O sonho de uma casa própria vive na mente de milhões de pessoas ao redor do mundo. Sendo assim, adquirir um novo imóvel para alugar ou então para investir são planos compartilhados por diversas pessoas. Dessa forma, sempre existem pessoas em busca de um imóvel, assim como existem pessoas que querem vendê-lo. Nesse cenário, o marketing imobiliário faz o trabalho essencial de conectar esses dois grupos.

O que é marketing imobiliário?

É um conjunto de técnicas que podem ser implementadas por um profissional do nicho imobiliário para expandir seus negócios e atrair novos clientes. Com a aplicação dessas técnicas, torna-se possível identificar o que o cliente precisa e manter um bom relacionamento com imobiliárias, construtoras e outros negócios do setor.

Qual a importância de investir?

Considerando que o mercado imobiliário tende a passar por altos e baixos, trata-se de um setor impactado pelas crises econômicas. Então, para continuar ativo e tendo sucesso nos dias atuais, trabalhar a imagem e o relacionamento com os clientes são pontos essenciais em uma estratégia para se manter forte no mercado.

Como criar uma estratégia

Não adianta oferecer um produto que o seu público não deseja. Portanto, o primeiro passo é entender quem são as pessoas que buscam imóveis e exatamente quais são seus desejos, suas dúvidas e preocupações.

1 – Analise seu público

O mercado imobiliário possui especificidades como qualquer outro. É importante observar como ele funciona para saber posicionar e fortalecer sua marca.

2 – Observe o mercado

Um site é essencial para que as pessoas conheçam a marca e o que ela oferece. Com isso, é possível converter visitantes em leads, que se tornam clientes.

3 – Crie um site

Além do site, que é o melhor canal para ter contato direito com a empresa, um blog pode agregar valor ao ser o portal onde é possível consumir conteúdo de valor.

4 – Invista em um blog

O Inbound Marketing gera valor desde o primeiro contato com uma pessoa, fazendo com que ela não só conheça a marca, mas se torne defensora desta.

5 – Misture estratégias com Inbound

Para atrair clientes, é importante ser visto e, atualmente, as redes sociais são ferramentas perfeitas para este objetivo.

6 – Se faça presente nas redes sociais

Pode ser que uma pessoa não conheça sua empresa o suficiente para buscá-la e prefira pesquisar em um site por imóveis de acordo com as características. Inclua os imóveis em plataformas imobiliárias.

7 – Use plataformas imobiliárias

Crie um newsletter segmentado, visando oferecer conteúdos interessantes para tornar seus leads em clientes, de acordo com as suas necessidades.

8 – Alimente um newsletter

Responda os prospects e clientes o mais rápido possível, tirando suas dúvidas e oferecendo todas as informações necessárias.

9 – Responda dúvidas

A internet é um meio sensacional para mostrar o que a sua empresa oferece, mas, quando o assunto é o mercado imobiliário, a presença física continua sendo importante. Portanto, esteja disponível para fazer atendimentos presenciais, o que garante maior segurança ao cliente.

10 – Esteja disponível

Por meio de um CRM, empresas podem gerenciar os clientes e prospects. Talvez um cliente não tenha encontrado o imóvel perfeito agora, mas, no futuro, com base nos dados coletados, uma nova propriedade encaixe perfeitamente em seus desejos. Com esses dados e esse relacionamento contínuo, as ofertas se tornam cada vez melhores, o que resulta em mais vendas.

11 – Use CRM

Atualmente, a internet está sendo dominada pelos vídeos, como é possível ver pelo sucesso do TikTok. Criar conteúdo audiovisual é uma dica interessante no marketing imobiliário. Nos vídeos, mostre os imóveis, vendendo como pode ser a vida do cliente ao comprar ou alugar a propriedade tão sonhada, por exemplo.

12 – Produza vídeos

Nas redes sociais, é possível captar novos leads assim como manter os clientes interessados. Para tal, é importante anunciar os imóveis com a devida atenção, pois sempre existe alguém que se encaixa com a propriedade em questão. Uma dica é criar um calendário editorial, para que todos os imóveis recebam atenção.

13 – Dê atenção aos imóveis

Ao produzir conteúdo de valor, visando solucionar os problemas dos clientes e responder suas dúvidas, a empresa se torna uma autoridade no setor.

14 – Fortaleça a autoridade

Ao investir no marketing imobiliário, gerando conteúdo de valor que considera as necessidades dos clientes, o ciclo de venda tende a acelerar.

15 – Acelere o ciclo de venda

É um meio direto de comunicação entre empresa e cliente, que ajuda na divulgação dos negócios e possibilita a criação de um público segmentado.

16 – E-mail marketing

No marketing imobiliário, quando bem conduzido, gera-se números concretos que indicam o desempenho, como os Indicadores-Chave de Performance (KPIs).

17 – Possibilita a medição dos resultados

Com os dados em mãos, é necessário analisar se as estratégias tiveram êxito, atraindo novos clientes e fortalecendo a marca no mercado imobiliário. Desse modo, veja o que está dando certo e o que pode ser melhorado, sempre evoluindo de acordo com as necessidades do público.

18 – Revise sua estratégia