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Mapa da empatia

Mapa da empatia: o que é, para que serve e como criar?

Atualmente, um dos maiores problemas para as empresas é conhecer bem o seu público. Sendo assim, saiba que quanto mais se sabe sobre seus clientes, mais bem segmentado se torna o negócio. Assim, o mapa de empatia trabalha diretamente nessa questão, sendo uma ferramenta que permite essa aproximação.

Dessa forma, ao usar a ferramenta, é possível realizar campanhas, desenvolver produtos e executar outras ações dentro da empresa da maneira correta. Portanto, no texto de hoje vamos entender tudo sobre o mapa da empatia e como utilizá-lo em seus negócios.

O que é o mapa da empatia?

O mapa da empatia é composto por elementos visuais, que ajudam a entender de maneira analítica e descritiva os comportamentos do cliente ideal. Além disso, o contexto de vida também é levado em consideração nesse diagrama. Ademais, esse conceito foi criado por Dave Gray, o fundador da XPLANE. A ferramenta tem como base o conceito de design thinking e tem como objetivo ajudar as empresas a entender os clientes.

Para construir o mapa é preciso responder às perguntas, em relação aos clientes:

  • O que pensa e sente?
  • O que escuta?
  • O que fala e faz?
  • O que vê?

Depois, logo embaixo e lado a lado, as perguntas:

  • Quais são as dores?
  • Quais são as necessidades?

Para que ele serve?

Como dito anteriormente, o mapa da empatia serve para entender melhor o seu público. Além disso, se feito da maneira correta, é possível detalhar toda a personalidade do cliente, para assim ser possível compreendê-lo por completo. Ademais, o mapa ajuda a identificar com precisão o público-alvo.

Quais são os benefícios de usar o mapa da empatia?

Informações de fácil compreensão

Ao fazer e usar um mapa da empatia, é possível compreender de maneira mais fácil toda a informação que ali está. Isso porque o formato e o diagrama ajudam na compreensão geral do assunto.

Insights importantes

Ao conhecer o seu público profundamente, você saberá com precisão o que ofertar e como ofertar. Dessa forma, por exemplo, esse tipo de ferramenta te ajudará a conhecer a plataforma de comunicação mais usada pelo seu público alvo. Assim, você saberá onde divulgar ou não.

Melhor entendimento sobre o público da marca

Além de ajudar na publicidade, um melhor entendimento sobre o público da marca, advindo do uso do mapa da empatia, ajuda também na comunicação com os clientes.

Aplicação rápida e de baixo custo

Para fazer, de fato, um mapa da empatia, é preciso apenas de um quadro ou de uma folha de papel. Portanto, o mapa trará grandes resultados, mas vem de uma técnica simples.

Como criar um mapa da empatia?

Para montar o mapa da empatia, é preciso seguir alguns passos. O primeiro é angariar as informações, através de questionários, entrevistas, pesquisa de mercado e redes sociais. Depois é preciso responder às perguntas. Para isso, é preciso saber as perguntas e seguir as etapas:

1 – Identifique o que seu público vê

Aqui é preciso entender o mundo em que o cliente está inserido e como ele o enxerga. Portanto, responder essas perguntas é ideal:

  • Como é o mundo em que o cliente vive?
  • Quais sites ele lê?
  • Quais jornais, revistas e livros consome?
  • Quem são os amigos?

2 – Descubra o que seu público ouve

Para além de escutar, ou seja, apenas usar o sentido da audição, é preciso descobrir quem influencia o seu cliente de alguma forma. Ou seja, quem ele ouve durante a tomada de decisão. Portanto, é preciso responder essas perguntas:

  • Quem sua persona admira?
  • Quais são seus ídolos?
  • Quais suas marcas prediletas?
  • Quais são os meios de comunicação favoritos?

3 – Perceber o que o público pensa e sente

Aqui é preciso investigar a fundo os aspectos emocionais de sua persona. Ou seja, tentar entender o que ela sente ou pensa sobre o mundo. Para isso, é preciso responder as perguntas:

  • Quais são suas preocupações?
  • Quais são seus sonhos?
  • Quais suas sensações e percepções?
  • Quais pensamentos influenciam seu comportamento?

4 – Faça um levantamento de atividades e falas

Aqui é preciso descrever todos os comportamentos da persona. Dessa forma, esse é um passo importante para entender a jornada de compra. Portanto, é preciso responder às questões:

  • Quais hobbies possui?
  • Que tipo de mensagem transmite nas redes sociais?
  • Que tipo de linguagem usa?
  • Quais assuntos se interessam?

5 – É preciso saber as dores da persona

Partindo para a parte inferior do diagrama da empatia, aqui é estudado quais são as dores e necessidades da persona. Portanto, essas questões podem te ajudar a entender o que sua persona pode estar precisando:

  • Quais são as preocupações?
  • Com o que ela sofre?
  • Quais problemas quer resolver?
  • Quais são as dificuldades enfrentadas?

6 – Entenda as necessidades de sua persona

É preciso conhecer as dores da persona, mas também é preciso compreender suas necessidades. Assim, ao conhecer as dores da empresa, também é possível conhecer as necessidades. Além disso, é preciso responder às seguintes questões:

  • O que vai fazer sua persona feliz?
  • Quais sonhos possui e o que precisa cumprir para torná-los reais?
  • Quais são os passos que precisa executar para resolver os problemas?

Como aplicar os resultados do mapa da empatia?

Uma das melhores aplicações de resultados do mapa da empatia é durante o marketing. Isso porque, conhecer seu cliente a fundo ajuda a criar campanhas publicitárias que apelam exatamente para a necessidade deles. Além disso, promove uma maior proximidade com o público, o que facilita na hora de produzir novos produtos.

Essa ferramenta é incrível não é mesmo? Então se liga nesses artigos:

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Fontes: Resultados Digitais, Rock Content, Zendesk, MJV

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