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Dicas de sucesso para a Black Friday

17 dicas de sucesso para vender mais na Black Friday

Muitos empreendedores buscam dicas de sucesso para a Black Friday, em uma tentativa de aumentar as vendas e agradar os seus clientes. Isso porque a Black Friday, uma data tradicionalmente estadunidense, acabou se tornando uma das datas comerciais mais valiosas aqui do Brasil. Por isso é tão importante saber como vender mais na Black Friday.

Mas, antes de seguirmos pra nossas dicas de sucesso, vamos conhecer um pouco mais da Black Friday? A data surgiu nos Estados Unidos e é comemorada anualmente no mês de novembro, na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. O feriado é celebrado na última quinta-feira do mês de novembro. Ou seja, de maneira similar ao Carnaval, todo ano a data cai em um dia diferente.

Em relação às vendas, a Black Friday marca o início das vendas natalinas. Sendo assim, marca toda uma temporada de sucesso para os empreendimentos. Aqui no Brasil, a participação nessa época é tão grande, que só perde para o Natal. Além disso, mesmo com a crise, espera-se que as vendas cresçam ainda mais esse ano.

17 dicas para ter mais sucesso na Black Friday

1 – Pense em uma pré-campanha

Uma das melhores dicas de sucesso para essa data é pensar em uma pré-campanha. Muitas marcas usam do nome chamativo da data, ou seja, Black Friday, para fazer “esquentas” em períodos antes do referido. Assim, é possível apresentar seus produtos e ofertas para os clientes com antecedência, potencializando as vendas no dia da data.

2 – Se prepare com antecedência

Além das estratégias de marketing, é preciso também se atentar à logística para a data e também ao seu estoque. Assim, a preparação com antecedência é uma dica de sucesso, já que se você deixar tudo organizado, as coisas irão fluir com mais precisão no dia da Black Friday.

3 – Estude desempenhos anteriores

Para saber o que fazer no próximo ano, é preciso estudar seus erros e acertos do ano anterior. Estoque muito alto para a demanda, poucos vendedores para atender os clientes são exemplos que podem ser avaliados.

Além disso, analisar as vendas também é uma dica de sucesso, já que assim você poderá fazer uma previsão de venda e preparar o seu estoque. Vale também uma análise do seu público-alvo, para ver se eles continuam consumindo como em anos anteriores.

4 – Defina os objetivos

É preciso ter uma visão clara dos seus objetivos para a data comercial. Deseja vender 30% a mais esse ano? Veja quais caminhos você precisará trilhar para atingir essa meta. Portanto, um planejamento é fundamental para vender mais na Black Friday.

Dessa forma, com os objetivos definidos, é preciso usar estratégias eficientes, como investir em marketing ou cursos para aprimorar a equipe de vendas. Sendo assim, com essas estratégias, você poderá vender mais e trazer novos clientes para o seu site, para então atingir seus objetivos.

5 – Negocie com fornecedores

Para conseguir oferecer grandes descontos e ter um bom estoque para a data comercial, é preciso negociar com seus fornecedores. Você pode usar técnicas de negociação com os fornecedores e garantir boas condições para sua empresa. A dica de sucesso aqui é não deixar para a última hora, já que outras empresas vão tentar negociar também.

6 – Transmita segurança

Muitas empresas usam dessa data para tentar lesar o consumidor. Sendo assim, você precisa transmitir segurança para seus clientes, de que os interesses deles e os da empresa serão protegidos na Black Friday e que ele não terá problemas ao adquirir o produto anunciado. Como fazer isso? Dar garantias é uma boa solução.

Portanto, garanta ao seu clientes que os produtos estão disponíveis em estoque, que irão chegar na data estabelecida e que suas ferramentas de pagamento são seguras.

7 – Acione seu banco de dados

Para que seus objetivos sejam atingidos nessa data, você precisará trabalhar duro para isso. Portanto, além de investir em estratégias de marketing, você também pode entrar em contato com seus clientes, através do seu banco de dados. Assim, eles irão saber que você tem algo a oferecer na data e poderão voltar a comprar na sua empresa.

Aqui, você pode enviar mensagens, por e-mail, por exemplo, ao seu consumidor informando sobre algumas promoções que podem cativar a atenção dele.

8 – Mude o layout da loja

Ao entrar em uma loja, seja ela física ou virtual, é estranho que ela não esteja decorada para a ocasião. Ainda mais em datas comerciais tão importantes quanto a Black Friday e o Natal. Sendo assim, se esforce para fazer uma decoração de acordo com a data, para ambientar o cliente e o deixar animado para fazer compras.

Investir em referências de cores dessa data é uma estratégia para chamar a atenção do consumidor. Espalhe pela loja palavras com o termo Black Friday, desconto etc.

9 – Ofereça tratamento VIP

Que não gosta de se sentir especial, não é mesmo? Essa dica pode ser o seu diferencial.

Como dito anteriormente, você provavelmente tem um banco de dados de clientes e irá entrar em contato com eles para oferecer novamente seus produtos na Black Friday. Assim, uma dica de sucesso é oferecer, além dos seus produtos, descontos e tratamento VIP, como um lanchinho, um brinde,  para os consumidores que já estão com sua empresa há tempos.

10 – Dê descontos reais

É muito comum que empresas usem a má fé para atrair consumidores. Evite essa prática se quiser vender mais na Black Friday.

Uma das piores experiências para os consumidores é chegar o dia da Black Friday e perceber que não houve nenhuma mudança significativa no valor do produto que ele estava acompanhando. Sendo assim, não tente dar uma de “espertinho”, isso pode fazer com que você perca vendas. Lembre-se: essa postura impacta diretamente na credibilidade da empresa.

Portanto, ofereça descontos reais e verá que suas vendas irão nas alturas. Além de comunicar ao consumidor que podem confiar na sua empresa.

11 – Se atente às vendas online

O número de vendas online cresce cada vez mais, isso por causa da comodidade que ela proporciona. Além disso, as vendas através de smartphones também estão crescendo. Dessa forma, o ideal é preparar seu site ou aplicativo para essa demanda.

Uma estratégia interessante é você oferecer descontos exclusivos para vendas através do site ou aplicativo.

12 – Prepare o atendimento

A Black Friday é apenas um dia em todo o ano. Não é igual ao Natal, data em que as compras são feitas com antecedência e a época dura em torno de um mês. Sendo assim, o atendimento deve ser satisfatório para o cliente, para que ele volte a comprar na sua empresa no futuro.

Portanto, prepare sua equipe para oferecer o melhor atendimento e suporte para os clientes, elabore estratégias de comunicação para atender as expectativas do seu consumidor, além de meios para agilizar a resolução de possíveis problemas.

13 – Diversifique os meios de pagamento

Quanto mais formas de pagamento sua empresa aceitar, mais formas de vender você tem. Isso porque, alguns clientes tem preferências por determinado meio de pagamento ou tem apenas uma forma de pagar, alguns preferem ter um prazo, outros preferem à vista. Essa dica serve, sobretudo, para evitar perdas de oportunidades de vendas e vender mais na Black Friday.

Então, seja em sua loja física ou virtual, tente diversificar suas formas de pagamento, para que todos possam consumir com você.

14 – Respeite os prazos de entrega

Novamente, a Black Friday é apenas um dia, ou seja, apenas uma oportunidade de conquistar aqueles novos clientes. Sendo assim, forneça exatamente o que está prometendo. Caso as entregas atrasem ou tenha problemas no processo, os clientes podem ver sua empresa com maus olhos e podem não comprar novamente.

15- Faça uma pesquisa sobre os preços dos concorrentes

Uma forma de conseguir mais clientes é avaliar como a concorrência tem trabalhado nesse dia do ano. Ao avaliar os preços de outras lojas você pode fazer um diagnóstico sobre a viabilidade de cobrir ofertas anunciadas por eles.

Outro ponto positivo dessa dica é que ela ajuda a entender se o valor dos produtos anunciados por você está proporcional.

16 – Use gatilhos

Essa é uma dica e tanto para promover uma oferta e garantir que a compra seja realizada. Trabalhar com o tempo disponível que a oferta ficará disponível vai acionar um gatilho de urgência para comprar o produto, aumentando o desejo do consumidor.

17-Faça uma pesquisa pós Black Friday

Fazer o acompanhamento com os clientes, antes, durante e depois da Black Friday é essencial. Com a data comercial, vem novos clientes. Assim, você pode fazer pesquisas pós Black Friday para fidelizar esses clientes e fazer melhorias em sua loja e produtos. Para isso, use e abuse do e-mail marketing!

Quais são os produtos mais buscados na Black Friday?

O site oficial da data aqui no país, o Black Friday Brasil, fez um estudo para descobrir quais os tipos de produtos mais procurados e consumidos na data. Veja a tabela completa!

  • 36,50% – Celular/Smartphone
  • 36,30% – Eletrodomésticos
  • 29,30% – Televisores/Vídeo
  • 24,10% – Informática/Tablets
  • 22,40% – Móveis/Decoração
  • 22,20% – Moda/Vestuário
  • 21,30% – Eletroportáteis
  • 19,20% – Viagens
  • 16,80% – Beleza
  • 12,60% – Livros/Papelaria

Agora que você já conhece todas essas dicas preciosas para vender mais na Black Friday, veja também: Como preparar seu site para a Black Friday?

Fontes: enotas, Uol, Bertholdo, Agência Mestre

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