O Kanban é uma ferramenta de gestão de trabalho que utiliza pequenos cartões coloridos (post-it) para controlar tarefas e fluxos de trabalho. O sistema foi desenvolvido pela empresa Toyota, em 1940, para fiscalizar o estoque de materiais.

O que é Kanban?

É a sistematização do fluxo de trabalho de uma empresa. Ele serve para indicar e conduzir cada tarefa durante um período de tempo predefinido. O  Kanban abarca os seguintes itens: Sistema visual – que é o processo de dividir o trabalho em segmentos ou pelo seu status – em um quadro com colunas de separação – fixando cada item em um cartão;

O que é Kanban?

Os cartões: que descrevem o trabalho real que transita por este processo; A limitação do trabalho em andamento: que permite atribuir os limites de quantos itens podem estar em andamento em cada segmento ou estado do fluxo de trabalho. Todo o sistema é pautado de uma forma organizada para tornar o fluxo de trabalho mais produtivo.

História do Kanban

Surgiu na década de 1940 e foi desenvolvido por japoneses da empresa Toyota. A ideia nasceu da necessidade de equilibrar a produção da empresa, evitando a falta ou o excesso de materiais. Assim, o sistema surgiu com o objetivo de provocar uma estabilidade entre o estoque e a linha de produção.

Como funciona o Kanban?

Deve indicar uma tarefa ou ação que a equipe precisa tomar para que o resultado final seja entregue. No geral, os cartões são diferenciados por um sistema de cores, que podem indicar quem é o responsável pela tarefa, por exemplo.

1 – Cartão

O Kanban possui três partes principais: cartão; colunas; e quadro.

Um Kanban geralmente possui três colunas: A Fazer, Em Execução e Feito. É necessário mover os cartões entre as colunas conforme seu status for mudando.

2 – Colunas

É o Kanban como um todo, organizado em colunas e cartões. Logo, cada quadro é um Kanban. Uma única equipe pode trabalhar com vários quadros simultaneamente.

3 – Quadro

Tipos de Kanban

Os murais ou o software ficam disponíveis para todos os colaboradores responsáveis pela tarefa naquela fase de produção. Assim, ele se divide em: to do: tarefas a serem feitas; doing: tarefas sendo executadas; done: tarefas concluídas.

1 – Kanban de produção

Por sua vez, o Kanban de movimentação é utilizado para comunicar os setores de produção sobre o momento ideal de realizar uma tarefa.

2 – Kanban de movimentação

Vantagens de utilizar o Kanban

Com um baixo investimento, é possível implementá-lo e usufruir de todos os seus benefícios, como a diminuição da burocracia do processo produtivo, por exemplo.

1 – É simples e fácil de ser aplicado

Exclui as atividades que não agregam valor à equipe, fazendo com que ela se preocupe com aquilo que realmente traz resultados.

2 – Elimina tarefas que não contribuem

Ao deixar disponível para todos os colaboradores suas responsabilidades e os prazos, eles produzem mais e mais rápido.

3 – Reduz o tempo gasto na execução

O Kanban funciona como uma espécie de incentivo para os funcionários, que acabam trabalhando mais para cumprir as suas responsabilidades e registrá-las no mural.

4 – Evita funcionários ociosos

Aplicar o Kanban reduz o índice de estoque máximo e limita os gastos desnecessários.

5 – Reduz os custos e desperdícios

Como implementar o Kanban?

Mostre os benefícios da ferramenta para todos que irão utilizá-la. Só assim a equipe conseguirá enxergar o recurso não como uma forma de vigilância, mas sim como um meio para conferir maior produtividade à rotina de trabalho.

1 – Prepare a equipe

Crie tags para categorizar tipos de atividade e otimizar os quadros. Por exemplo, na sua agência, você pode criar quadros com tags denominadas “urgentes”

2 – Identifique etapas de trabalho

Estipular as tarefas que são prioritárias ajuda a manter o foco e garantir que os clientes recebam seus serviços no prazo.

3 – Defina tarefas prioritárias

Mensurar processos garantirá uma melhoria contínua e evitará a incidência de erros. Dessa forma, é importante aproveitar essa prática para identificar pontos de melhoria e realizar mudanças no fluxo de trabalho se for preciso.

4 – Mensure o processo constantemente