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Field marketing: veja o que é e como funciona essa estratégia

Atualmente, a venda de um produto demanda mais das empresas que apenas uma bela vitrine. Sendo assim, novas técnicas e estratégias se fazem necessárias. Portanto, assim surgiu o Field Marketing, que tem por definição o objetivo de fazer os clientes entenderem que a sua marca é a melhor. Isso sem nenhum intermediário.

Aqui, a interação direta do consumidor com a marca é o objetivo principal. A estratégia pode funcionar de diversas formas, com demonstrações e distribuições de amostras. Toda estratégia tem sua vantagem e aqui existem várias, como a fidelização de clientes. Então, vamos lá entender tudo sobre field marketing?

 O que é e para que serve o field marketing?

Field é uma palavra da língua inglesa, que significa “campo” em português. Portanto, o field marketing nada mais é que o marketing em campo. Mas o que isso representa? A apresentação dos seus produtos “em campo”, para que os clientes possam ver e experimentar.

Dessa forma, essa estratégia usa de espaços físico e de varejo, como eventos, shoppings e espaços públicos em geral. Assim, a estratégia elimina intermediários, como vemos no marketing digital, e promove um contato direto com os consumidores. Isso com o objetivo de ter interações diretas com potenciais clientes.

Quais são os tipos de field marketing?

Merchandising

O merchandising em lojas envolve se certificar de que gôndolas e seções estão organizadas, de uma maneira que seja atraente para os clientes. Além disso, o field marketing pode atuar como uma espécie de suporte para a equipe de merchandising. Portanto, auxilia os profissionais a colocar o produto certo, na quantidade correta, com preço coerente, no tempo adequado. Isso tudo com um visual incrível, sendo um destaque dentro da loja.

Exposições

As exposições servem para evidenciar para os consumidores um produto ou serviço específico. Portanto, essas ações geralmente são realizadas em lojas ou espaços com grande concentração de pessoas. O objetivo dessas exposições é ser descoberto por possíveis clientes. Além disso, você pode combinar essa ação com as amostras grátis, ajudando os consumidores a conhecer mais do seu produto ou serviço.

Road shows

Os road shows, ou ações promocionais, podem ser definidos como “levar o produto até o cliente“. Ou seja, leva o nome da sua marca para aonde quer que seus potenciais clientes estejam. Isso pode ser feito através de veículos etiquetados com a sua marca. Além disso, também pode ser feito através de distribuições de itens em locais específicos.

Ações virais

Aqui o objetivo é gerar um conteúdo de muita qualidade, tanto, que será inevitável para os clientes compartilharem em suas redes sociais. Assim, além de servir como prova social, de que aquele cliente aprova o seu conteúdo, ele também estará te divulgando sem custos.

Vantagens de utilizar essa estratégia

Já pudemos perceber que o objetivo principal aqui é o consumidor ter uma participação direta na sua estratégia de marketing, isso sem o intermédio de outras operações. Aqui o cliente se aproxima do seu produto, o conhecendo em primeira mão, e proporciona uma melhor comunicação com a empresa. Além disso, as outras vantagens são:

  • Baixo custo
  • Contato direto
  • Fidelização de Clientes
  • Obter informação em primeira mão

Field marketing X marketing promocional

Apesar das similaridades, o field marketing e o marketing promocional tem uma pequena diferença: um age como o complemento do outro. O field marketing tem por objetivo que o cliente se torne um defensor da marca, além de fazer com que conheçam ela a fundo logo de primeira. Sendo assim, as estratégias podem ser usadas em conjunto, para maximizar o objetivo de ambas.

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Fontes: Maxima Tech, Clube do Trade, Rock Content

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