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Black friday nas redes sociais

19 estratégias para a Black Friday nas redes sociais

A Black Friday é uma das datas comerciais mais antecipadas em todo o país. Além disso, é a segunda data mais consumida aqui, atrás apenas do Natal. Sendo assim, é importante que se aproveite toda essa antecipação pela Black Friday nas redes sociais.

Instagram, Facebook, TikTok… essas redes são importantíssimas para o marketing, principalmente em datas comerciais tão importantes como essa. Nas redes você pode divulgar seus produtos e ofertas com antecedência, além de oferecer ofertas exclusivas para seus seguidores. Então, vamos lá descobrir como usar as redes sociais na Black Friday?

19 estratégias de marketing para a Black Friday nas redes sociais

Para que você possa aproveitar ao máximo a Black Friday, listamos abaixo 19 estratégias de marketing que você pode usar para alcançar mais consumidores interessados no seu produto. Vamos lá:

1 – Descubra se a data é adequada pra sua empresa

Antes de qualquer coisa, é importante descobrir se a data vale a pena ser celebrada pela sua empresa. Atualmente, a Black Friday é uma das datas mais antecipadas no mercado, o que exige planejamento prévio. Além disso, sejamos honestos, os clientes gostam mesmo é de desconto. Portanto, não se sinta acanhado, a Black Friday não vale apenas para os grandes comércios e pode ser uma boa oportunidade de vendas para sua empresa.

Logo, mesmo que sua empresa seja pequena, elabore estratégias para que seja possível a realização desse evento na sua loja.

2 – Entenda seu público

A análise de métricas nas redes sociais é essencial para vender na Black Friday. Isso porque é preciso saber para quem você está vendendo, para fazer isso com excelência. Sendo assim, analise os dados de suas redes sociais e selecione a linguagem, identidade visual e produtos que vão chamar a atenção das pessoas que te seguem.

Ao fazer essa seleção de características, você poderá explorá-las na sua estratégia de marketing para estar mais próximo de seus clientes em potencial.

3 – Planeje com antecedência

O planejamento prévio deve fazer parte do seu modelo de gestão, mesmo que não tenha dias tão específicos como esse.

Logo, é legal que você comece a planejar com antecedência, principalmente em uma data tão importante quanto a Black Friday, momento em que você quer expandir a visibilidade dos seus produtos. Você deve preparar suas redes para os anúncios e selecionar a identidade visual que será usada nas campanhas. Além disso, deve focar em crescer seu número de seguidores, para que as estratégias tenham efeito.

4 – Faça bons anúncios

Os anúncios são de extrema importância no marketing de redes sociais, principalmente em datas como essa. Você deve fazer chamadas com informações claras e importantes, mas com uma linguagem chamativa, a qual desperte a curiosidade do seu ciente em potencial. Assim, será possível apelar para a sua audiência e chamar a atenção de possíveis novos clientes.

Além disso, para fazer esses anúncios, leve em consideração o que mencionamos acima: o perfil do público que deseja atingir, qual a linguagem que ele se identifica, dentre outras caracteríticas. Planeje-se.

5 – Invista na comunicação visual

A redes socias são uma excelente ferramenta por possibilitar vários recursos textuais e visuais, como vídeos e imagens, para construir uma interação com os seguidores. E o que é mais legal: hoje em dias os vídeos estão em alta nas redes. Sendo assim, é importante investir na comunicação visual em seus anúncios e posts relacionados à Black Friday.

6 – Faça vídeos demonstrativos

Como dito anteriormente, vídeos estão em alta nas redes sociais. Além disso, a Black Friday abraça todo tipo de comércio e serviço. Dessa forma, é importante fazer vídeos mostrando como se usa o produto ou como tal serviço funciona. Essas ações, além de ajudar no engajamento, incentiva o cliente a consumir e humaniza a sua empresa.

7 – Ofereça descontos exclusivos

Além das ofertas que você vai divulgar em sua loja física e no seu site, uma boa pode ser compartilhar descontos exclusivos em suas redes sociais. Ao fazer isso, você irá aumentar seu engajamento e valorizar as pessoas que já seguem a sua página.

Outra aspecto importante sobre oferecer descontos exclusivos: você poderá aumentar o número de seguidores, e consequentemente de clientes.

8 – Faça vídeos curtos

Como já ressaltamos aqui no artigo, o recurso visual é bastante importante nas redes sociais. Além disso, os vídeos estão em alta nesse momento. Portanto, você pode postar vídeos curtos, com uma trilha sonora que está em alta no momento, e buscar engajamento para sua página e para a Black Friday.

