Início » Twitch: como as marcas podem usar a plataforma?
Marcas na Twitch

Twitch: como as marcas podem usar a plataforma?

A Twitch, que é um serviço de streaming de vídeo ao vivo, atualmente está dominando esse segmento. Além disso, após sua compra pela Amazon, em 2017, a plataforma cresceu exponencialmente, contando com mais de 15 milhões de usuários diariamente. O foco da plataforma são os streamings ao vivo de jogos de videogame, que também é um mercado em ascensão. Dito isso, marcas na twitch já é uma realidade.

Dessa forma, podemos observar que a junção de dois mercados em ascensão está funcionando bem para a plataforma. Sendo assim, muitas marcas estão voltando a sua atenção para a Twitch. Trabalhar ao lado de criadores como os streamers e com uma comunidade engajada é valioso para o marketing das empresas. Então, vamos conhecer mais sobre a plataforma e como usá-la?

O que é a Twitch?

Twitch é a maior plataforma de streaming de vídeos ao vivo, como já vimos. Apesar de ser amplamente associada à jogos de videogame, a Twitch também está crescendo no mundo do entretenimento, da música e do esporte. Além disso, o público da plataforma é composto em sua maioria por homens (65%). Contudo, o público feminino está abrindo caminho na rede, já que hoje conta com 35%, comparado aos 20% em 2017.

Em relação a idade média do público, ela se mantém entre 18 e 34 anos. Dessa maneira, podemos observar que dentro desse vasto universo existe um grande potencial de publicidade. Isso porque, o público, além de grande, é diversificado e segmentado. Algumas marcas que já trabalham com a Twitch são a PepsiCo, a Nissin Lamen e a Kellogs, que buscam sempre “renovar” o seu público.

Como as marcas podem usar a plataforma para anunciar?

Um dos maiores pontos positivos do marketing de marcas na Twitch, é o fato de ter anúncios menos intrusivos e mais interativos. Sendo assim, as marcas investem em ações integradas com os streamers. Além disso, usam de inserção de branded content nas comunidades e destaque na primeira página.

Exemplos de marcas que estão aproveitando o espaço da Twitch

Marcas na Twitch: Nike e Adidas

A Twitch, tanto nos Estados Unidos, quanto no resto do mundo, tem em sua maioria um público masculino e de millenials. Portanto, representa exatamente o público-alvo de marcas de moda street e sports como Nike e Adidas. Sendo assim, as rivais investiram em conteúdos com streamers, fazendo unboxing, e parcerias para sortear produtos exclusivos, divulgados na plataforma.

Nissin Lamen

A Nissin Lamen, marca muito conhecida por seus miojos e pelo Cup Noodles, um segmento que serve o macarrão instantâneo diretamente em um copo. A marca é muito associada à comunidade “gamer” e “nerd”, por ser de fácil e rápido preparo, o que facilita pros jogadores continuarem suas atividades. Portanto, a marca viu na Twitch a oportunidade perfeita de marketing.

PepsiCo

A PepsiCo é uma empresa estadunidense com foco em alimentos, bebidas e lanches. A empresa, de renome mundial, patrocinou um campeonato de Rocket League, um jogo muito famoso entre os streamers da Twitch, com o objetivo de promover um de seus produtos, a bebida Brisk. Vários anúncios foram veiculados e a marca inseriu a logo da bebida dentro do jogo, para que todos pudessem usar.

Novas plataformas podem ser uma boa para o marketing da sua empresa! Fique de olho nessas aqui:

O que Postar no LinkedIn e Gerar quase 80% de Engajamento

Pinterest: Como Usar? O que é? Guia Completo Para um Perfil Atrativo

Diretrizes do Youtube: descubra o que pode e o que não pode na rede

Fontes: Rock Content, Design Culture, Clube de Criação 

Selecionadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *