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Marketing promocional: o que é e como tornar a estratégia eficaz

Marketing promocional: o que é e como tornar a estratégia eficaz

No mundo acelerado dos negócios, se destacar entre a concorrência é muito importante. E é aí que o marketing promocional entra em ação na forma de uma estratégia poderosa. Essa abordagem pode ter diferentes intenções, desde impulsionar as vendas de novos produtos ou serviços, até aumentar a visibilidade de uma marca e estreitar os laços dela com o cliente.

Diferente das estratégias tradicionais, o marketing promocional foca em ações direcionadas e específicas, com o objetivo de incentivar os consumidores a agirem imediatamente. Entre as que mais fazem sucesso atualmente, podemos destacar: compre e ganhe, leve 2 pague 1, cashback, amostras grátis, etc.

Neste artigo eu te conto mais sobre o que é o marketing promocional, assim como os benefícios que ele pode trazer ao seu negócio, exemplos de empresas bem sucedidas em sua implementação, sobre a diferença entre marketing promocional e merchandising, e mais. Continue a leitura!

O que é marketing promocional?

O marketing promocional é uma estratégia de comunicação direta que deseja estimular o interesse e a ação dos consumidores por meio de ofertas, incentivos, brindes, sorteios e outras formas de valorização. Sua aplicação depende do objetivo a alcançar, que pode ser aumentar as vendas, fidelizar os clientes, reforçar a imagem da marca, se diferenciar da concorrência, ou até combinar duas ou mais dessas intenções. Esse conjunto de ações diretas visam aproximar o público da sua empresa.

O foco principal para atingir esses objetivos é proporcionar novas experiências para seus clientes. Apesar de eficiente, é preciso pensar bem na estratégia para a execução ter sucesso. Assim, se faz necessário definir qual público suas campanhas querem alcançar, para então decidir qual a melhor ação para concretizar suas metas.

Quais os benefícios do marketing promocional?

O marketing promocional pode trazer diversos benefícios para uma marca ou empreendimento, desde que as estratégias adotadas sejam condizentes com o segmento e a intenção das campanhas que forem aplicadas. A seguir, você confere em detalhes esses benefícios e vantagens que a abordagem pode trazer ao seu negócio:

Aumento das vendas

Um dos principais objetivos de toda empresa ao investir em marketing em seus negócios é o aumento de receita. No marketing promocional, isso não é diferente. Por isso, ao criar incentivos irresistíveis, e por vezes irrecusáveis, as ações desse tipo de estratégia alavanca as vendas da marca, porque motiva campanhas que levam os clientes a tomarem decisões de consumo.

Atração de novos clientes

Certamente que qualquer estratégia de marketing tem o objetivo de atrair novos clientes. Com a aplicação da estratégia de marketing promocional, você consegue atrair um número considerável de leads, às vezes até sem um grande custo de divulgação, aumentando a sua base de consumidores.

Fidelização do cliente

Além de buscar aumentar as vendas ou mesmo captar novos clientes, uma empresa também se preocupa em manter fiel aquele consumidor recorrente. Por isso, ao ofertar vantagens para clientes existentes, desde descontos e promoções exclusivos, até programas de fidelidade, seu negócio fortalece o relacionamento com essa base leal, garantindo em cada um desses consumidores, um defensor da marca.

Aumento da visibilidade

Hoje em dia, produtos e serviços de qualidade nem sempre são suficientes para manter a sua marca no topo. Portanto, um dos principais benefícios dessa estratégia é o de aumentar a visibilidade sobre a sua marca. As promoções ajudam a divulgar e a fortalecer a imagem da marca no mercado, pois mostram que ela se preocupa em atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.

Além disso, as ações podem gerar mídia espontânea e viralização nas redes sociais, ampliando o alcance e a visibilidade dos produtos ou serviços da marca. Ao fornecer uma nova experiência, como sorteios e eventos, sua marca ganha um lugar na memória do consumidor, adquirindo assim algum destaque.