9 – Use da prova social na Black Friday

Essa pode não ser uma estratégia comum, mas pode ser bem útil na Black Friday. Você pode pedir para seus seguidores e consumidores para publicar fotos dos produtos adquiridos com sua loja na Black Friday. Além disso, também pode pedir para que divulguem os descontos e vantagens que sua loja ofereceu naquela data.

Imagine a visibilidade que você poderá conseguir com essa estratégia, hein? Isso poderá ser uma ponte entre você e novos clientes que ainda não conhecem os seus produtos.

10 – Use do livecommerce

O livecommerce nada mais é que uma live em suas redes sociais. Ou seja, você pode divulgar seu conteúdo ao vivo, enquanto explica seus produtos ou mostra como eles funcionam. Além de se aproximar do seu público, você ainda pode fazer ofertas e oferecer descontos exclusivos para quem estava na live. Essa estratégia de marketing é em comum, e pode ser bem útil ao seu negócio.

11 – Trabalhe com influenciadores

A parceria de marcas com influenciadores tornou-se cada vez mais comum e importante para aumentar o engajamento de uma empresa. Isso se deve ao fato de os seguidores dos influencers se inspirarem neles de alguma maneira.

Logo, uma das boas opções para divulgar em redes sociais é trabalhar com influenciadores. Quando tem autoridade no assunto, eles ajudam com propriedade e divulga seus produtos para a comunidade deles. Ademais, de acordo com o Ibope, cerca de 50% dos internautas brasileiros costumam comprar após indicações de influenciadores. Viu como isso pode ser uma mão na roda?

12 – Faça conteúdo exclusivo para as redes sociais

Na Black Friday, existem muitas possibilidades de divulgação de conteúdo. Você deve promover de forma presencial, em sua loja física. Também deve fazer e-mail marketing e divulgar o seu site. Contudo, um dos pontos principais são as redes sociais. É preciso fazer um conteúdo exclusivo para essas redes, e divulgá-los com assiduidade.

13 – Ofereça um bom atendimento

Um bom atendimento é essencial em todos os tipos de negócio. Portanto, isso não seria diferente nas redes sociais, principalmente na Black Friday. Por conta da grande quantidade de contatos que você pode receber nessa data, é preciso se preparar para atender todos com qualidade e eficiência.

Invista em cursos sobre atendimento, de modo a garantir, sempre, uma ótima experiência ao consumidor.

14 – Seja omnichannel

Mesmo que algumas redes sociais lhe ofereça mais ou entregue mais engajamento que outros, é preciso estar presente em todo lugar. Afinal, quem não é visto… não é lembrado!

Sendo assim, quanto mais pessoas verem seu conteúdo melhor. Portanto, apesar de trabalhoso, não deixe de postar em todas as redes que estiverem disponíveis para você.

15 – Use ferramentas para redes sociais

O uso de ferramentas pode ser essencial para essa data. Isso porque elas ajudam a automatizar vários processos, como programação de conteúdo e respostas automáticas. Sendo assim, em uma data como a Black Friday, que precisa de vários posts de divulgação e uma rápida taxa de respostas, usar ferramentas pode ser uma boa ideia.

16 – Crie grupos

O Whatsapp permite você criar grupos. Por que não usar esse recurso a seu favor? Você poderá enviar o link para pessoas participar, de modo que acompanhem conteúdos exclusivos, como promoções.

17 – Faça um bazar

Selecione peças que foram um verdadeiro sucesso na sua trajetória de venda. Antes da Black Friday, coloque-as em promoção. Isso aumentará as suas vendas, além de elevar a divulgação da sua empresa.

18 – Crie ideia de urgência

Criar um senso de urgência é importante para aumentar o número de vendas. Você pode fazer isso determinando um prazo, por exemplo, através da ideia de tempo em que essa promoção ficará disponível. Assim, o seu seguidor ficará tentado a comprar antes que a promoção acabe.

19- Não pare na Black Friday

Não permita que os clientes pensem que você só divulga em datas comerciais, ou seja, que só se lembra deles quando precisa. Portanto, após o evento, compartilhe um post de agradecimento, acompanhado de algum desconto adicional. Além disso, é fundamental manter uma regularidade nas postagens e no conteúdo, a fim de fidelizar seu público.

Aproveite para saber como fazer o Marketing nas Férias!

Fontes: Ecommerce Brasil, Iset, Mlabs, Mlabs, Pagar.me, Enotas, Inovação

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