Muitos ainda se perguntam se o TikTok para empresas é um bom investimento. Isso porque, apesar do aumento constante de usuários e possibilidades de marketing em redes sociais, novos aplicativos podem se mostrar voláteis. Contudo, aqui nós vamos te mostrar tudo que o TikTok oferece e como pode ser uma boa opção para a sua empresa.
Geralmente, nessa plataforma, os criadores de conteúdo são o foco. Ou seja, os influencers e as personalidades. Dessa maneira, como esse aplicativo pode se tornar um bom asset pra minha empresa? É isso que nós vamos te mostrar aqui! Vamos lá?
O que é o TikTok?
O TikTok surgiu em 2016, com um nome e administração diferentes. A rede começou a se popularizar em 2018, mas foi só em 2020 que atingiu o seu ápice. Nesse ano o aplicativo foi o mais baixado das lojas de aplicativos de smartphones. A rede social acabou se popularizando durante a pandemia, quando as pessoas não podiam manter contato. Além disso, muitos imaginaram que a plataforma perderia a sua popularidade após o fim da pandemia, mas não foi isso que aconteceu.
O aplicativo, que é conhecido por popularizar danças, músicas e memes, tem o formato de vídeo. Ou seja, na rede social só é possível publicar vídeos, de curto, médio e longa metragem. Ademais, a rede se destaca das demais por conta de seu algoritmo. Além de ver o conteúdo que seus amigos publicam, o TikTok também pode ser educado com o que você gosta de ver. Ou seja, ele te mostra no feed vídeos de contas diversas, com conteúdo que possam te agradar.
Atualmente, a rede social chinesa já conta com mais de 1 bilhão de usuários mensais ao redor do mundo. Ademais, no Brasil, a plataforma conta com uma média de 75 milhões de usuários mensais. Além disso, os usuários brasileiros são extremamente engajados, entrando pelo menos 1 vez no dia para acompanhar os conteúdos ali publicados.
Por que usar o TikTok para empresas?
Como já vimos, o alcance do TikTok é algo admirável, e isso pode ser benéfico para o seu negócio. Também é importante ressaltar que a plataforma vai muito além das “dancinhas”. Portanto, pode ser usada como uma ferramenta, para aproximar a sua marca do público.
Sendo assim, é preciso ressaltar que, para além de publicidade, se usa o TikTok como um canal de comunicação com os seus consumidores e público. Portanto, além dos motivos citados, você pode usar a plataforma para observar tendências, atingir um público segmentado e ter acesso a recurso importantes.
5 dicas de como empresas podem usar o TikTok
1 – Conheça o seu público
Não importa a plataforma em que você promova, o ponto principal é conhecer o seu público. Dessa maneira, você consegue determinar a importância que tal rede social terá em sua estratégia de marketing.
2 – Anuncie na plataforma
Certamente que a plataforma forneceria uma opção de anúncios no TikTok para empresas. Sendo assim, a rede social disponibiliza um sistema, o Ads Manager, que permite que você gerencie e crie campanhas dentro do aplicativo. Você pode usar as métricas que lhe são fornecidas para melhorar o seu anúncio.
3 – Mantenha seu público bem informado
O marketing de conteúdo é uma boa pedida no TikTok para empresas. Além de aproximar sua marca do público, ainda aumenta a sua autoridade no seu segmento de atuação. Ademais, ajuda a divulgar seus produtos ou serviços de maneira mais dinâmica, o que é apreciado pela plataforma.
4 – Faça parcerias
Uma boa pedida para alcançar clientes que ainda não estavam no seu radar é fazer parcerias. Você pode entrar em contato com personalidades ou influenciadores da plataforma, ou até mesmo criadores de conteúdo do segmento do seu produto, para que uma divulgação seja feita.
5 – Use a plataforma durante eventos
Grandes eventos acontecem com frequência em todo mundo. Finais de campeonatos esportivos, shows de artistas importante e por aí vai. Uma ideia é usar a plataforma durante esses eventos, combinando o uso das hashtags com influenciadores, e gerando um fluxo de conteúdo para sua marca.
TikTok para empresas: exemplos
Atualmente, praticamente todas as grandes empresas, de diversos segmentos, estão usando a plataforma. Por conta do alcance da rede social, diversos negócios investem para ter nem que seja um pedacinho dessa popularidade. Dessa forma, a plataforma é usada por empresas como:
- Netflix
- Mercado Livre
- NBA
- Crocs
- Nubank
- Fenty Beauty
Vale a pena investir?
Com certeza! Apesar de demandar uma administração completamente diferente das demais redes sociais, o TikTok oferece vantagens importantes para o seu negócio. Se você souber investir nas estratégias corretas dentro da plataforma, você poderá conseguir um resultado incrível.
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Fontes: Pluga, Web Company, Mlabs, Opinion Box