Diferenciação da concorrência

O marketing promocional permite que as empresas se destaquem em um mercado saturado, oferecendo benefícios exclusivos e atraindo a atenção dos consumidores. Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais atentas e exigentes com o que consomem, recorrendo mais às opiniões de consumo online ou conhecimento prévio dos produtos e serviços para permanecerem consumindo a marca.

Dessa forma, campanhas de incentivo de compra e distribuição de amostras grátis podem ser maneiras criativas para se diferenciar dos concorrentes e ganhar espaço no coração do cliente.

Feedback e pesquisa de mercado

Com a realização de campanhas e promoções específicas, as empresas se veem capazes de obterem insights e feedbacks imediatos e valiosos dos clientes, além de conseguirem captar informações sobre suas preferências e até mapear seus comportamentos de consumo. Dessa forma, a marca se capacita para direcionar futuras estratégias de marketing de maneira mais assertiva e eficiente.

Quais são as principais ações do marketing promocional?

O marketing promocional oferece uma variedade de ações que podem ser adaptadas às necessidades e objetivos de cada empresa. Entre as principais estão:

1. Descontos e cupons

Quando um cliente recebe um desconto especial ou mesmo cupons que fornecem algo específico e irresistível, as chances de que ele aproveite a oportunidade são grandes. Por isso que oferecer condições extraordinárias é uma forma eficaz de incentivar a compra dos seus produtos ou serviços.

Dessa forma, além de se sentir valorizado e único, o cliente sente urgência em utilizar o benefício que recebeu, e desenvolve simpatia por essa marca.

2. Brindes e amostras grátis

“De graça, até injeção na testa”, costumam dizer as pessoas. Ganhar brindes da sua marca preferida ou receber amostras grátis de um novo produto, permitindo que você experimente algo antes de comprar muda totalmente o conceito a respeito de uma empresa, certo?

Isso porque, além de ser gratificante, esse tipo de prática cria um interesse no público, principalmente se o produto for bom, também constrói confiança público-alvo e aumenta significativamente as chances de converter potenciais clientes em vendas finais.

3. Concursos e sorteios

A realização de concursos e sorteios é uma estratégia que gera entusiasmo e engajamento entre os consumidores. Isso porque essas ações promocionais não só atraem atenção para a sua marca, como também incentivam a interação e o compartilhamento de conteúdo acerca da sua empresa nas redes sociais.

4. Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade com recompensas exclusivas e gamificação por meio de pontos para clientes frequentes é uma ótima maneira de aumentar a sua taxa de retenção e estabelecer laços mais estreitos com a sua comunidade de consumidores. Esse método influencia os clientes a continuarem comprando de você e pode ser aplicado tanto em lojas físicas quanto em e-commerces.

5. Parcerias estratégicas

Realizar parcerias com outras empresas ou influenciadores relevantes pode ampliar o alcance da marca e aproveitar o público estabelecido desses parceiros. Em conjunto com outras estratégias, como o fornecimento de cupons contendo benefícios, brindes ou descontos, você e a sua parceria podem converter muito mais clientes e se consolidarem frente à concorrência.

6. Eventos

Uma forma interessante de aproximar o público da sua marca é por meio da promoção de eventos físicos ou virtuais. Hoje em dia, nos tempos de tecnologia, um dos meios mais fáceis de aplicar essa estratégia é através do live marketing.

Para isso, um porta-voz da sua empresa realiza uma live explicando e demonstrando seus produtos ou serviços. Dessa forma, durante ou no final desse evento, você pode oferecer um desconto ou brinde, para validar o público que acompanhou toda sua transmissão.

7. Crie PDVs

Um bom jeito de divulgar seus produtos e serviços é através dos Pontos de Vendas. Os PDVs são espaços fora da sua loja física, onde você pode fazer divulgações de determinados produtos. É comum ver esses espaços em shoppings, supermercados, lojas e praças públicas. É possível inclusive criar um espaço assim para o seu e-commerce.

