A Black Friday é um evento comercial que se iniciou nos Estados Unidos, mas que acabou se tornando uma oportunidade comercial em todo mundo. Celebra-se a data, geralmente, na última sexta-feira do mês de novembro. Portanto, é muito importante preparar o seu site para a Black Friday. Isso porque, com o aumento significativo nas vendas e acessos dessa época, muitas coisas podem dar errado.
Apesar da data já estar no consciente popular, ou seja, já ser esperada, muitas empresas não dão o devido valor a um dos elementos chaves dessa época: o site de vendas. Portanto, é importante estar com tudo em ordem para que os clientes tenham uma boa experiência e voltem a comprar com você. Vamos lá anotar as dicas pra essa data?
- Leia também: 19 estratégias para a Black Friday nas redes sociais
20 maneiras de preparar seu site para a Black Friday
Se você desejar dar o devido valor a um dos elementos chaves, o site de vendas, confira as dicas abaixo para que ele seja preparado de modo claro e intuitivo, cumprindo o seu propósito no planejamento.
1 – Faça reforços e verifique a plataforma
Certamente você já sabe que Black Friday significa muitos acessos na web e, consequentemente, em seu site. Dessa forma, é ideal que você reforce a sua infraestrutura digital, para que seu site comporte todos os acessos. Além disso, é preciso escolher uma plataforma que comporte sua estrutura.
Logo, o tempo de resposta da sua página pode oferecer duas coisas: experiência positiva do cliente, ou uma perda de negócio. Por isso, certifique-se de que ela dará conta da resposta desejada e garantirá uma boa experiência ao consumidor.
2 – Cheque se os certificados estão em ordem
Os certificados garantem a segurança do seu site. Além disso, os sites com esses certificados em ordem ranqueiam mais alto nos sites de busca. Sendo assim, se certifique de instalar certificados como o SSL para que seu site fique seguro.
3 – Verifique a disponibilidade para celular
Além da segurança, é essencial que seu site também tenha uma versão mobile. O carregamento de sites para desktop é bem pesado. Dessa forma, para facilitar a experiência do seu consumidor que vai entrar no seu site através do celular, é preciso se adequar para o mobile.
4 – Faça o teste do carrinho e do cadastro
Em um site, todos os processos devem funcionar, principalmente o cadastro e o carrinho, para a concluir a compra. Sendo assim, faça testes para se certificar de que o processo de cadastro funciona perfeitamente. Além disso, certifique de que o carrinho e o processo de finalização de compra está funcionando.
5 – Se certifique sobre o plano de hospedagem
Não é raro observar o dobro ou o triplo de acessos nos sites durante a Black Friday. Por isso, o plano de hospedagem precisa aguentar o número crescente de acessos no site. Portanto, verifique que seu plano aguenta tudo. Além disso, consulte o suporte da sua hospedagem e busque um plano que suporte a quantidade de pessoas que acessarão seu site.
6 – Analise a página de produtos
Mesmo que seu site seja apenas institucional, ou seja, você não venda através dele, é preciso que sua página de produtos seja detalhada. Nem sempre é possível fornecer todas as informações que os clientes desejam saber, contudo, você deve colocar o máximo possível.
7 – Ofereça canais de atendimento
Antes da efetivação de uma compra, é muito comum que os clientes tentem tirar dúvidas de última hora. Sendo assim, você deve oferecer diversos canais de atendimento, para que o cliente se sinta visto. Dessa forma, ofereça canais como e-mail, chat de atendimento, números telefônicos e WhatsApp.
8 – Prepare seu estoque
Com tanta coisa para fazer, é possível até esquecer uma das mais importantes: o estoque. Durante o processo de reforço do seu site, você deve ter uma estimativa de quantos acessos terá e, consequentemente, quantas vendas irá realizar. Dessa forma, é preciso abastecer o seu estoque e se preparar para as vendas.
9 – Comece com a divulgação
Certamente que durante a preparação de seu site para a Black Friday, você não pode esquecer de um ponto essencial para o aumento de vendas, a divulgação. Portanto, não deixe de divulgar o seu site usando anúncios de sites de busca e em suas redes sociais. Quanto mais divulgação, mais vendas!
