O sonho de uma casa própria vive na mente de milhões de pessoas ao redor do mundo. Sendo assim, adquirir um novo imóvel para alugar ou então para investir são planos compartilhados por diversas pessoas. Dessa forma, sempre existem pessoas em busca de um imóvel, assim como existem pessoas que querem vendê-lo. Nesse cenário, o marketing imobiliário faz o trabalho essencial de conectar esses dois grupos.
O que é marketing imobiliário?
O marketing imobiliário é um conjunto de técnicas que podem ser implementadas por um profissional do nicho imobiliário para expandir seus negócios e atrair novos clientes. Sendo assim, entre os elementos do marketing imobiliário, temos: o desenvolvimento de anúncios de divulgação de imóveis; a definição de técnicas de atração de clientes; suporte ao consumidor em todos os estágios do negócio; a criação de uma experiência.
Assim, com a aplicação dessas técnicas, torna-se possível identificar o que o cliente precisa, mantendo um bom relacionamento com imobiliárias, construtoras e outros negócios do setor. Vale destacar que o marketing imobiliário é a adaptação de estratégias já implementadas no marketing, visando as necessidades do setor imobiliário.
Qual a importância de investir no marketing imobiliário?
Considerando que o mercado imobiliário tende a passar por altos e baixos significantes, como já vimos acontecer no Brasil, trata-se de um setor impactado pelas crises econômicas. No entanto, segue sendo um setor com uma capacidade notável de recuperação, com uma demanda constante de oferta e procura.
Basta um passeio por uma cidade brasileira para perceber novos empreendimentos, sejam eles em estágio final ou ainda plantas para futuros planos. Sejam casas, apartamentos, salas comerciais, condomínios, o mercado imobiliário funciona a todo vapor. Portanto, como resultado, a competitividade é um elemento que se mostra presente nesse setor.
Então para continuar ativo e tendo sucesso nos dias atuais, trabalhar a imagem e o relacionamento com os clientes são pontos essenciais em uma estratégia para se manter forte no mercado.
Como criar uma estratégia de marketing imobiliário?
Agora que explicamos a importância do marketing imobiliário, veja como criar uma estratégia que vá te posicionar bem no mercado.
1 – Analise seu público
Não adianta oferecer um produto que o seu público não deseja. Portanto, o primeiro passo é entender quem são as pessoas que buscam imóveis e exatamente quais são seus desejos, suas dúvidas e preocupações.
2 – Observe o mercado
O mercado imobiliário possui especificidades como qualquer outro. Então, é importante observar como ele funciona para saber posicionar e fortalecer sua marca. Busque compreender todos os tipos de propriedade, questões legais e burocráticas e outros pontos.
3 – Crie um site
Um site é essencial para que as pessoas conheçam a marca e o que ela oferece. Com isso, é possível converter visitantes em leads, que se tornam clientes. Assim, o site deve ter uma navegação simples e objetiva, se adaptando às diferentes telas.
4 – Marketing Imobiliário: Invista em um blog
Para além do site, que é o melhor canal para ter contato direito com a empresa, um blog pode agregar valor ao ser o portal onde é possível consumir conteúdo de valor.
5 – Misture estratégias tradicionais com Inbound
O Inbound Marketing gera valor desde o primeiro contato com uma pessoa, fazendo com que ela não só conheça a marca, mas se torne defensora desta. São algumas etapas:
- Atrair visitantes, seja para o blog, site ou redes sociais;
- Converter os visitantes em leads;
- Fechar as vendas;
- Transformar os clientes em promotores da marca.
6 – Se faça presente nas redes sociais
Para atrair clientes, é importante ser visto e, atualmente, as redes sociais são ferramentas perfeitas para este objetivo. Crie perfis, como no Facebook e no Instagram, e produza conteúdo de qualidade. Por exemplo, explique como funciona impostos e declaração de bens no imposto de renda, os tipos de imóveis ideais para cada perfil e mais.
7 – Use plataformas imobiliárias
Pode ser que uma pessoa não conheça sua empresa o suficiente para buscá-la especificamente e prefira pesquisar em um site por imóveis de acordo com as características. Dessa forma, inclua os imóveis em plataformas imobiliárias. Alguns dos principais portais são:
- ZAP Imóveis;
- VivaReal;
- Imovelweb;
- Lugar Certo;
- OLX;
- Quinto Andar.
8 – Marketing Imobiliário: Alimente um newsletter
Ao conquistar um lead, ainda é necessário convertê-lo em um cliente. Afinal, essas pessoas estão em busca de um imóvel e, com a sua ajuda, podem finalmente encontrá-lo. Assim, um newsletter segmentado, visando oferecer conteúdos interessantes de acordo com as suas necessidades, gradativamente mostrando anúncios quando ele entrar no estágio da decisão.
9 – Responsa dúvidas
Nunca se sabe quando uma pessoa está oferecendo a última janela de oportunidade para fechar um negócio. Então, responda os prospects e clientes o mais rápido possível, tirando suas dúvidas e oferecendo todas as informações necessárias.
10 – Esteja disponível
A internet é um meio sensacional para mostrar o que a sua empresa oferece, mas, quando o assunto é o mercado imobiliário, a presença física continua sendo importante. Portanto, esteja disponível para fazer atendimentos presenciais, o que garante maior segurança ao cliente.