8. Oferte descontos

Essa, sem dúvidas, é a estratégia de marketing promocional mais conhecida e usada no mercado. Isso porque é muito atrativo para os clientes terem um valor descontado na compra do produto ou serviço que deseja. Existem diversos tipos dessas ofertas, como:

  • desconto progressivo;
  • pague 1, leve 2;
  • kit promocional;
  • cupom de desconto;
  • valor promocional;
  • cashback.

Exemplos de empresas que fazem marketing promocional

Várias empresas têm se destacado no cenário do marketing promocional. Vejamos alguns exemplos dessas estratégias bem-sucedidas:

McDonald’s

A gigante dos fastfoods oferece brindes colecionáveis em suas promoções sazonais, como brinquedos temáticos de games, filmes, séries, entre outros, junto com suas refeições infantis. Esses brindes atraem crianças e até adultos saudosos – como quando lançaram brinquedos de Super Mario Bros. e Pokémon -, além de incentivarem os pais a escolherem o McDonald’s como opção.

Coca-Cola

A Coca-Cola é conhecida por suas campanhas promocionais criativas, como personalizar latas com nomes populares, além de oferecer prêmios em concursos e criar experiências interativas em eventos e campanhas de marketing de guerrilha.

Amazon

A gigante do comércio eletrônico utiliza estratégias promocionais, como o “Prime Day”, oferecendo descontos exclusivos para membros do Amazon Prime, incentivando as vendas e aumentando a adesão ao programa. Além disso, no mesmo benefício Prime, oferece fretes e outros benefícios sem custo adicional na assinatura, como os jogos no Prime Gaming, livros para alugar no Prime Reading e até a possibilidade de assinar um streamer na Twitch, todo mês.

Carrefour

A rede de supermercados Carrefour criou o programa “Únicos”, que oferece frutas e legumes em formatos diferentes do comum, com um desconto. Assim, os mercados comercializam produtos que não têm muita saída e o cliente fica feliz com o desconto.

Burger King

O Burger King saiu à frente do principal rival, o McDonald’s, em uma ação de Halloween. Isso aconteceu porque a rede convidou seus clientes a irem às lojas vestidos de palhaços, uma clara referência ao Ronald McDonald, mascote da rival, e em troca eles ganhariam um sanduíche grátis.

Além disso, em seus produtos concorrentes do McLanche Feliz, também trazem brindes promocionais para as crianças. Vale ainda mencionar que eles oferecem cupom de resgate gratuito para um Whopper no verso das notas fiscais para o consumidor que responder à uma pesquisa no site.

Diferenças entre marketing promocional e merchandising

Embora o marketing promocional e o merchandising estejam relacionados, eles têm abordagens que se complementam, mas não são exatamente a mesma coisa.

Isso porque o marketing promocional está focado em criar ações específicas para incentivar os consumidores a comprarem produtos ou serviços. Para isso, ele envolve estratégias de curto prazo para aumentar as vendas, se utilizando de promoções e incentivos.

Por outro lado, o merchandising se concentra na apresentação e na disposição dos produtos nas lojas físicas, na TV ou online, com o objetivo de atrair a atenção do cliente e incentivar a compra. Ele lida com elementos como a exposição visual, o layout da loja e a apresentação dos produtos, além de inserções publicitárias em cenas de novelas ou no intervalo de programas televisivos em geral.

Enquanto o marketing promocional é mais direcionado para atrair e converter clientes de maneira imediata, o merchandising busca captar a atenção de potenciais consumidores, além de otimizar a experiência do cliente dentro do ponto de venda, fora de seu espaço habitual e até mesmo online, visando fortalecer a presença da marca na memória do público.

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Fontes: Rock Content Pagar.Me Send Pulse

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