já que passa credibilidade para o usuário, já que aparece de forma espontânea para ele.

Custo-benefício

Comparado ao uso de anúncios, o tráfego orgânico diminui os custos da estratégia de marketing. Sendo assim, por consequência, a margem de lucro acaba sendo maior do que na outra opção. Portanto, a relação custo-benefício do tráfego orgânico é mais favorável do que no tráfego pago.

Construção

O tráfego pago certamente tem seu valor, mas representa aquelas empresas que desejam resultados imediatos, sem cuidar da construção de conteúdo ou relacionamento. Dessa forma, para conseguir acompanhar o cliente durante toda a jornada de compra e construir um relacionamento com ele, o ideal é o uso de tráfego orgânico.

Tráfego orgânico: Duração

Os resultados do uso de uma estratégia orgânica não tem prazo de validade. Ou seja, os resultados podem durar anos a fio e gerar milhões de vendas durante determinado período. É quase impossível deixar uma campanha de tráfego pago rodando continuamente durante todo esse período.

Como gerar tráfego orgânico?

1 – Foque no público

Entender o seu público-alvo é um dos passos mais importantes para gerar tráfego orgânico. Isso porque quem vai acessar seu conteúdo são pessoas. Dessa forma, ao conhecê-las e entender suas intenções, é mais fácil coordenar as estratégias de marketing.

2 – Invista no SEO para atrair tráfego orgânico

O SEO, ou seja, a estratégia de otimização para mecanismos de busca, é um dos maiores aliados do tráfego orgânico. Ele é um conjunto de estratégias que ajuda sua página a rankear melhor no Google. Portanto, quando feito da maneira correta, pode ajudar mais do que você imagina.

3 – Procure as melhores palavras-chave

Toda a estrutura da estratégia de SEO começa a partir das palavras-chave. É preciso que você selecione palavras relacionadas a sua área de atuação ou relacionadas ao conteúdo que você está escrevendo sobre. Essas palavras são o que levam o cliente ao seu site, então é preciso escolher com precisão.

4 – Desenvolva títulos de sucesso

Desenvolver e escrever títulos e descrições com as palavras-chave e uma pitada de persuasão são a melhor opção para o seu negócio. Sendo assim, o ideal é já colocar no título exatamente sobre o que se trata o texto e convencer os usuários a acessar o seu site.

5 – Faça conteúdos relevantes

Como já dissemos anteriormente, o segredo para que o tráfego orgânico funcione com precisão é focar no cliente. Portanto, se você fez uma análise e determinou quais são as dores dos usuários e qual tipo de conteúdo ele está procurando, você tem o necessário para fazer um conteúdo relevante.

6 – Foque também nas redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas do tráfego orgânico. Isso porque são nessas redes que os usuários passam o maior tempo quando estão on-line. Dessa forma, é preciso aproveitar essa oportunidade. Faça posts nas redes que levam a páginas do seu site e que possam ser compartilhados com facilidade.

7 – Faça vários tipos de conteúdo

É preciso fazer vários tipos de conteúdo e também em formatos diversos. Ou seja, faça textos relacionados a sua área de atuação, explicando produtos, com curiosidades e etc. Além disso, produza em formatos diferentes, como infográficos, podcasts e vídeos.

Quais são os outros tipos de tráfego que existem?

Existem outros 4 tipos de tráfego. De maneira resumida, os tipos se dividem entre pago e orgânico, como vimos no decorrer do texto. Contudo, as outras nomenclaturas ajudam a entender a origem daquele usuário. Ou seja, de onde ele veio. Vamos lá:

  • pago: se refere ao tráfego que usa de estratégias pagas, como anúncios, para atrair os clientes;
  • direto: quando acessam seu site diretamente, sem ter vindo de outro site;
  • social: se refere aos acessos advindos das redes sociais;
  • de referência: quando visitam seu site a partir de outro, que não seja um mecanismo de busca.

E aí, conseguiu entender tudo sobre tráfego orgânico? Então se liga nesses textos:

Produtos intangíveis: saiba o que são e como vendê-los

SMO: o que é e como otimizar seu conteúdo nas redes sociais

12 melhores apps para otimizar a gestão de tempo

Fontes: Rock Content, Neil Patel, Climba, Atom

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