11 – Use CRM
Por meio de um CRM, empresas podem gerenciar os clientes e prospects. Assim, talvez um cliente não tenha encontrado o imóvel perfeito agora, mas, no futuro, com base nos dados coletados, uma nova propriedade encaixe perfeitamente em seus desejos. Com esses dados e esse relacionamento contínuo, as ofertas se tornam cada vez melhores, o que resulta em cada vez mais vendas.
12 – Marketing Imobiliário: Produza vídeos
Atualmente, a internet está sendo dominada pelos vídeos, como é possível ver com a preferência do Instagram por esses conteúdos e o sucesso do TikTok. Sendo assim, criar conteúdo audiovisual é uma dica interessante no marketing imobiliário. Nos vídeos, mostre os imóveis, vendendo como pode ser a vida do cliente ao comprar ou alugar a propriedade tão sonhada, por exemplo.
13 – Dê atenção aos imóveis
Nas redes sociais, é possível captar novos leads assim como manter os clientes interessados. Para tal, é importante anunciar os imóveis com a devida atenção, visto que sempre existe alguém que se encaixa com a propriedade em questão. Portanto, uma dica é que crie um calendário editorial, para que todos os imóveis recebam atenção.
14 – Fortaleça a autoridade
Ao produzir conteúdo de valor, visando solucionar os problemas dos clientes e responder suas dúvidas, a empresa se torna uma autoridade no setor. Isso significa que o público passa a perceber a empresa como confiável, garantindo segurança na hora da compra.
15 – Acelere o ciclo de venda
Realizar uma compra no ramo imobiliário é uma decisão grande, que envolve muito dinheiro e muitas questões a serem consideradas. Da mesma forma, pode ser uma decisão de grande valor sentimental, lidando com a poupança e os sonhos das pessoas. Logo, ao investir no marketing imobiliário, gerando conteúdo de valor que considera as necessidades dos clientes, o ciclo de venda tende a acelerar.
16 – Marketing Imobiliário: E-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia clássica para diversos setores e pode ser implementada no marketing imobiliário. Sendo assim, é um meio direto de comunicação entre empresa e cliente, que ajuda na divulgação dos negócios e possibilita a criação de um público segmentado.
17 – Possibilita a medição dos resultados
Só é possível implementar técnicas para melhorar a imagem da empresa e o relacionamento com clientes se coletar dados sobre os resultados das estratégias. Dessa forma, no marketing imobiliário, quando bem conduzido, gera-se números concretos que indicam o desempenho, como os Indicadores-Chave de Performance (KPIs).
18 – Revise sua estratégia
Com os dados em mãos, é necessário analisar se as estratégias tiveram êxito, atraindo novos clientes e fortalecendo a marca no mercado imobiliário. Desse modo, veja o que está dando certo e o que pode ser melhorado, sempre evoluindo de acordo com as necessidades do público.
Como medir os resultados do marketing imobiliário?
Depois de aplicar todas essas estratégias, é hora de mensurar os resultados.
Cálculo de ROI
O ROI é o índice de retorno sobre investimento, sendo uma métrica utilizada para identificar o retorno financeiro obtido por meio de um investimento específico. Para fazer o cálculo, faça a equação a seguir:
- ROI = (ganho obtido – valor do investimento) / valor do investimento.
Aceitação de clientes
Colete o número de acessos, tempo de permanência e taxa de cliques tanto no site quanto no blog. Com essas informações, é possível entender se o conteúdo do blog ou site está agregando ou não.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC é a métrica que indica o quanto você deve investir para conquistar um novo cliente. Para fazer o cálculo, basta dividir os custos empregados para adquirir novos consumidores pelo número de clientes conquistados no período em que o dinheiro foi gasto.
Importância do relacionamento com o público no marketing imobiliário
O relacionamento com o público é essencial para se destacar no ramo imobiliário. Isso porque tratam de decisões importantes que demandam confiança e segurança. Por isso, se uma empresa não é capaz de manter um bom relacionamento com o público, a possibilidade de fechar uma venda se perde.
Assim, o trabalho do marketing imobiliário é de conectar as pessoas com os proprietários. Com isso, alguns elementos essenciais se tornam pontos que merecem mais atenção.
1 – Concorrência
Considerando a importância do relacionamento, a concorrência se torna forte. Além de imóveis tradicionais, estamos vivendo novos conceitos de moradia, que recebem influências do mercado internacional e economia.
2 – Investimento alto
O investimento no mercado imobiliário é alto, portanto, a decisão deve ser muito bem pensada. Um dos fatores que contribui para isso é o relacionamento entre proprietário e cliente, que quer se sentir confiante na escolha.
3 – Objetivos de vida
Quando buscamos um imóvel, não podemos ignorar que é uma decisão que envolve objetivos de vida, ou seja, tem forte teor emocional. Para muitos, uma casa própria significa um local para começar uma família, por exemplo. Para outros, comprar uma propriedade é um investimento para o futuro. Então, manter um bom relacionamento com o cliente mostra que você quer contribuir para esses sonhos.
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Fontes: Crecidf, Neil Patel, Rock Content