10 – Treine a equipe de atendimento
Do mesmo jeito que acontece em vendas presenciais, é preciso ter um atendimento especial para as vendas através de sites. Portanto, um dos passos para preparar seu site pra Black Friday é treinar a sua equipe de atendimento, para que estejam preparados para atender os clientes e dar conta do aumento na demanda.
11 – Faça integração com redes sociais
Como dito anteriormente, a divulgação do seu site é imperativo para o aumento de suas vendas. Contudo, além dessa divulgação, é preciso se certificar de que seu link está presente em todas as redes que você divulga. Ademais, sempre direcione os clientes que estão nessas redes para o seu site.
12 – Cuidado com as más práticas
Durante as últimas edições da Black Friday no Brasil, muitas marcas acabaram ficando conhecidas por ser uma fraude. Ou seja, prometiam uma coisa e faziam outra. Dessa maneira, busque não tentar enganar seus consumidores, já que isso faz com que eles não voltem a comprar com você no futuro.
13 – Prepare-se antecipadamente
Essa dica é fundamental para você planejar quais produtos participarão da promoção, quais as formas de pagamento estarão disponíveis, além do tempo que pretende manter a promoção. Isso pode ajudar a evitar prejuízos, além de garantir o melhor preço ao consumidor.
14 – Disponibilize várias formas de pagamento
Investir em possibilidades diversificadas de pagamento pode ser uma chance de diminuir o número de abandono durante a compra, isso porque você está proporcionando escolhas para o cliente.
15 – Fique de olho nos concorrentes
Observar o que os seus concorrentes estão tramando te ajuda a tomar decisões, sobretudo sobre valor. Um outro aspecto relevante é a oportunidade de inovar, de fazer diferente e proporcionar o melhor ao seu público-alvo.
Portanto, ao observá-los você poderá aprender tanto com os erros quanto com os acertos, além de ampliar as chances de fazer algo inédito.
16 – Ofereça frete grátis
Oferecer frete grátis é uma forma excelente de atrair clientes. Por isso, pense em uma estratégia na qual haverá vantagens tanto para a empresa quanto para o consumidor. Estipule um valor mínimo para que esse benefício seja garantido, ofereça cupons. Vale tudo para conquistar a atenção!
17 – Cumpra com os prazos de entrega
Cumprir os prazos definidos no momento da compra proporciona ao cliente a satisfação por escolhido a sua empresa, além de aumentar a sua credibilidade no mercado.
18 – Acompanhe as suas vendas
Acompanhar o número de produtos vendidos te ajuda a evitar sobrecargas e o volume alto de envios.
19- Follow-up com clientes insatisfeitos
O seu empenho e planejamento nem sempre vai agradar todo mundo. Sendo assim, busque amenizar a insatisfação e conquistar atenção deles fazendo um acompanhamento mais de perto, buscando soluções para resolver esse quadro.
20- Cuide do seu SEO
Tá, mas por quê? Resposta simples: as boas práticas de SEO podem aumentar, e muito, o tráfego orgânico do seu site. Fique de olho nele!
Por que é importante preparar seu site para a Black Friday?
Nós apresentamos, acima, diversas dicas para você preparar o seu site para esse grande evento anual.
Diante disso, respondendo à pergunta: preparar o site é importante, pois demanda planejamento, pesquisa, observar quais serão as melhores estratégias. Isso porque é através desses fatores que você conseguirá alcançar as metas definidas.
Portanto, ao preparar a sua plataforma, você estará aumentando o tráfego na página, além de conquistar a atenção de novos clientes, que poderão se tornar fiéis a sua marca. Tudo isso depende de qual experiência você vai entregar na Black Friday através do seu site.
Agora que você já está com o site preparadíssimo para a Black Friday, aproveite para saber como fazer o Marketing nas Férias!
Fontes: Escola de e-commerce, iSet, Hostinger, Host Mídia